Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Educação Financeira: você sabe o que é e para que serve?


A Educação Financeira ajuda quem quer colocar as contas em dia e ter uma vida financeira mais saudável e sustentável


Você sabe o que é Educação Financeira? Sabe para que serve? A área de serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC aproveita o Dia da Educação, comemorado neste sábado, dia 28 de abril, para abordar o tema Educação Financeira, conceito que ganhou mais relevância nas duas últimas décadas no país, período em que houve uma melhora da situação econômica em virtude de três principais determinantes: controle da inflação, aumento da bancarização e do crédito.

Como explica Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista, usualmente a palavra educação é associada ao ambiente escolar e acadêmico, mas é muito mais abrangente e se aplica também no âmbito social e familiar. A Educação Financeira propriamente, introduz conceitos financeiros e orienta as pessoas a aprimorar sua relação com o dinheiro, ajudando-as a usá-lo de forma mais responsável e consciente no curto, médio e longo prazo.

Pelo viés econômico, o economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife, explica que o controle da inflação, o aumento da bancarização e bem como do crédito associados, nas últimas duas décadas, permitiram ao brasileiro de renda média uma oportunidade de compreender melhor o conceito de planejamento financeiro, difundido pela Educação Financeira, e que consiste na prática em identificar a situação financeira atual, lançando receitas e despesas.

“Em Educação Financeira buscamos orientar as pessoas sobre a importância da gestão de suas finanças e de seu patrimônio, para que evitem problemas como superendividamento e inadimplência, principalmente em momentos de crise, já que infortúnios financeiros acontecem, mas com organização e planejamento esses contratempos podem ser minimizados e superados”, ressalta Nemirovsky.

Com o auxílio da Educação Financeira as pessoas aprendem a organizar as contas, a cortar gastos, e a poupar para concretizar projetos, sejam eles profissionais ou pessoais, que vão desde um curso, uma viagem, a compra de um carro ou um imóvel, até abrir seu próprio negócio. “O primeiro passo é colocar no papel ou em uma planilha no Excel, receitas e despesas, e assim identificar qual é a situação financeira”, detalha.

As crianças também podem ser estimuladas a refletir sobre o que é o dinheiro, para que possam crescer mais familiarizadas com este assunto. É comum ver adultos com dificuldade em gerenciar o salário e ou a conta bancária, por exemplo. E a Educação Financeira, quando introduzida desde cedo, contribui para que na vida adulta as pessoas saibam gerenciar melhor as finanças e evitem passar por essas situações

No portal Consumidor Positivo da Boa Vista há uma série de informações que ajudam o consumidor a se informar melhor sobre o tema e até mesmo a organizar as contas com o uso de uma planilha simples e de uma cartilha que dá dicas importantes para os consumidores. No portal também é possível fazer a consulta de CPF, para identificar débitos pendentes e consultar o score (pontuação de crédito). Informar que teve um documento roubado. Fazer a adesão ao Cadastro Positivo, e muito mais. E o melhor, todos esses serviços são de graça. Para utilizá-los acesse: www.consumidorpositivo.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados