Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Foco: o seu maior aliado


Você já notou momentos em que quer muito algo, mas não consegue manter um nível de energia para concretizá-lo? E que, mesmo tendo certeza do objetivo, alcançá-lo parece um desafio de Hércules?

Todos nós temos alguma meta na vida, queremos alguma mudança, alcançar objetivos e conquistar sonhos. O que difere, então, aqueles que alcançam o que almejam, daqueles que simplesmente não conseguem o que querem?

Muitas vezes, o diferencial de um para o outro é a capacidade de direcionar e manter o foco. Se você tem algum objetivo de vida, o foco é o seu maior aliado, pois os seus resultados são frutos de onde você focaliza a lente da sua busca.

Ter foco é ser capaz de concentrar a atenção em um determinado alvo, pensamento ou aspecto da realidade. Porém, fique alerta, pois a maioria das pessoas coloca seu foco nos problemas, adversidades, interferências e imprevistos que surgem ao longo do caminho. Desse modo, utilizam toda a sua energia para dar atenção aos obstáculos e enfraquecem as suas ferramentas e competências pessoais para a conquista do propósito.

Lembre-se de que ao trocar o prisma do seu foco para a solução e os resultados, perceberá que ele se torna uma grande ferramenta e um instrumento essencial para você conseguir ter uma visão mais ampla daquilo que quer e, assim, desenhar melhor as ações que serão necessárias para alcançar exatamente aquilo que você deseja.

Além do que, manter em foco o alvo nos motiva a executar tarefas que podem não agradar no momento, mas que fazem parte da construção de algo maior. Por exemplo, posso estar estudando no momento, fazendo uma pós-graduação e isso pode ser cansativo, ocupando todo o meu tempo de descanso. No entanto, se está claro qual o alvo maior a ser atingido, como ocupar um cargo melhor no trabalho e assim deixar minha família mais segura, isso me entusiasma e não me sufoca.


Como retomar o foco

Caso repare que o seu foco se perdeu durante o percurso, resgate-o. Essa é uma habilidade muito importante: saber retomar o foco quando disperso. Tenha em mente que sempre há tempo para recuperar uma ideia, uma meta, um sonho, um proposito.

São os nossos pés que nos levam à frente no caminhar pela vida, mas é a nossa mente que nos direciona e nos motiva. Desse modo, não perca o foco e nem deixe que o seu alvo fuja de vista, mantenha a atenção na sensação de "já estar vivendo o resultado" e, caso venha a tropeçar, levante, considere as críticas, tenha humildade para pedir ajuda e retome o foco.

A mente humana é poderosíssima quando não se dispersa. Relembre as suas principais metas de vida e objetivos profissionais e analise se tem dedicado tempo e realmente direcionado seu foco e atenção em cada um deles. Que tal se doar e mergulhar de cabeça nos seus próprios sonhos?






Eduardo Shinyashiki - presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal. Com mais de 30 anos de experiência no Brasil e na Europa, é referência em ampliar o poder pessoal e a autoliderança das pessoas, por meio de palestras, coaching, treinamentos, formações e livros, para que elas obtenham performance extraordinária em suas vidas. Mais informações: www.edushin.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados