Sorrir Muda tudo, campanha da ABIMO,
faz alerta importante para toda a população que está em quarentena
Em tempos
em que o Brasil inicia um combate contra a chegada do COVID-19 em todas as
cidades, coincidindo com a primeira semana do outono no hemisfério
sul, Sorrir Muda Tudo, uma campanha que tem por objetivo a
conscientização da importância da saúde bucal como parte importante e
intimamente ligada a saúde do corpo. No calendário, o Março
Brilhante é destaque como o mês da conscientização e prevenção de
doenças ligadas a saúde bucal, por isso a ABIMO (Associação
Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos), em
parceria com entidades do setor, alerta para a importância da higienização
bucal principalmente em tempos de corona vírus no Brasil.
“Gostaríamos
de disseminar por meio das nossas redes sociais e de contatos a importância dos
cuidados com a cavidade oral durante toda a quarentena. Estando em contato
frequente com especialistas em saúde bucal e saúde
integrativa, sabemos da relevância em incentivar o cidadão
brasileiro a higienizar a boca da melhor maneira possível. Se a maioria das
pessoas seguirem as indicações de higiene oral para manter o
bem-estar e se resguardar com o que pode vir pela frente, será um grande avanço
para a nossa campanha Sorrir Muda Tudo. Somos agentes de
informação, educação e transformação, então vamos continuar na batalha para que
mães, pais, filhos, avós, netos e toda a sociedade reconheça a dimensão e a
importância de manter também a boca saudável”, afirma Rejane Dias, Gerente de
Marketing da ABIMO.
Para
reforçar a higienização bucal, convidamos a professora, palestrante e
cirurgiã-dentista, Dra. Rosely Cordon, conselheira e apoiadora da
campanha Sorrir Muda Tudo para dar algumas dicas importantes.
São elas:
Ø Lavar bem
as mãos, as pontinhas dos dedos, os polegares e não esquecer a região do punho,
utilizar muita água e sabão, e se usar o álcool gel melhor ainda, toda vez que
encostar em uma superfície. Essa é uma prática que deve ser respeitada todo o
tempo, precisa virar um hábito.
Ø Evite
levar sua mão ao rosto sem antes higienizá-las corretamente, pois se não
higienizar de modo adequado e ela encostar em qualquer mucosa seja ela da boca,
nariz ou olhos você poderá ficar doente. A boca é o órgão porta de entrada para
bactérias e vírus, estando intimamente ligada ao sistema digestivo,
mastigatório e fonador, sendo importante para a nossa comunicação, papel
psicoemocional refletindo em relações interpessoais e comportamental.
- Para
bebês e crianças, não deixe restos de comida entre um dentinho e outro. Faça
sempre a higienização oral. Nada de dormir com leite adoçados nas mamadeiras ou
restos de alimentos na boca.
- Fazer a
escovação, iniciando higienizando as mão corretamente antes,
utilizado escova de dente em bom estado com movimentos circulares,
de cima para baixo, um bom creme dental, não esquecendo de finalizar com o uso
de fio dental ou também escova interdental para realmente a gengiva
ficar saudável.
- Se tiver
algum quadro de Síndrome Gripal não esqueça de trocar sua escova de dente assim
que os sintomas desaparecerem.
- Nunca
compartilhe escova de dente e nem o recipiente de bochecho do enxaguante bucal
( tampinhas ou copos). Se usar a tampinha não esqueça de lavar muito bem antes
de retornar com a mesma ao frasco.
- E se
estiver em um local de difícil acesso de água, faça um bom bochecho
com gargarejo com o um enxaguante bucal de bolso;
- Se
perceber que está com algo diferente em sua boca como um hálito mais
forte, uma bolinha alojada no céu da boca, uma feridinha no lábio ou
língua, uma afta que dura mais que uma semana, pode ser algo suspeito, por hora
procure auxílio odontológico apenas em caso de urgência. Fique em casa em
isolamento e siga as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS –
Organização Mundial da Saúde.
Sorrir
Muda Tudo é uma ação que visa propagar a mensagem
da importância e o cuidado com a saúde bucal para a saúde como um todo. Nesse
projeto, estão agregadas outras instituições e associações ao movimento de
conscientização e valorização da saúde bucal. São eles: APCD (Associação
Paulista de Cirurgiões Dentistas), ABCD (Associação Brasileira de
Cirurgiões-Dentistas), ABO (Associação Brasileira de Odontologia), CFO
(Conselho Federal de Odontologia) e CROSP (Conselho Regional de Odontologia de
São Paulo). A campanha conta ainda com o patrocínio das empresas Morelli,
Neodent, Colgate, Dental Cremer, Dentsply Sirona, Dental Speed, Conexão Digital
Implant e S.I.N. Implant System.
Nenhum comentário:
Postar um comentário