Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de março de 2021

Dia 30 de março é o Dia Mundial de Conscientização sobre transtorno bipolar; linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô oferecem material informativo sobre o tema

 Doença ainda é cercada de preconceito e muitas pessoas deixam de procurar tratamento por falta de orientação e de diagnóstico correto


Cerca de 140 milhões de pessoas no mundo sofrem de transtorno bipolar, segundo a Organização Mundial da Saúde, número que não impede que muita gente ainda desconheça a doença e estigmatize quem sofra com o problema. Para colaborar na disseminação de informação correta sobre o assunto, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, colocam à disposição do público, nos nichos de incentivo à leitura das 27 estações, folhetos orientando sobre transtornos afetivos.

O objetivo da ação, realizada em parceria com a ABRATA - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos, é dar visibilidade ao tema, contribuindo assim para que mais pessoas se informem a respeito e, se for o caso, procurem orientação especializada para se tratar, ou apoiem quem tem a doença. No material distribuído há respostas para uma série de questões, abordando os sintomas e características de quem é afetado pelo problema.

Suspeita-se que o pintor holandês Vincent Van Gogh tinha transtorno bipolar, segundo a OMS. Por isso a data de seu nascimento - 30 de março - foi instituída como o Dia Mundial do Transtorno Bipolar. Com isso, espera-se que as pessoas na mesma situação sejam menos discriminadas e melhor acolhidas por profissionais de saúde e pela comunidade.

"A ABRATA parabeniza a ViaQuatro e a ViaMobilidade pela Campanha de Informação sobre o Transtorno Bipolar. E agradece a possibilidade de levar às pessoas informações de qualidade, que auxiliem no entendimento e compreensão do que seja o transtorno bipolar, contribuindo com isso para a melhoria da qualidade de vida de muitos", observa Marta Axthelm, presidente da ABRATA.

"Nossas estações são mais do que um lugar de passagem. Estamos sempre à disposição para divulgar ações como essa, de promoção à saúde, bem-estar e redução de preconceitos", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados