Respeitar os seus
valores de vida e entender que o mundo evolui ajuda a construir autoridade para
crescer pessoal e profissionalmente e tornar-se exemplo
Congruência é a correspondência entre o que se
sente e expressa. Para que possamos crescer na carreira é extremamente
importante sermos congruentes com nossos valores. Vou trazer um exemplo recente
para demonstrar como a rigidez na defesa de valores pessoais, dependendo da
dose, pode prejudicar ou ajudar a imagem de uma pessoa.
O atacante Cristiano Ronaldo envolveu-se numa
grande polêmica após um jogo da Eurocopa, campeonato europeu de seleções. Em
uma entrevista coletiva pós-jogo, foram colocadas duas garrafas de Coca-Cola no
balcão onde ele iria responder às perguntas dos repórteres. Antes da entrevista
começar, ele pegou as garrafas, colocou-as de lado, pegou uma garrafinha de
água e disse, bebam água. Ou seja, ele quis passar a mensagem para quem
estivesse ouvindo ou vendo, de que não tomava Coca-Cola e a água seria mais
saudável.
Eu, particularmente, adoro Coca-Cola, mas sei que a
água é mais saudável, assim como você, todos nós sabemos os benefícios da água.
Porém, a Coca-Cola é, para muitos, uma bebida deliciosa e talvez uma das mais
consumidas no mundo inteiro. E por que ela é uma das marcas mais conhecidas e
valiosas do planeta? Por patrocinar grandes eventos e ter um grande público
consumidor do refrigerante.
Mas o que tem por trás desse gesto? Vamos entender
primeiro, o que essa atitude pode ter causado? Muitos veículos de comunicação
soltaram manchetes dizendo que o gesto do Cristiano Ronaldo fez a Coca-Cola perder
US$ 20 bilhões do valor de mercado. Ora, US$ 20 bilhões é 1,5% nas ações da
empresa. Embora seja um valor muito alto, é preciso analisar outro fato
ocorrido naquele dia. Por uma coincidência, algumas horas antes da coletiva do
jogador português, a Coca-Cola efetuou uma distribuição de dividendos, de modo
que as ações da companhia já estavam caindo 0,9%.
Por outro lado, o gesto do Cristiano Ronaldo fez as
ações caírem um pouco mais, para 1,5%. Pouco tempo depois, as ações começaram a
se recuperar, mas ficaram extremamente desequilibradas, porque ninguém sabia se
isso seria benéfico ou não para a empresa.
Entretanto, o marketing que aconteceu após a
entrevista beneficiou também a Coca-Cola em termos de marca. Embora exista uma
máxima na comunicação do “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”, é
importante analisar como vão falar mal de você, pois isso pode ser extremamente
prejudicial para sua imagem.
Cristiano Ronaldo é uma marca (CR7) e construiu
esse negócio porque um dia já foi patrocinado, entre outras marcas, pela
própria Coca-Cola. Não há nada de errado em se posicionar a favor de uma
alimentação mais saudável, porque somos seres em evolução, o ambiente muda,
porque o mercado muda, porque a sociedade muda.
Algumas conquistas que estão acontecendo agora,
talvez dez anos atrás, eram diferentes. Antes da pandemia da Covid-19, muitas
coisas não eram como são hoje, como a aceleração digital, por exemplo. O
próprio gesto do Cristiano Ronaldo, por conta das redes sociais e da internet,
acabou potencializado.
O fato da marca do CR7 ser muito forte e as redes
sociais e a internet potencializam a divulgação para bilhões de pessoas, me
leva a convidar você, leitor, a uma reflexão. Talvez, na minha opinião, essa
não tenha sido a melhor forma dele lidar com a situação, afinal, ele precisa
das marcas para poder sustentar a sua carreira.
Você pode até argumentar que o Cristiano Ronaldo já
atingiu um nível na carreira que não precisa mais se preocupar com isso. Pelo
contrário, ao meu ver, ele precisa justamente porque vive da imagem. Talvez, se
ele tivesse agido de uma forma diferente, certamente seria muito melhor
avaliado ou analisado pelas pessoas que o admiram. Ele poderia, simplesmente,
pedir para alguém ou ele mesmo retirar cuidadosamente as garrafas do refrigerante
e parar por ali, sem precisar fazer apologia à água.
A reflexão que eu quero trazer é sobre como nós
tratamos, por exemplo, os nossos clientes. Muitas vezes, as pessoas acham que
os clientes têm razão sempre. Eu sou da opinião de que eles nem sempre têm
razão. Mas eles são a razão da existência do nosso negócio.
Jim Cunningham, ex-executivo da Disney, uma das
empresas mais amadas do mundo, diz que os clientes não têm razão sempre, mas
precisamos dar a oportunidade de mostrar a eles que estão errados de forma
digna, ou seja, com cuidado e carinho.
Eu acredito que nesse episódio, o Cristiano Ronaldo
estava certo dentro da sua congruência de valores, ao tirar a Coca-Cola do
campo de visão. Contudo, de certa forma, ele acabou prejudicando tanto a imagem
da fabricante de refrigerantes quanto a própria imagem, que depende de grandes
marcas.
Para finalizar, eu quero que você reflita, pois se
deseja evoluir, respeite os seus valores de vida, pois mais adiante, você vai
ganhar autoridade para poder fazer o que achar que deve ser feito. Você precisa
criar autoridade dentro do seu mercado, se você quer crescer na sua carreira.
Mas tome cuidado com a forma como você faz, porque agir agressivamente, pode
impactar negativamente a sua evolução profissional.
Nós vivemos em constante mutação e evolução. Hoje,
eu adoro Coca-Cola e bebo diariamente uma latinha. Daqui cinco anos, talvez eu
mude de ideia. O importante é ter consciência de que tudo é mutável e
precisamos respeitar e ter congruência de valores.
Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo
norte-americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É
autor de diversos livros, entre eles do best-seller “O Poder da Atitude”. É
diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em
Orlando/FL (EUA). É vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e
Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM)
e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com
19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores
especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante internacional
com experiência nos EUA, África e Japão, tendo feito especialização na
Universidade de Harvard (Graduate School of Education – Boston/EUA). www.alexandreslivnik.com.br