Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de abril de 2018

IA: App de bate-papo Simsimi é suspenso no Brasil


Especialista alerta para os potenciais riscos a crianças e adolescentes no uso indiscriminado da tecnologia


O aplicativo de bate-papo online sul-coreano Simsimi, que possui mais de 50 milhões de downloads e foi criado em 2002, foi suspenso no Brasil na última semana. Segundo blog corporativo da empresa, o app passou a "aprender" e dar respostas impróprias a seus usuários, como ameaças de sequestros e assassinatos. O programa, apontado como perigoso foi removido das lojas oficiais de aplicativos do Google e Apple.

Com um visual que atrai crianças e jovens e uso de Inteligência Artificial (IA), a aplicação teve um impacto social bastante negativo no Brasil, explica o comunicado oficial da empresa desenvolvedora. Segundo a advogada, especialista em Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e professora do Centro Preparatório Jurídico (CPJUR), Roberta Densa, a IA pode ajudar a trazer soluções rápidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas ainda oferece, também, muitos riscos, principalmente em relação a crianças e adolescentes. "Ao que tudo indica essa inteligência artificial aprendeu palavras de baixo calão e passou a oferecer respostas maliciosas, de ameaças, como assassinato ou sequestros de crianças ou suas famílias", destaca Roberta Densa.

"Além do constante monitoramento dos familiares aos conteúdos acessados, o implemento da tecnologia exige maior controle e reflexão sobre segurança e filtros na governança dos dados, com os seus impactos sob a perspectiva de valores éticos", ressalta a advogada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados