Na data de hoje, 3 de maio, comemoramos o Dia
Internacional da Liberdade de Imprensa. Sabemos que no mundo, e aqui no Brasil,
muito ainda temos que desenvolver a sociedade nos avanços à democracia e à
liberdade de expressão via notícia. Sou otimista em dizer que estamos no
caminho. O advento da internet, logo da globalização dos meios de comunicação,
foi um passo largo e firme rumo ao futuro que se deseja.
O que preocupa em meio à liberdade de expressão é a
poluição da informação e as fake news que desqualificam o trabalho
da imprensa. Mas essa questão eu não contabilizo como uma preocupação. Acredito
que o público aprenderá a lidar e separar, a cada dia mais, o joio do trigo.
O que fica para mim, jornalista e comunicadora, é o
acesso que a informação dispõe via tecnologias em lugares remotos, tão remotos
percebidos há poucas décadas. Sabemos que a comunicação hoje é democrática pelo
o que se experimenta no marketing moderno quanto à interatividade entre
produtor e receptor, e pelo receptor que se torna produtor a qualquer instante.
Ainda, em se tratando de canais oficiais da
comunicação, de imprensa, celebro e homenageio meus colegas de profissão,
especialmente pelo poder de denúncia que nosso segmento oferece à sociedade.
Como sabemos, sim, a caminho tem um horizonte que parece não ter fim em relação
à democratização e à liberdade da informação, contudo é a imprensa de hoje que
favorece grandes investigações, disseminações de conhecimento e desenvolvimento
humano.
A imprensa, afirmo, segue sendo o quarto poder!
Estou certa se que seguimos na causa sempre
satisfeitos por contar e narrar histórias transformadoras.
Feliz Dia da Liberdade de Imprensa a todos os meus
colegas de profissão e público que consome informação consciente da importância
de nosso trabalho.
Aline Wolff - graduada em jornalismo e Assessora de
Imprensa. Em agosto de 2004 criou WH Comunicação. É também especialista em
marketing digital e coach de comunicação, posicionamento e autoridade. Em 2016,
lançou o programa próprio de formação de autoridades e influência no mercado,
mesclando ferramentas da assessoria de imprensa, do coach e do imbound
marketing. No mesmo ano, formou-se palestrante pela Apresentarte e assumiu
também a diretoria de marketing da Livia Esportes, ministrando módulos de
marketing esportivo aos profissionais do segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário