Há perspectivas de que o visto EB-5, forma mais
rápido e segura de se chegar ao green card e que concede ao solicitante,
dependentes solteiros até 21 anos e cônjuge, os mesmos direitos do que um
cidadão americano, vá mudar no dia 30 de setembro. O prazo para protocolar o
passivo de 500 mil dólares e o ativo de um milhão, no direto, estará próximo de
terminar.
Vale lembrar que todas as informações neste artigo
são extraoficiais, mas essa análise que quero compartilhar, pensando em quem
está buscando mais informação sobre o assunto, é baseada nos mais de dez anos
operando neste mercado. Tenho os meus estudos, pesquisas e gráficos que levei
algum tempo para interpretar, mas que me conduzem para esta linha de
pensamento.
Há muito tempo, havia uma necessidade de se
reajustar a legislação que rege o EB-5, principalmente sobre o dinheiro
investido, que tem como finalidade a geração de emprego e de desenvolvimento de
determinadas regiões. De uma forma muito simples, podemos afirmar que essa é a
finalidade deste visto, além de gerar empregos e movimentar capital.
Se pegarmos as 10 mil cotas de EB-5 disponibilizada
anualmente pelo governo americano, e multiplicarmos por 500 mil, isso sem
contar com a quantia de 1 milhão que é EB-5 direto, vai resultar em um número
muito expressivo. Sendo que alguns centros regionais foram criados a partir
deste montante.
Há muitos polos grandes, mais sólidos e
estruturados nos Estados Unidos que já estão alicerçados, ou seja, não dependem
deste capital. Os menores usam este recurso para ter uma taxa menor de juros,
para no final ter um dinheiro mais barato.
Esses centros menos conhecidos contam com o
investidor EB-5 para colocar 500 mil no caixa, pagando desta forma uma
remuneração baixa anual, ao invés de levantar essa quantia em um banco que vai
cobrar um pouco mais. Isso é feito como uma ferramenta para reduzir custos. Não
que eles precisem deste dinheiro, porque já existe um fundo em uma instituição
financeira ou com investidores privados ou até mesmo de capital próprio. Alguns
adotam esta postura, outros não. Eles colocam no orçamento a venda daquele
capital como investimento para o EB-5, e assim, executar a obra.
Há inúmeros centros regionais que dependem deste
repasse. Venho acompanhando o desenvolvimento de cada um e posso afirmar que
ainda há muitas cotas abertas, porque eles são polos muito pequenos e
desconhecidos, ou seja, não tem tradição no mercado e então as pessoas tem
receio de destinar qualquer quantia.
Existe o início da obra e a contratação prévia dos
funcionários mas ainda falta capital naquele fundo. E, se agora, entrar em
vigor essa norma nova, onde há o reajuste, esses polos irão quebrar. E eu
entendo que, se isso acontecer, vai haver uma geração de desempregos muito
grande.
Vamos imaginar o seguinte cenário. Cerca de 50
polos, sendo que cada obra tem mais ou menos 100 funcionários. Mudando o que
temos como base hoje em termos de regras do EB-5, isso resultará em 5 mil
pessoas sem postos de trabalho no dia 1 de outubro, o que vai trazer inúmeros
impactos para a economia norte americana.
Volto a reforçar que não existe nada oficial nesses
termos, apenas a minha tese, como se eu estivesse no congresso e estaria
brigando para não acontecer. Eu lutaria para que houvesse uma prorrogação para
no máximo mais 90 dias, que é o prazo para que essas pessoas possam venderem
esses polos ou alavancarem o dinheiro de uma outra forma, uma vez que é
possível repassar esses projetos para grandes centros e investidores ou
incorporadores que têm capital para concluir a obra. Se isso não ocorrer, esses
gestores irão responder posteriormente pelo prejuízo que muitos terão e sabemos
que essa não foi a intenção.
Tenho a certeza absoluta que algo será feito, ou
para proteger esses polos, ou prorrogar por mais ou menos 90 dias. Posso estar
equivocado, mas quero ser muito transparente porque hoje, essa é a forma com
que enxergo. Esses polos receberam um tempo para fazer a lição de casa que eles
não conseguiram conclui. Tentaram, mas precisam de mais tempo e isso aconteceu
por uma série de razões, inclusive da própria economia.
Então hoje, caso eu não esteja errado, nos próximos
dias teremos notícias com relação a essa questão de subir para 925 mil dólares
a cota do EB-5 passivo. Se eu estivesse no congresso, estaria lutando para que
essas pessoas tivessem tempo realmente de concluir o que foi programado em
março.
Eu torço para que haja esse tempo, desta forma os
polos pequenos possam se ajustar. Quem tem investimento nos grandes está
tranquilo, mas os menores estão realmente sem dormir porque houve pouco tempo
para que eles pudessem se ajustar com essa questão financeira e pode ser que o
congresso enxergue isso, porque caso contrário, a economia terá que amargar o
desemprego de mais de 5 mil trabalhadores. São postos que deixarão de existir
do dia para a noite.
Daniel Toledo - advogado
especializado em direito internacional, consultor de negócios e sócio fundador
da Loyalty Miami. Para mais informações, acesse: http://www.loyalty.miami
ou entre em contato por e-mail contato@loyalty.miami.
Toledo também possui um canal no YouTube com mais de 55 mil seguidores http://www.youtube.com/loyaltymiamiusa
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Unidos. A empresa agora possui sede em Portugal e na Espanha.
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