Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

1º de setembro: Dia do Profissional de Educação Física


Categoria responsável pela orientação correta e segura dos exercícios físicos comemora também 20 anos de regulamentação da profissão


No próximo sábado, 1º de setembro, será celebrado o Dia do Profissional de Educação Física. E esse ano a data será ainda mais especial. Isso porque a lei 9.696/98 - que regulamenta a profissão - completa 20 anos de existência. Os mais de 450 mil profissionais registrados, presentes em escolas, clubes, academias e hospitais, têm motivos de sobra para comemorar.

Ao longo de duas décadas de existência, a profissão estabeleceu um marco em nosso país: modificou o foco da atividade física, da estética e modismo para sinônimo de cultura, vida saudável, desenvolvimento humano e inclusão social.  Quem ganha é a sociedade, que tem a garantia da orientação qualificada e ética em diversas áreas, como no esporte, na educação e na saúde, além do profissional de Educação Física, que tem sua importância e protagonismo devidamente reconhecidos.

Para o presidente do Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, Jorge Steinhilber, a profissão tende a crescer ainda mais. “O profissional de Educação Física tem um grande mercado a ser explorado no combate à obesidade e à inatividade física. Além disso, com o envelhecimento da população, a busca pela qualidade de vida das pessoas idosas também demandará a atuação desses profissionais”, aponta. 

O crescimento regular das academias comprova a preocupação da sociedade com a saúde. Em 2017, mais de 5 mil academias foram contabilizadas em relação ao ano anterior. Em 2018, apenas no primeiro semestre, cerca de 4 mil novos estabelecimentos foram registrados, totalizando mais de 51 mil locais com oferta de atividades físicas no país.  


Fiscalização de ponta a ponta

Aproximadamente 10 mil estabelecimentos irregulares foram notificados pelos Conselhos Regionais de Educação Física no primeiro semestre de 2018. Além dos locais, foram flagradas cerca de 6 mil pessoas atuando irregularmente na profissão. As ações de fiscalização têm como objetivo defender a sociedade contra a falta de ética profissional e contra pessoas inabilitadas para a prestação de serviço em atividades físicas e do desporto.

“A regulamentação da profissão, há 20 anos, trouxe mais segurança para a sociedade na medida em que você tem um Conselho para o qual você pode denunciar irregularidades, garantindo a qualidade dos serviços prestados na área”, indica o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber. 


20 anos de profissão

Para conhecer as principais conquistas da regulamentação da profissão de Educação Física, acesse www.orientacaocerta.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados