Para
as mulheres que responderam a pesquisa, ter filhos não é mais prioridade,
carreira sim
VIX, maior plataforma de conteúdo social no
Brasil, realizou um estudo para mapear o comportamento
contemporâneo feminino. Comunicação, trabalho, lazer, consumo,
prioridades na vida e aspirações foram alguns dos temas abordados.
A pesquisa foi feita no final
mês de fevereiro com 1.699 usuárias, sendo 59% na faixa de 18 e 24 anos, 25% de
25 a 34, 7% de 13 a 17, 5% de 35 a 44 e 1,5% acima de 45 anos. A
maioria não tem filhos (82%), é solteira (75%), não é responsável pelo sustento
da casa (77%) e não tem casa própria (66%).
Empoderamento
feminino é o tema das rodas de conversa
O estudo mostra
que 95% das entrevistadas acham que mulheres estão mais fortes e
autoconfiantes. Pouco mais da metade, 53%, conversa com amigos sobre o
empoderamento feminino e feminismo.
Aspirações: ter filho não é mais uma prioridade
Hoje o que é
mesmo desejado pelas mulheres pesquisadas é ter uma carreira bem-sucedida, casa
própria e autoestima. Ter filhos não é mais prioridade na vida.
No ranking dos
temas mais almejados estão: ter um emprego (86%), crescimento profissional
(81%), casa própria (79%), autoestima (76%), um diploma (74%), mais lazer com
amigos e famílias (67%), ter mais tempo (65%), ter um carro (60%), mais
espiritualidade (56%) e viajar (54%). Ter filhos vem por último e é citado
apenas por 27% delas.
Prioridades e temas importantes: saúde é o que interessa
Cuidar da saúde,
incluindo as unhas e os cabelos, assim como o físico, também são prioridades
para as participantes da pesquisa. E entre os temas mais importantes: saúde (63%), amor e
relacionamento (60%), humor (55%), sexo (53%) e animais de estimação e meio
ambiente (48%).
As plataformas
digitais lideram ranking como fonte de informação e disseminação de ideias
Na hora de se informar sobre os diversos assuntos e atualidades, 89% das
mulheres que responderam a pesquisa utilizam as redes sociais. Na sequência vêm
a internet e a televisão, citadas por 62% e 61% delas, respectivamente. A
rádio é mencionada por 22% das mulheres como principal veículo para se
atualizar, estando à frente dos jornais e das revistas (9%).
Para propagar as ideias e opiniões sobre os
diversos temas, 74% também prefere as redes sociais: Whatsapp (77%), Facebook
(75%), Instagram (43%).
Lojas
físicas são as preferidas para as compras
Entre as participantes da pesquisa, 84% delas
preferem ir às lojas físicas para efetuar as compras. Os principais motivos
são: poder provar (67%), variedade de produtos (44%), promoções (42%), a
praticidade (38%) e a segurança (28%).
A compra online é preferida por 16% das
entrevistadas pelas seguintes razões: melhor preço (73%), praticidade (67%), promoções (66%) e
variedade de produtos (63%). A frequência das compras? 37% compra 1 vez ao mês,
29% a cada três meses e 17% a cada seis meses e 5% uma vez por semana. O
ranking dos produtos mais vendido: roupas (52%), Eletroeletrônicos (51%),
sapatos e acessórios (50%), produtos de beleza (49%) e livros, CDs e DVDs
(47%).
Lazer:
programas em casa com família e amigos estão em alta
Os
programas em casa com família e amigos são os preferidos (58%) para o lazer.
Demais atividades mais citadas para diversão são: sair com amigos para baladas,
shows e bares (57%), passeios ao ar livre (54%), programas on demand
(51%), cinema (49%), viajar (47%), assistir TV aberta e por assinatura (44%) e
ir à restaurantes (41%). O programa menos mencionado é ir ao teatro (12%).
Entre as entrevistadas, 26% encontra os
amigos semanalmente e 21% apenas uma vez por mês. Já em relação as viagens, 41%
delas não tem viajado porque está sem dinheiro, 20% viaja uma vez ao ano e 15%
duas vezes ao ano.
Trabalho
Mais da metade das entrevistadas trabalha fora de casa (58%), sendo que
22% tem emprego temporário, 12% são empreendedoras e 3% são funcionárias
públicas. Em empresas, 73% são contratadas pela CLT e apenas 2% é PJ - Pessoa
Jurídica.
O que podemos concluir
Para
as mulheres entrevistadas, que são jovens solteiras, de classe C, trabalham
fora de casa, como CLT, ter filhos não é uma aspiração; mas ter um emprego,
crescimento profissional e um diploma são prioridades, assim como ter uma casa
própria e mais autoestima.
Elas
preferem comprar em lojas físicas, onde possam experimentar os produtos. Mas,
quem compra pela internet, faz isso optando pelo preço, promoções e praticidade
e mais de um terço delas compram pelo menos uma vez por mês.
Cuidar
da saúde, incluindo o físico, é muito importante, assim como o lado espiritual/
religioso, mas não consideram a prática de esportes um lazer. Lazer são
momentos com a família e amigos, com quem procuram sair durante o mês.
A
fonte para se informar mais importante são as das plataformas digitais, assim
como para disseminar suas ideias.
Hoje
em dia, 95% das mulheres pesquisadas acreditam que mais fortes e autoconfiantes
e a grande maioria cita palavra positivas quando pensa em feminismo ou
empoderamento feminino.
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