Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de março de 2021

Conheça 5 curiosidades da Páscoa holandesa mantidas pelos descendentes no Brasil

Decoração típica dos holandeses para a Páscoa
Créditos: Eliane M.K. de Souza/Divulgação


Moradores das colônias seguem rituais como decoração especial e busca de pequenos ovinhos escondidos pela casa


Decoração especial, feriado prolongado diferente e chocolates recheados e menores são alguns dos costumes de Páscoa do povo holandês trazidos pelos descendentes ao Brasil e que ganham ainda mais importância para as famílias neste momento de pandemia. Com o isolamento social e crianças em casa, a busca por ovinhos de chocolate pode ganhar um novo significado dentro das tradições dos holandeses nesse período. Na Holanda, a data marca a união familiar. “Para nós é muito importante celebrar a Páscoa. Além de ser uma festa religiosa, a família busca estar unida no dia e usar esse momento como um ritual de ensinamento para os mais jovens, passando adiante a importância da fé para a cultura”, afirma a secretária da Associação Cultural Brasil-Holanda, Katia Morsink Loman.


1.  Feriado prolongado

Na Holanda, há a tradição do Primeiro e do Segundo Dia de Páscoa. O segundo dia é a segunda-feira após o domingo de celebração. Não é um dia religioso, mas de descanso ou de fazer as compras da casa.  As famílias aproveitam a data para passear em parques, praias ou irem a festivais. Outra diferença é que os holandeses não comemoram a Sexta-Feira Santa como os brasileiros.


2.  Ovos pequenos e decorados

Geralmente, no Brasil, há a venda de chocolates grandes e, muitas vezes, até caros. Já na Holanda, o que se encontra muito em supermercados e lojas de departamento são pequenos ovinhos de chocolates. Os doces são vendidos em saquinhos, caixas de bombons, coelhos de chocolate e também caixas de marshmallows em forma de patinhos e pintinhos. Katia Loman destaca que é uma tradição muito importante pintar os ovos cozidos com as crianças nesse período. “Na minha família, essa tradição é mantida até hoje. Depois de decorar os ovos, no final da tarde, temos uma refeição em família”, conta. 


3.  Decoração é especial

Os holandeses têm o costume de enfeitar a casa para a Páscoa. As lojas de departamento vendem vários itens, como copos, pratos e guardanapos, todos enfeitados. “Os enfeites levam animais como lebre, pintinho, carneirinho, galo e tudo o que lembra a primavera, como flores da época e ninhos com ovinhos”, explica a secretária da Associação. 


4.  Almoço não, mas café da manhã

No Brasil, geralmente, o almoço de Páscoa é muito caprichado. Já na Holanda, o famoso bacalhau ou o churrasco brasileiro é trocado pelo café da manhã. O menu conta com ovos recheados, peixes defumados, pão e paasstol (pão recheado com pasta de amêndoas, uva passa e nozes).


5.  Palmpasenstok

O Palmpasenstok é uma forma para recordar a última semana da vida de Jesus. Esse símbolo são dois gravetos em forma de cruz, enfeitado com fitas coloridas, um pão no formato de galo no topo da cruz, além de frutas secas, nozes, limão da pérsia e ovos. Em algumas escolas, há um desfile com o Palmpasenstok ou as crianças levam o enfeite para algum idoso, em uma casa de repouso.

Feliz Páscoa! Ou Vrolijk Pasen!

 



Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH)

 https://www.acbh.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados