Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Acredite: diversidade significa mais lucro para a sua empresa


Não se trata de modismo, acredite. Nem de se render ao politicamente correto. Investir na diversidade de sua força de trabalho traz resultados melhores para a sua empresa. E quando falo resultados, me refiro a todos os tipos, incluindo o financeiro.

No mundo inteiro, as corporações vêm percebendo que, quanto mais diverso for seu público interno, mais bem representado estará o perfil de seus clientes. E esse formato favorece, e muito, a construção de mais e melhores serviços, produtos e soluções. O resultado? Mais lucro.

Só que a política de diversidade vai além: em um cenário no qual mais e mais a geração Millennial dá as cartas - recente pesquisa da Accenture registra que, daqui a uma década, os Millennials representarão mais de 75% da força de trabalho no mundo inteiro -, contar com uma equipe em que todo tipo de gente está representada significa muitos pontos a mais nos rankings de reputação de marca.

O respeito genuíno à diversidade é capaz de gerar, portanto, reverência por parte de consumidores, concorrentes e demais stakeholders, além de mais espaço positivo na mídia. E isso não tem preço... literalmente.

Forma-se, assim, um círculo virtuoso fundamental para a perenidade de qualquer empresa - principalmente em um ambiente de competitividade, como este em que vivemos.

Ao estimular a diversidade e atuar contra qualquer tipo de discriminação, a empresa também fortalece o respeito mútuo e o reconhecimento de suas particularidades. Além disso, cria um ambiente propício à criatividade e à cooperação; e incrementa a competitividade, possibilitando às empresas usufruir de todo o potencial resultante das diferenças positivas entre seus empregados.

Ainda não se convenceu? Pois saiba que, entre as vantagens que vêm a reboque dessa política também está uma menor rotatividade de funcionários (que ostentam índice maior de satisfação no trabalho, o que gera melhores serviços prestados). Isso é particularmente importante em um mundo recheado de Millennials, uma geração que dá mais valor a questões éticas do que ao salário propriamente dito.

E pode adicionar a esse caldeirão uma maior capacidade de enfrentar as mudanças de mercado - cada vez mais constantes no mundo globalizado - e de reconhecer talentos dentro da corporação.

Se sua empresa ainda não conta com equipes diversificadas, já passou da hora de rever alguns conceitos. Até porque é sempre uma boa ideia fazer a coisa certa. E se isso, ainda por cima, traz melhores resultados, só resta uma pergunta: o que você está esperando para tomar essa decisão?






Valéria Porto - diretora de Recursos Humanos do PayPal para a América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados