Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de março de 2021

Petrobras lança projeto para promover inclusão digital em escolas públicas

Perspectiva é beneficiar mais de 50 mil estudantes em 230 instituições de ensino com a iniciativa “Janelas para o Amanhã


A Petrobras lançou, nesta quarta-feira (31/3), a iniciativa Janelas para o Amanhã - Programa de Inclusão Digital, que prevê a formação em tecnologia da informação para alunos e professores de escolas da rede pública de ensino nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. O projeto também prevê a doação de mais de nove mil computadores para as escolas e tem potencial para ampliar o acesso digital a mais de 50 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Ao longo de dois anos, serão investidos cerca de R$ 2,5 milhões (o valor não engloba os computadores doados) na formação em tecnologia de dois mil e quinhentos alunos e de dois mil professores de escolas públicas em 35 municípios dos três estados. A primeira etapa do projeto, que contemplará escolas de 19 municípios do Rio Janeiro, terá inscrições abertas entre 31 de março e 23 de abril. Escolas de São Paulo e Espírito Santo poderão se candidatar nas etapas seguintes, previstas para o segundo semestre. Até 2022 serão selecionadas 230 escolas.

Os computadores também serão entregues em etapas, até 2022. De forma alinhada ao conceito de economia circular, os desktops e notebooks já foram utilizados na Petrobras e passaram por recondicionamento em perfeitas condições de uso e com vida útil ampliada. Os equipamentos ficarão nas escolas e contarão com suporte técnico por um período de dois anos.

“A construção de um Brasil depende fundamentalmente da educação. Nesse contexto, é fundamental prover o acesso de crianças e adolescentes ao novo mundo cada vez mais digital. Temos a convicção de que é um investimento com elevado retorno social”, avalia Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras.

Relatório da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) indica que, até 2024, a oferta de empregos na área de TIC será de 70 mil ao ano, enquanto a oferta de formados na área será de apenas 46 mil. Dados do Banco Mundial e do IBGE apontam que 25 milhões de jovens brasileiros não estudam nem trabalham e estão desengajados economicamente.

No âmbito do ensino fundamental, a iniciativa Janelas para o Amanhã trabalha na redução das desigualdades na área da educação pública, que ficaram ainda mais evidentes com a pandemia de Covid-19. Estudos acadêmicos revelaram que 42% dos professores brasileiros da rede pública não passaram por nenhum tipo de treinamento na área digital e 21% deles enfrentam dificuldades na utilização de tecnologias em sala de aula. A necessidade de investimento em inclusão digital nas escolas foi identificada também nos diagnósticos feitos pela Petrobras nas comunidades próximas às suas unidades operacionais.

A formação em tecnologia da informação ficará a cargo da Recode, organização da sociedade civil que utiliza a informática como mecanismo de inclusão e empoderamento digital de comunidades vulneráveis. Conheça mais sobre o projeto acessando o edital no site https://petrobr.as/janelas-amanha



SERVIÇO:

Onde: As inscrições das escolas para a seleção do projeto “Janelas para o Amanhã” pode ser feita no site https://petrobr.as/janelas-amanha

Quando: de 31 de março a 23 de abril para escola no estado Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados