Especialista traz orientações para desfrutar das promoções da melhor forma e não entrar no vermelho logo no primeiro semestre
O Dia do
Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma das datas mais aguardadas por quem
tem e-commerce e por quem adora uma compra online. Sua criação teve como
objetivo movimentar o comércio e, por isso, lojas costumam preparar vantagens
exclusivas e descontos atrativos nesse período, além de facilitar a forma de
pagamento. Muitas vezes, a data é referida como “a Black Friday do primeiro
semestre”.
Contudo, é preciso
ter cuidado para não se enrolar e entrar no vermelho já no começo de 2023.
Pensando nisso, Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online, elenca seis dicas
que ajudam você a aproveitar as ofertas do Dia do Consumidor com consciência.
Confira:
1.
Avalie se a compra é realmente necessária
Não é porque algo
está na promoção ou com valor abaixo do mercado que você precisa comprar. Pense
duas vezes: você realmente necessita daquele item? Você já tinha pensado em
comprá-lo antes, ou foi um desejo repetino? Em paralelo, lembre-se sempre das
contas fixas e obrigatórias que você tem no mês e priorize-as no orçamento.
2.
Pague à vista
A especialista faz
um alerta importante sobre uma situação recorrente: as parcelas. “Se muitas
parcelas forem acumuladas, podem causar prejuízos no futuro. As parcelas devem
ser utilizadas apenas quando o valor da compra é muito alto ou quando não há
outra opção. Se não for o caso, pagar à vista é sempre melhor, pois quita as
responsabilidades sobre essa compra”, explica Thaíne.
3.Use
a tecnologia a seu favor
Algumas
plataformas, como comparadores de preços e aplicativos de planilhas, ajudam a
otimizar o controle financeiro pessoal. Além de reduzir o tempo gasto com essas
ocupações, a tecnologia facilita a educação financeira, possibilitando
visualizar os gastos como um todo ou por categorias. A iniciativa é importante
para que se possa avaliar a saúde dos gastos pessoais, resultado que pode ser
determinante na decisão de gastar ou não com ofertas do Dia do Consumidor.
4.Utilize
o cashback
Além dos descontos
oferecidos pelas lojas, é possível economizar ainda mais durante as compras se
a loja em questão oferecer parcerias de cashback. “Nesse sistema, é possível
receber uma parte do dinheiro pago de volta após a transação, mas é importante
ficar atento e buscar opções que sejam seguras, sempre pesquisando sobre a
empresa ou loja antes de comprar”, orienta a executiva.
5.Não
acredite em tudo que está escrito
Em campanhas promocionais
intensas, como é o caso do 15 de março, alguns produtos podem vir com frases
como “último item do estoque”, “você pode parcelar em quantas vezes quiser”, “a
promoção acaba hoje”. Essas são estratégias de marketing usadas para
impulsionar a compra, incitando no cliente uma sensação de urgência e
oportunidade única. Não se deixe influenciar por essas estratégias e avalie a
necessidade e a conveniência da compra de forma racional.
6.Use
o cartão de crédito com sabedoria
O cartão de
crédito é um ótimo aliado no dia a dia, por conta das facilidades que
proporciona, mas, dependendo do uso, pode se tornar um inimigo. A recomendação
é usá-lo apenas para contas fixas mensais e já planejadas, evitando número alto
de parcelas, e estabelecer um limite adequado à renda mensal. “No caso das
compras online, principalmente, devemos ter um cuidado atento para não sair
comprando coisas baratas todos os dias ou semanas e, no final do mês, ter
aquela surpresa na fatura com esses valores acumulados”, ressalta a
especialista.
Simplic