A geração millennials (jovens de 18 a 34 anos), está ávida por se expressar e participar das decisões tanto no ambiente acadêmico quanto no mundo corporativo. São pessoas com opinião própria, bem informadas devido ao grande volume de informações que a internet traz no momento em que eles começam a nascer até o tempo atual.
Que a geração mencionada existe e faz barulho, isso muitos de nós já sabemos, entretanto, para as empresas, diretores e os executivos de RH, essa é uma surpresa um tanto quanto incômoda, e uma nova realidade que não pode ser ignorada.
O desconhecimento dos valores e motivações dessa nova geração que tem como característica a liberdade e o sonho de empreender, pode se transformar em uma espécie de choque cultural, mas que é rapidamente dissolvido quando há interesse por parte dos gestores e dos departamentos de gerenciamento de pessoas em entender o que está acontecendo e a partir disso, tentar se readequar.
Tudo muda o tempo todo no mundo, como diz a canção. Estar atento aos sinais que as gerações nos dão, ao chamado Zeitgeist, ou espírito do tempo, é imprescindível.
A geração millennials, tem como características a gana, a contestação, vasto repertório para se expressar, e o ímpeto de questionar. Essas facetas podem ser canalizadas para o bem de uma empresa. Quem souber ouvi-las nas reuniões, dar asas à imaginação dessa geração, e entender melhor a função de cada cargo no mercado atual, tem grandes chances de construir uma equipe forte, criativa e destemida.
Henrique Calandra - fundador do WallJobs – plataforma de integração 100% Digital que conta com mais de 1,5 milhões de membros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário