A polarização política do
Brasil nos últimos anos acirrou os ânimos da população e fez com que temas como
tolerância e respeito às diferenças ficassem em segundo plano na sociedade. São
poucos os que realmente praticam esses atos no dia a dia para atingirem seus
objetivos. É um fenômeno que também atinge o ambiente corporativo. A busca
frenética pela rentabilidade faz com que os empresários ignorem essas práticas,
desconhecendo que são elas que podem atingir o tão sonhado lucro. O estímulo à
tolerância leva à diversidade – o que por sua vez garante a base necessária
para se destacar em cenário econômico tão competitivo.
Chega a ser incrível que em
pleno século 21 a diversidade ainda tenha resistência dentro das corporações. É
como se tivéssemos de falar o óbvio para que todos possam ouvir. Levantamento
do portal Vagas.com com a Talento Incluir mostra que 60% das empresas não
possuem um programa de diversidade. O número é impressionante se pensarmos que
a diversidade de gênero aumenta a lucratividade em 21% e a racial em 33%, de
acordo com pesquisa da McKinsey&Co. Já a discriminação sexual no
ambiente de trabalho chega a custar 1,7% ao PIB (Produto Interno Bruto) de um
país, segundo estimativa do Banco Mundial.
Contudo, a busca por
diversidade não começa com planos mirabolantes e sim com campanhas elaboradas
mais para divulgação do que especificamente para inclusão. O respeito à
diferença dentro de uma organização passa pela capacidade de aceitar e
compreender a opinião de todos os colaboradores, principalmente de grupos
historicamente marginalizados, como mulheres, negros e LGBTI+. Ser tolerante em
seu trabalho significa, portanto, entender que todos os funcionários podem
agregar conhecimento e que essa junção de diferentes visões é essencial para se
destacar atualmente no mercado.
Empresas que aplicam isso em
seus processos internos são as que conseguem reduzir de forma significativa
alguns dos principais problemas que afetam o crescimento econômico. Quando a
opinião divergente é respeitada e escutada, os conflitos corporativos entre
diferentes colaboradores são reduzidos. Sem desentendimento, o ambiente
torna-se acolhedor e cooperativo, permitindo que as pessoas foquem seus
esforços em suas habilidades e, assim, atingem melhores resultados em seus
afazeres. Pode até não existir uma fórmula mágica, mas existem procedimentos
adequados para que todos possam render o esperado.
Até porque não é difícil
estimular a tolerância no ambiente corporativo. Basta valorizar a participação
e dar voz aos funcionários nos mais variados assuntos, desde os mais banais até
os mais estratégicos. Dessa forma, a empresa reforça a tese de que o indivíduo
não está lá apenas para fazer suas tarefas, mas para crescer e evoluir ao lado
de seus colegas e da própria companhia. Quando se há respeito e espaço,
naturalmente somos envolvidos no dia a dia – e dessa diferença de pontos de
vista surge a criatividade necessária para resolver problemas reais que atingem
as pequenas e grandes empresas atualmente.
Em um cenário tão
polarizado, em que as discussões ganham contornos de batalha, as pessoas
precisam de um espaço para desenvolverem essa empatia. As empresas, por
exemplo, devem ser um local de acolhimento, um lugar seguro para os
profissionais manifestarem tolerância. É justamente no ambiente corporativo que
precisamos aprender a conviver com as diferenças por oito horas por dia e cinco
dias por semana. Assim, as organizações se transformam em lugares de poderosas
ações coletivas para estimular essa harmonia entre os profissionais. É
necessário ter mais gentileza, por favor.
O clima político ainda pode
não estar propício para falar sobre questões como tolerância e diversidade.
Entretanto, essa mudança deve partir de nós, empresariado e sociedade civil,
mostrando que quando aceitamos e valorizamos a opinião dos outros, damos um
passo importante rumo ao pleno desenvolvimento socioeconômico.
Ronaldo Ferreira Júnior -
conselheiro da AMPRO - Associação Nacional das Agências de Live Marketing e
sócio-fundador da um.a #diversidadeCriativa, agência especializada em eventos,
campanhas de incentivo e trade. A um.a é empresa destaque no Guia Exame de
Diversidade 2019.
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