Pesquisar no Blog

domingo, 29 de abril de 2018

Dia das Mães, enfermeira obstetra desvenda os mistérios da amamentação


O incentivo ao ato, amamentar é importantissímo e muitos são os mitos e verdades que envolvem o assunto. Por isso, Cinthia Calsinski Enfermeira Obstetra aproveita a proximidade do Dia das Mães para incentivar o ato desmitifcando alguns mitos e verdades:  

1-Seios grandes muito leite, seios pequenos pouco leite.

Mito.
O tamanho do seio é devido à composição corporal de glândulas, músculos e gordura. Portanto não se pode estimar a produção de leite pelo tamanho do seio.


2- Mamilos planos ou invertidos inviabilizam amamentação.

Mito.
Para ordenhar o leite da mama de sua mãe o bebê deve realizar a famosa "pega correta" em que ele abocanha a maior parte da aréola possível. Desta maneira, mamilos planos ou invertidos podem dificultar um pouco nas primeiras mamadas, mas apenas até o bebê entender como deve ser feito. Mulheres com mamilos planos e invertidos amamentam normalmente.


3- Beber água aumenta o volume de leite produzido.

Mito.
Ingerir uma boa quantidade de líquidos no período de amamentação é muito importante para própria mãe/funcionamento do seu organismo, inclusive para a produção de leite. Mas não significa que quanto mais água a ingerida mais leite irá produzir.


4- Bebê deve ser amamentado a cada 3 horas.

Mito.
O bebê dever ser amamentado em livre demanda. Quando chora e sua mãe identifica o choro como fome (é hora de amamentar). Ninguém gosta de comer com intervalos rígidos, e sabemos que conforme foi à alimentação anterior, a próxima pode ser antecipada ou retardada, e isso acontece também com o bebê. Amamentação não é apenas matar a fome, no verão por exemplo, o bebê pode ir mais vezes ao seio, e por temposextremamente curtos como 3 minutos. Esta é uma maneira de matar a sede.


5- Até a descida do leite se deve alimentar o bebê com leite artificial.

Mito.
Logo após o parto já existe a produção de colostro, que é um tipo de leite com características especiais para os primeiros dias de vida. A descida do leite ocorre geralmente por volta de 72 horas após o parto e o colostro é o suficiente para o bebê neste período.


6-Se o seio não fica cheio e duro, não está produzindo leite suficiente.

Mito.
É comum que nos primeiros dias a produção de leite não esteja ajustada à demanda do bebê, assim muitas mães sentem o seio cheio e duro. Logo a produção se torna equilibrada e o leite é produzido no momento da amamentação, não havendo produção em demasia, o que faz com que o seio esteja mais flácido.


7- Na volta ao trabalho é necessário desmamar o bebê.

Mito.
A mãe que volta ao trabalho antes dos 6 meses, o que infelizmente é maioria, pode ordenhar seu leite e outra pessoa pode oferecê-lo para que se continue em amamentação exclusiva.
A recomendação é amamentar pela manhã, no final da tarde e no meio da noite diretamente ao seio, e no momento que mãe e bebê não estão juntos a administração se faça através do copinho.



Cinthia Calsinski Enfermeira Obstetra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados