Marilia
Carvalhinha, coordenadora da pós-graduação em negócios e varejo da Pós FAAP
Digital, destrincha os aspectos do setor e aponta os principais fatores para
uma empresa atingir o sucesso
A indústria da moda é um
setor dinâmico e em constante evolução, onde a inovação desempenha um papel
fundamental. A cada ano, novas tendências, tecnologias e abordagens surgem,
moldando como as marcas e organizações operam e se conectam com os
consumidores. Neste cenário, os modelos de negócios têm desempenhado um papel
crucial na busca por originalidade e sucesso no mercado.
A
coordenadora da pós-graduação em negócios e varejo de moda da Pós digital FAAP,
Marilia Carvalhinha, explica que iniciar um negócio neste ramo requer um
planejamento cuidadoso e conhecimento das nuances dessa indústria que se
transforma à medida que a tecnologia avanç. “É importante lembrar que vivemos
em uma era de constantes transformações, o que gera demandas em uma velocidade
jamais vista”, afirma.
Confira
algumas dicas da especialista:
1- Pesquise o mercado e identifique seu nicho:
Antes de
abrir um negócio no ramo da moda, é fundamental realizar uma pesquisa de
mercado abrangente a fim de compreender as tendências, demandas dos
consumidores e concorrência. Durante o processo é necessário descobrir quais
são as lacunas não atendidas e como é possível oferecer algo único e
diferenciado aos clientes.
2- Elabore um plano de negócios sólido:
Um plano
bem elaborado é a base para o sucesso de qualquer empreendimento. É nesta etapa
que é necessário definir os objetivos, identificar o público-alvo, analisar a
viabilidade financeira e estabelecer estratégias de marketing e vendas. Um
planejamento sólido orientará as ações e ajudará a manter o foco nas metas.
“Costumo
sempre identificar os mesmos erros em processos de estratégia de posicionamento
e precificação, planejamento de vendas, abastecimento e planejamento de
marketing. Empresas menores tendem a não fazer estes planos com os métodos
corretos, enquanto as grandes empresas tendem a entrar no automático e acabam
ficando inertes diante de mudanças de mercado. Por isso, aconselho companhias
pequenas a manterem um ciclo de planejamento estruturado e as maiores, a criar
um sistema de governança efetivo”, afirma Marilia.
3- Construa uma marca forte:
A
construção de uma marca sólida é crucial para se destacar no competitivo
mercado da moda. Desenvolva uma identidade visual marcante, crie um nome
cativante e invista em estratégias de marketing eficazes. Transmita os valores
e a essência da marca por meio de uma narrativa autêntica, conectando-se
emocionalmente com seu público-alvo.
4-Estabeleça parcerias estratégicas:
A indústria
da moda é baseada em relacionamentos e parcerias. Procure estabelecer conexões
com fornecedores confiáveis, designers talentosos, influenciadores e outros
profissionais da indústria. Parcerias estratégicas podem ajudar a impulsionar
seu negócio, proporcionando acesso a recursos, expertise e oportunidades de
colaboração.
5- Acompanhe as tendências e inove constantemente:
A moda está
em constante mudança e é essencial acompanhar as tendências e inovar com
frequência. Mantenha-se sempre atualizado sobre os movimentos do mercado, as
preferências dos consumidores e as novas tecnologias. É importante estar aberto
a experimentar novas ideias, explorar diferentes canais de vendas e adaptar-se
às demandas em evolução no mercado.
Essa é uma
indústria complexa e com múltiplos modelos de negócios, onde a base tradicional
da cadeia é formada pelas marcas e seus canais de venda como, por exemplo,
varejo ou atacado, além da dimensão industrial representada pelas confecções.
Mas o surgimento de novas ferramentas estimula a criação de modelos de trabalho
inovadores, incluindo plataformas digitais, revenda de produtos de segunda mão
e desenvolvimento de diferentes formatos de collabs.
“Hoje
podemos dizer que a tecnologia também passou a ser um fator que dita as
tendências. A interseção entre moda e modernização cria possibilidades
estratégicas para os negócios, permitindo inovação, personalização e uma
experiência de compra diferenciada e aprimorada. Mas, como todo e qualquer
empreendimento, é necessário atentar-se aos riscos”, finaliza Marília.
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