A tecnologia está transformando a educação à medida que muda a sociedade. Nesse mundo moderno, os alunos deslizam uma tela em vez de virar as páginas, pesquisam no Google em vez de pedir a um bibliotecário, e abrem o Zoom para falar com educadores em outros estados ou países. Foram-se os dias em que os computadores eram opcionais para um plano de aula. O uso de ferramentas digitais no setor educacional atualmente é onipresente e as instituições que desejam permanecer relevantes no século 21 precisam recorrer a ela para melhorar seu ensino, aprendizagem, gerenciamento de estudantes e desempenho do corpo docente.
Nas últimas décadas, assistimos a um boom de transformação digital e novas tecnologias no nosso dia a dia. A Inteligência Artificial, a Internet das Coisas (IoT), o processamento de dados e outras ferramentas foram incorporadas em nossas vidas e nas empresas. Com a pandemia de Covid-19, a vida ficou mais digital, e nas instituições de ensino não foi diferente. Aulas online e EAD não eram mais tendências, mas realidade, e todos tiveram que se acostumar com esse novo método de ensino à distância.
Enquanto isso, outras tecnologias ajudam os instrutores a personalizar suas aulas, ensinar em casa, realizar pesquisas, melhorar suas habilidades pedagógicas e colaborar com colegas em tempo real em escolas e distâncias geográficas. Finalmente, a tecnologia de ponta ajuda as instituições a atrair e reter alunos e funcionários de qualidade, ganhar subsídios e financiamento, reduzir de custos, inovar, comercializar-se, e assim por diante.
Os recursos digitais incluem sites, ebooks, mídias sociais e comunidades online, webinars, podcasts e microblogs, inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada e computação em nuvem. Depois, há programas e escolas on-line, software de gerenciamento de aprendizado e big data para análise, percepção e previsões. As tendências mais recentes incluem jogos e gamificação, e-learning, aprendizagem assistida por vídeo, tecnologia blockchain para armazenar registros de alunos e aprendizagem imersiva com realidades virtuais e artificiais.
Do ponto de vista do aluno, essas tecnologias de ponta
melhoram seu aprendizado e aumentam sua retenção cognitiva. Sem contar que,
ajudam os professores a alcançarem novos níveis de produtividade, enquanto as
faculdades e universidades a utilizam para descobrir e desenvolver ferramentas
que agregam valor ao ensino e à aprendizagem.
O papel da tecnologia na gestão educacional
A tecnologia existe para trazer soluções às questões que
lidamos no cotidiano. Na gestão educacional, ela vem para tornar as atividades
dos profissionais da educação mais fáceis e rápidas. Dentre alguns benefícios estão:
Ampliar a eficácia e a produtividade dos processos
gerenciais: por
meio da automação, é possível eliminar custos, atrasos, desperdícios e otimizar
os processos continuamente;
Contribuir para o acompanhamento do desempenho dos alunos: com os processos automatizados, é possível coletar e
processar dados e, com isso, acompanhar mais de perto as evoluções dos
estudantes em provas, quais as dificuldades, tempo para entrega de trabalhos e
outros;
Permitir controlar indicadores de gestão: ao entender as instituições
educacionais como negócios, é preciso criar KPIs, indicadores de desempenho,
para controlar o desempenho das organizações. Com a tecnologia, é possível
medir e analisar os resultados em tempo real.
Qual é o papel de uma plataforma de gestão educacional?
Nesse sentido, uma nova plataforma de gestão educacional desempenha um papel essencial. Sua função primordial é unificar os processos instrucionais e pedagógicos com as operações acadêmicas na totalidade.
Uma plataforma integrada pode coletar, processar e analisar dados em todos os processos e fornecer um gerenciamento de nuvem unificado acessível a todos em:
- Seleção de alunos
- Inscrição
- Marketing e relações públicas
- Gestão de documentos e dados
- Gestão de RH
- Gestão financeira
- Gerenciamento de TI
As operações integradas permitem cuidar da saúde da gestão financeira da instituição, tornar as operações mais ágeis, enxutas e menos burocráticas e melhorar a experiência dos alunos por meio de uma comunicação digital e mais personalizada. E, claro, também melhora a instrução. Uma transformação digital como essa é uma etapa essencial para que o aprendizado seja sempre aprimorado e adaptado às novas demandas sociais.
Ao automatizar todos os processos, por meio de uma plataforma all-in-one, as escolas e universidades podem ter acesso a todos os dados dos alunos, professores, compra de materiais, informações financeiras, matrículas e outros, em um mesmo ambiente virtual.
Assim, as burocracias são reduzidas e, também, custos e falhas na
prestação de serviço. Com a análise desses dados, é possível atuar para gerar
as experiências customizadas e humanizadas e ainda garantir uma gestão mais
eficiente e sustentável.
Inon Neves - vice-presidente sênior da Access Latam