Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de março de 2021

Andrade & Mello Arquitetura trazem dicas essenciais para fazer o apto pequeno parecer mais amplo

 Um imóvel com área reduzida não é sinônimo de falta de espaço ou apertado: os experientes arquitetos Erika Mello e Renato Andrade compartilham suas experiências para otimizar os ambientes e favorecer o layout

Dá para imaginar que esse apto tem apenas 34m²? O recurso da integração de ambientes foi essencial para proporcionar mais amplitude ao espaço | Foto: Emerson Rodrigues

 

Cada vez mais, empreendimentos residenciais ofertam ao mercado imóveis com metragens reduzidas. Em sua maioria, apartamentos adquiridos na planta e que, depois de entregue pela construtora, se revelam como um grande desafio para os moradores. Afinal, como organizar tudo de forma tão compacta? “Sem dúvidas, o proprietário de um apto pequeno deve dedicar um pouco mais de atenção nas decisões”, enfatiza Renato Andrade, arquiteto e sócio do Andrade & Mello Arquitetura. Afinal, para mantê-lo sempre otimizado, e ao mesmo tempo, decorado e confortável, é preciso buscar boas soluções.

 

Se antes o perfil dos moradores de imóveis pequenos era voltado para jovens casais, essa realidade mudou. Pessoas solteiras que apostam em seu próprio apartamento ou profissionais que mantém dois endereços – uma casa espaçosa no interior durantes os finais de semana e um apto de metragem reduzida mais próximo dos compromissos de trabalho –, ampliam a demanda por esse tipo de edificação. “Nosso principal desafio no escritório é proporcionar uma vivência aconchegante e sem a sensação de aperto. E eu afirmo, é possível eliminar a impressão de que se está em um lar com pouca metragem”, relata Erika Mello, arquiteta e parceria de Renato no escritório.

 

Experientes, a dupla preparou algumas dicas que contribuirão para o sucesso dessa missão. Acompanhe:

 

Neste apartamento de 33 m² assinado por Erika Mello e Renato Andrade, a marcenaria planejada ampliou o espaço disponível no ambiente| Foto: Luis Gomes

 

1)    Aposte em ambientes integrados 

De tendência, a integração se tornou uma decisão que veio para ficar! Especialmente em ambientes pequenos, a conexão entre ambientes auxilia eficazmente para alcançar a sensação de amplitude que, muitas vezes, um cômodo com paredes limita. Em linhas gerais, a integração cria uma atmosfera melhor ao todo, facilitando a rotina dos moradores.

 

Para a arquiteta Erika Mello, além de eliminá-las, usar o mesmo piso é outro recurso que ajuda nessa conexão. “Quanto mais paredes, menos amplitude. Mas é necessário atentar-se à estrutura do imóvel, que não pode ser colocada em risco. Algumas paredes exercem função estrutural e não podem ser eliminadas”, alerta a profissional. Vale estudar todas as possibilidades que propiciem uma arquitetura de interiores mais receptiva e prazerosa de se estar. 

  

2) Invista na marcenaria planejada 

Cada centímetro do apartamento contribui para o bem viver. Portanto, um mobiliário bem desenhado e com alguns truques pode fazer com que o imóvel seja ainda mais funcional e pareça muito maior do que realmente é! Para isso, planejamento é palavra de ordem.

 

Antes de qualquer aquisição de móveis ou intervenções, é importante contatar um profissional de arquitetura que entenda as demandas, oriente e traga novos olhares. De acordo com Renato Andrade, listar as necessidades e priorizar o que é mais importante se enquadram como o primeiro passo. “Sempre que possível, batemos na tecla de que a marcenaria equaciona boa parte das questões de um apartamento pequeno. É possível fazer um armário do quarto ou da cozinha por meio de pequenos nichos ou até mesmo projetar uma sapateira em um espaço atrás da porta. São infinitas soluções que contribuem positivamente com o espaço”, explica.

 

 

3)    Organize-se 

Ambientes desorganizados e lotados de itens não transmitem bem-estar e comodidade e, em espaços menores, isso pode ser ainda mais evidenciado! Portanto, uma mudança de mindset também acompanha o projeto: ter apenas o que é fundamental.

 

O ato de projetar proporciona algumas formas de guardar objetos e até inseri-los na decoração de um ambiente. Segundo a arquiteta Erika, caixas e compartilhamentos internos em estantes, guarda-roupa ou closets podem ser uma opção. “Sempre aconselho que os moradores evitem o hábito de acumular, que é muito comum em nós. Desta forma, o realce fica para aquilo que realmente tem relevância, além de manter o respiro no local”, finaliza.

Neste projeto de um apartamento integrado, os profissionais optaram por seguir com o mesmo piso por todo o apartamento| Foto: Luis Gomes

 

 

 

Andrade & Mello Arquitetura e Interiores

www.andrademelloarquitetura.com.br

@ondeafamiliaacontece 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados