Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de março de 2021

Aprenda como realçar o sabor dos camarões para incluir mais sabor às receitas

  Adria ensina quatro dicas para o camarão se tornar aquele detalhe que fará a diferença na refeição


O camarão faz a diferença à mesa, pois o crustáceo tem textura delicada, porém o seu sabor é único e marcante, ideal para pratos diversos, dos mais simples aos mais elaborados. Além disso, até o mês de maio, ocorre o período da safra, quando é possível encontrar o camarão de maneira abundante, com mais sabor e preço mais acessível. São muitas vantagens, mas o preparo existe alguns cuidados. Para ajudar, a Adria, uma das principais marcas de massas, torradas e biscoitos do País, ensina em quatro passos simples como preservar o sabor, a qualidade e a textura, tornando-o perfeito para o consumo. Confira:

  1. Para camarões macios e adocicados, utilize a técnica de deixá-los de molho na salmoura: para cada ½ kg de camarão, misture em uma vasilha grande 2 litros de água, ¼ de xícara (de chá) de sal e ¼ de xícara (de chá) de açúcar. Coloque os camarões já limpos e descascados na salmoura por 30 minutos. Depois, escorra a água em uma peneira, seque-os com um papel-toalha e cozinhe-os.
  2. Ao fritá-los, é necessário que a frigideira esteja bem quente. Os camarões são delicados, ou seja, não precisam de muito tempo de cozimento. Para saber o ponto, basta atentar-se à cor: quando começar a mudar de tonalidade, pode tirá-los do fogo.
  3. Para pratos que levam muita água, como os molhos, o ideal é que o camarão seja o último ingrediente a ser adicionado. Assim, a textura macia é mantida, como deve ser.
  4. Lembre-se que os camarões pequenos possuem sabor mais intenso. Então, invista nos menores para caldos, risotos e massas ou quando for necessário destacar mais o sabor. Já os camarões maiores devem ser utilizados quando servidos como petisco ou em alguma receita específica.

Agora, que tal aproveitar a safra do camarão, que ocorre até maio, para colocar as dicas em prática? Aprenda como fazer o Bavette com Camarão ao Creme de Açafrão, um prato principal saboroso e com modo de preparo rápido e prático, que conquistará o paladar de todos.

Veja a receita completa abaixo:


Bavette com Camarão ao Creme de Açafrão



Ingredientes:


Para o molho:


40 pistilos de açafrão
500 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de azeite
20 camarões médios, limpos
1 abobrinha italiana média, cortada em palitos
Sal gosto

Para a massa:
¼ de embalagem de Bavette Adria Grano Duro (125 g)
½ colher (sopa) de sal
2 talos de cebolinha picados

 


Modo de Preparo:


-
Hidrate o açafrão em 4 colheres (sopa) de água quente. Em uma panela, coloque o creme de leite, junte o açafrão hidratado, tempere com o sal e ferva em fogo baixo por cerca de 5 minutos para encorpar até reduzir à metade. Desligue o fogo e reserve.
- Aqueça o azeite em uma frigideira, doure rapidamente os camarões, tempere-os com sal, mexa e reserve. Na mesma frigideira, salteie ligeiramente a abobrinha para que se mantenha crocante. Tempere com sal e junte aos camarões reservados.
- Em uma panela grande, ferva 3 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, misture delicadamente ao molho aquecido para que toda a massa fique envolvida e junte os camarões e a abobrinha. Polvilhe a cebolinha e sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados