Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de março de 2020

Crianças e COVID-19: Por que elas não estão ficando tão doentes


As crianças não são imunes ao COVID-19. Elas estão sendo infectadas com a doença e podem espalhá-la, mas não ficam tão doentes quanto os adultos. Dra. Nipunie Rajapakse, especialista em doenças infecciosas pediátricas da Mayo Clinic, oferece algumas dicas sobre por que isso ocorre.

"Há algumas informações interessantes sobre crianças e esse novo coronavírus", revela a Dra. Rajapakse. "As teorias sobre por que as crianças não estão ficando tão doentes têm a ver com a exposição a outros coronavírus, como o resfriado comum e seu sistema imunológico".


Ninguém está imune

"Sabemos que ninguém é imune a isso, porque esse é um vírus novo a que não fomos expostos no passado. Portanto, não acreditamos que alguém tenha imunidade preexistente a ele".


Teorias

"As crianças que foram infectadas, em sua maioria, aparentam estar tendo sintomas leves, por vezes inexistentes, relacionados à doença, aponta a médica. "Uma teoria é que sabemos que existem outros coronavírus que circulam pela população e causam o resfriado comum. E como as crianças frequentemente ficam resfriadas, há um pensamento de que talvez alguns desses anticorpos estejam as protegendo deste coronavírus".

"Outra coisa é que pode haver uma maneira de o sistema imunológico das crianças interagir com esse vírus, diferente do que estamos vendo em alguns adultos mais velhos ou pessoas que sofrem de doenças mais graves", pondera.

"Um fator adicional pode estar relacionado ao fato de que as crianças têm muito menos probabilidade de ter outras condições de saúde subjacentes, como doenças cardiovasculares, doenças pulmonares ou sistemas imunológicos enfraquecidos do que os adultos mais velhos", afirma Dra. Rajapakse. "Essas doenças subjacentes parecem ser um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças mais graves e complicadas em adultos. Até agora, houve relatos muito limitados sobre como as crianças que apresentam algumas dessas condições médicas subjacentes se saíram quando foram infectadas, e eles fazem parte de um grupo sobre o qual precisamos aprender o mais rapidamente possível".

De acordo com a médica infectologista, todas essas teorias estão sendo exploradas por pesquisadores que estão trabalhando para aprender mais sobre como o COVID-19 afeta as crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados