Essa
é uma das estatísticas trazidas pela pesquisa global de Fraude e Identidade da
Experian realizada em 21 países
Quando o assunto é experiência online, 84% dos
brasileiros consideram a segurança de seus dados o aspecto mais importante,
resultado 10 pontos percentuais acima da média global (74%). Outros dois
atributos mais valorizados em suas experiências nos canais digitais são a
conveniência e a personalização do relacionamento. É o que revela a pesquisa
global de Fraude e ldentidade 2019 da Experian (2019 Global Identity
and Fraud Report), que ouviu mais de 10 mil pessoas em 21 países, entre
eles o Brasil. O estudo também explora como a confiança é criada entre
consumidores e empresas no mercado digital.
“Cada vez mais as pessoas exigem transparência e segurança na hora de
comprar e se relacionar com as empresas no ambiente digital. Por isso, proteger
os dados dos consumidores é essencial para aumentar a confiança deles nas suas
experiências online e, assim, possibilitar a consolidação e crescimento dos
canais digitais das empresas”, diz o diretor de Produtos de Identidade e
Prevenção à Fraude de Decision Analytics da Serasa Experian, Eduardo Castro.
Confiança e transparência no uso das informações
pessoais
Segundo a pesquisa, 90% dos consumidores
entrevistados em todos os 21 países têm consciência de que suas informações
pessoais são coletadas, armazenadas e usadas pelas empresas que operam
digitalmente. Ainda, 80% dos clientes mundiais e 88% dos brasileiros
entrevistados afirmaram que quanto mais transparente um negócio online
demonstra ser, maior será a confiança em transacionar com esta empresa.
Para 70% dos consumidores globais e 56% do Brasil
não haveria problema em fornecer mais dados em transações eletrônicas, se isso
resultasse em mais benefícios para eles. Além disso, 72% dos brasileiros
entrevistados estão dispostos a passar por processos mais completos ao abrir
uma conta online se as etapas forem reduzidas nos futuros acessos.
“Segurança, clareza e transparência são essenciais
para estabelecer um relacionamento de confiança e fidelidade. O consumidor
precisa ter a percepção de que há um interesse, por parte das empresas, na
proteção de seus dados.", diz Eduardo Castro.
Metodologia
A pesquisa 2019 Global Identity
and Fraud Report realizada pela Experian ouviu mais de 10.000
consumidores em 21 países no mundo, que representam 40.000 dispositivos, 85.000
contas virtuais e mais de 480.000 transações eletrônicas realizadas no último
ano Também participaram do levantamento mais de 1.000 empresas com receita
anual média de US$ 3,1 bilhões cada, totalizando US$ 3,4 trilhões, dos quais
US$ 2,3 trilhões foram gerados por meio de canais digitais.
Experian
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