Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de abril de 2018

A praticidade dos ponchos



A especialista Maria Inês Borges da Silveira explica como usá-los nos dias mais frios

O poncho é uma peça coringa e confortável para ser usada em dias frios. Traje tradicional da América do Sul, é feito basicamente com um tecido com 3,5 x 2,5 metros, com uma abertura no centro por onde passa a cabeça e fica apoiado nos ombros. Na América Andina pode ser encontrado produzido com lã de lhama, alpaca e até vicunha. Aqui no Brasil, a peça foi usada por diversos grupos, como os bandeirantes e tropeiros. Ainda hoje é muito usado pelos gaúchos que vivem no meio rural, já que ajuda a proteger do frio e do vento. A peça pode ser vista nas grandes cidades como uma espécie de sobretudo.

Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional e de Etiqueta Social, explica que por ser prático e confortável, os ponchos acabam agradando a todos. É possível encontrar o traje em diversos estilos e modelos, ora sofisticados, ora simples ou modernizados. “Uma boa dica é usar um modelo simples com calças mais justas ou saias retas, fica perfeito para o dia a dia. Aqui no sul do país é usado por homens e mulheres durando o inverno. O poncho é uma peça de sobreposição que aquece bem nessa época do ano”, comenta.


Já as peças mais sofisticadas, de caxemira ou lã, contornadas por peles nobres como Vison, Lontra ou Marta, servem de agasalhos e podem ser usadas em festas e solenidades, principalmente para as mulheres. A consultora faz um alerta para não erra a mão e pesar o visual. “Por ser volumoso e marcante, tome cuidado para não pesar seu visual. Usados com roupas retas ficam muito chiques. Grandes nomes da alta costura investem no poncho e muitas figuras importantes nacionais e internacionais usam sem medo de errar”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados