Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de março de 2020

É tempo de estudar a distância: da Educação Básica ao Ensino Superior


Univali oferta aulas em ambientes virtuais de aprendizagem para todos os níveis de ensino

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) adaptou suas atividades, em caráter temporário, para evitar a contaminação do Coronavírus, pensando em resguardar a segurança de seus alunos e professores e em garantir o cumprimento do calendário acadêmico sem prejuízo na trajetória de formação. Com isso, desde o dia 23 de março, as aulas presenciais do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), da graduação e da pós-graduação, são ofertadas em ambientes virtuais de aprendizagem.
Os ambientes já são oficiais da Instituição e há atividades síncronas, ou seja, ocorrem no dia e horário agendado da aula da disciplina, com imagem e fala em tempo real; e também assíncronas, que não exigem que alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas e o aprendizado seja adequado. Os alunos acessam os conteúdos e as atividades propostas pelo professor, sendo que os estudantes do CAU usam o Material Didático e os alunos da graduação presencial e dos cursos de pós-graduação (lato sensu presencial e stricto sensu) utilizam o Blackboard.
As disciplinas práticas de todos os níveis de ensino, práticas profissionais de estágio e laboratórios terão sua presencialidade preservada, mediante cronograma de reposição a ser cumprido no retorno às atividades normais.
O vice-reitor de Graduação e Desenvolvimento Institucional, professor Carlos Alberto Tomelin, acredita que as metodologias de ensino remotas, em um momento de recolhimento e de indicação de confinamento social como o atual, podem contribuir para as pessoas continuarem desenvolvendo suas potencialidades. Ele lembra que o ensino a distância sempre teve entre seus principais atributos a facilidade de o estudante organizar-se nos melhores horários para se dedicar à continuidade ou aprimoramento de sua formação profissional. “No cenário que vivemos, o ensino remoto é um facilitador. Afinal, o mundo hoje é digital, então, nada mais natural que o aprendizado também seja. A metodologia e as ferramentas EAD da Univali contribuem para que esse aprendizado seja facilitado, sem perder de vista o aprofundamento do conhecimento e a qualidade de ensino, que já são marcas reconhecidas da Instituição", afirma.
As dúvidas d e acesso e utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem podem ser sanadas com os tutoriais disponíveis em www.univali.br/ambientes-virtuais-apoio-presencial. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cae@univali.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados