Um bom
líder utiliza a comunicação a seu favor. Mas, afinal, como aplicar essa
habilidade na prática? Comunicar é partilhar, tornar comum. Portanto, pressupõe
a interação e, principalmente, o saber ouvir. Quando o assunto é liderança, ela
é o instrumento básico capaz de promover e multiplicar mudanças positivas, além
de ser fundamental para gerar laços de confiança com equipe, pares, gestores e
clientes.
Como
gestor, comunicar aos liderados “o que fazer” e “como fazer” é um dos
princípios básicos a serem trabalhados. É importante também deixar claro o “por
que fazer”, ou seja, o propósito das coisas. Isso vai gerar atitude, motivação
e engajamento, além de trazer resultados transformadores e vantagens
competitivas.
A
comunicação deve ser vista pelas empresas como uma competência, que pode e deve
ser desenvolvida. Entretanto, muitas vezes é apontada como a grande dificuldade
das companhias para atingirem seus objetivos. Já que, infelizmente, nem todos
os gestores compreendem a necessidade de aprimorar essa habilidade. Como
podemos mudar esse cenário?
Primeiramente, é preciso enxergar esse processo como uma grande oportunidade. Os líderes precisam trabalhar com consciência, a fim de reverter o paradigma “problema de comunicação” em “oportunidade pela excelência da comunicação”. Afinal, comunicar bem é essencial para que o gestor consiga contribuir com o desenvolvimento do negócio, já que a comunicação permeia praticamente todos os processos de uma gestão. Quando um novo funcionário entra na empresa, por exemplo, somente com uma comunicação bem estruturada é possível inseri-lo na sua nova equipe, promover a integração, apresentar os valores e objetivos da companhia e a importância do trabalho dele para o alcance das metas.
Primeiramente, é preciso enxergar esse processo como uma grande oportunidade. Os líderes precisam trabalhar com consciência, a fim de reverter o paradigma “problema de comunicação” em “oportunidade pela excelência da comunicação”. Afinal, comunicar bem é essencial para que o gestor consiga contribuir com o desenvolvimento do negócio, já que a comunicação permeia praticamente todos os processos de uma gestão. Quando um novo funcionário entra na empresa, por exemplo, somente com uma comunicação bem estruturada é possível inseri-lo na sua nova equipe, promover a integração, apresentar os valores e objetivos da companhia e a importância do trabalho dele para o alcance das metas.
Mas o
que é preciso para aprimorar esse processo e usá-lo a nosso favor? Praticar.
Tomar consciência dos nossos padrões de comunicação, dos sinais e reações dos
liderados, pedindo sempre o feedback deles. O foco não pode ser pessoal, mas
sim na relação com o outro. Muitas vezes, achamos que nos comunicamos bem, mas
frequentemente as pessoas são influenciadas pela forma como se sentem em
relação a si e não pelo que falam. É importante ainda adaptar a comunicação ao
tipo de interlocutor, tendo consciência sempre que, entre o estímulo e a
reação, deve estar o empenho em fazer o que é certo.
Investir
na melhoria do processo de comunicação é investir em relacionamento,
engajamento e assertividade das ações de liderança. A responsabilidade por esse
aperfeiçoamento é tanto dos líderes como também das empresas, que podem criar
trilhas de desenvolvimento para essa competência.
Renata
Martins - Diretora de Serviços na LG lugar de gente e Diretora de Operações na
eguru e w3. Possui mais de 15 anos de experiência na área, sendo graduada em Administração
de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e
especialista em Finanças pela Fundação Dom Cabral.
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