No
início, qualquer atividade pode ser desafiadora e com a atividade de importar
não seria diferente. Empreendedores que nunca adquiriram produtos no exterior
tem receio de dar o primeiro passo, mas ao mesmo tempo, estão limitando suas
possibilidades e isso pode impactar, ou até inviabilizar, um produto ou
projeto.
Em
2017, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
(MDIC), de 43.063 empresas que importaram algum tipo de produto, 10.107 não
haviam feito nenhuma importação no ano anterior. Ou seja, mais de 23% das
empresas estava iniciando, ou reativando, suas operações de importação no ano
passado. Esse volume expressivo ocorre porque a oferta global de insumos,
produtos acabados, equipamentos a preços competitivos com tecnologia avançada e
qualidade de ponta é uma realidade.
Outro
dado interessante é o aumento no volume de importações de insumos e produtos
intermediários, aqueles destinados à produção ou revenda. Ao avaliarmos os
produtos intermediários da indústria química, por exemplo, nos meses de janeiro
e fevereiro de 2017 com os mesmos meses de 2018 identificamos, através de dados
da Receita Federal, um aumento de, aproximadamente, 23,3% em valor de
importação. O número deve-se a empresas importadoras que, com a retomada da
economia, estão mais confiantes e investindo em sua produção ou estoque para
revenda.
Já
que isso é uma realidade para quem importa, deve ser encarado como uma
oportunidade para quem ainda não começou a explorar essa modalidade. É
importante lembrar que riscos existentes em compras locais também são uma
realidade nas compras internacionais. É prudente em uma primeira aquisição de
um fornecedor desconhecido fazer uma visita presencial, buscar referências de
outros compradores ou mesmo comprar um lote inicial menor para testes.
Existem
ainda mecanismos que um comprador internacional pode utilizar para não ter
surpresas. Por exemplo, ao invés de efetuar um pagamento antecipado ao
fornecedor, é mais interessante negociar uma Carta de Crédito para pagamento
das mercadorias, ao menos, ao longo de um período de reconhecimento entre as
partes.
Com
essa modalidade, um banco é colocado como intermediário na operação e só libera
o pagamento ao exportador (fornecedor) quando este cumprir requisitos
pré-definidos pelo importador (comprador) e aceitos por ele próprio, tais como
a apresentação de documentos que comprovam o embarque das mercadorias, o
cumprimento do prazo limite para efetuar o embarque, se os embarques podem ser
parciais ou não, entre outros. Nesse sentido, para que essa experiência seja
produtiva e não traumatizante, é importante ter atenção a alguns aspectos:
·
Atenção ao cronograma: além do tempo de produção do
insumo, produto ou equipamento, existe o prazo do trânsito internacional, seja
aéreo, marítimo ou rodoviário, além do prazo de liberação das mercadorias na
alfândega. Esse tempo deve ser adicionado ao trânsito total para que seja
definido o momento correto de colocar o pedido junto ao fabricante, evitando
atrasos e imprevistos;
·
Câmbio: a variação cambial talvez seja o item que
mais assusta os empresários na hora de importar. A incerteza do custo final do
produto importado impacta no planejamento como um todo. Quando a opção de
importar é tecnologia e qualidade, esse fator fica menos relevante, mas se a
motivação de importar é o custo baixo do produto, é importante que no momento
da decisão exista uma folga para que, no caso de uma subida repentina do câmbio,
o impacto possa ser absorvido. Vale lembrar que o câmbio também pode cair,
gerando um resultado positivo na operação;
·
Impactos tributários e jurídicos: infelizmente,
vivemos em um ambiente de alta insegurança jurídica e com um dos piores
sistemas tributários do mundo, mas isso não é “privilégio” das empresas
importadoras. Todas as empresas e empreendedores sofrem com isso. A importância
de ter conhecimento em tributação, não somente na importação, mas também nas
cadeias posteriores de venda, pode ser a diferença entre dar, ou não, resultado
na operação.
·
Parceiro especializado: ter o suporte de
profissionais experientes no comércio exterior é necessário para começar a
importar. Existem diferentes prestadores de serviços como despachantes, tradings
e empresas de transporte internacional que oferecem soluções para cada tipo de
demanda e são parceiros fundamentais para o sucesso inicial e futuro das
operações.
Ao
longo dos últimos anos e principalmente por conta de questões internas, o
Brasil ficou fora da cadeia global de fornecimento de produtos de valor
agregado e boa parte da nossa indústria ficou defasada em relação à tecnologia
e produtividade. Muitas vezes, a taxa de câmbio é apontada como a principal
culpada desse processo, mas o fato é que para o país ser inserido como um
fornecedor global de produtos acabados ou semiacabados, o empreendedor precisa
de um ambiente mais favorável a investimentos de médio e longo prazos.
Ao
menos, a taxa de juros real no Brasil entrou em um processo de redução, mas o
país ainda precisa de um contexto mais completo, com custo de energia
competitiva, mão de obra qualificada, taxa de câmbio estável, segurança
jurídica e um sistema tributário mais simples e eficiente para que essa
inserção se torne uma realidade.
Além
disso, esses fatores não podem ser passageiros. Devem fazer parte de um Plano
de Governo de longo prazo e sustentável, apesar das diversas vertentes
políticas que convivemos em um ambiente democrático. Dentro desse contexto,
existirá espaço para oportunidades, mas para aproveitá-las, o empreendedor
precisa abrir os olhos (e a cabeça) para os benefícios que o comércio
internacional pode gerar e aceitar os riscos (calculados) de comprar insumos,
produtos acabados e equipamentos pelo mundo afora. Com certeza, o esforço
inicial será recompensado.
Bio Dan Turkieniez - Sócio-Diretor da Razac Trading, empresa brasileira que atua no desenvolvimento de
projetos personalizados na área de comércio exterior. Engenheiro de formação, pós-graduado
em administração, empreendedor por vocação. Sólida experiência em
Desenvolvimento de Negócios, Vendas, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento
Organizacional. Há 18 anos trabalhando com comércio exterior, tecnologia e
negócios.