Pesquisar no Blog

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Sistema tributário: reformular tudo ou apenas simplificar?

Especialistas em tributos indiretos expõem suas visões em relação às propostas de reforma tributária durante reunião da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em debate estão a PEC 110 e sua antítese, a proposta conhecida como Simplifica Já

 

A quantidade de propostas relacionadas ao sistema tributário nacional traduz a necessidade de mudanças no modelo atual, considerado complexo, custoso e injusto. São vários os projetos em discussão no Congresso e nas rodas de conversas entre tributaristas, que propõem desde uma reformulação total do modelo atual e, no outro extremo, apenas uma simplificação.  

A PEC 110 é uma das mais ousadas e profundas por prever a fusão de tributos federais, estaduais e municipais e a criação de um imposto sobre bens e serviços (IBS), com alíquota padrão. A votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, entretanto, não avança e já foi adiada por mais de uma vez.

“A premissa da PEC 110 não é simplificar, mas transferir a carga tributária para o setor de serviços”, criticou o mestre e doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário, Alberto Macedo, durante reunião do Caef (Conselho de Altos Estudos de Finanças e Tributação, da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Na visão do especialista, a fusão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com o ISS (Imposto sobre Serviços), um dos pontos mais polêmicos da proposta, vai levar ao aumento da carga tributária e impactar as finanças dos municípios menores, que dependem das transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por não conseguirem gerar receita própria.


SIMPLIFICAÇÃO

“O Brasil foi o segundo país a criar um IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que é o nosso ICMS. Esse imposto só precisa ser aperfeiçoado”, defendeu Macedo, um dos autores da proposta de reforma tributária conhecida como Simplifica Já (Emenda 223 à PEC 110).   

Elaborada pela (Anafisco) Associação Nacional dos Auditores Fiscais de Tributos dos Municípios e Distrito Federal, a proposta prevê uma legislação nacional para o ICMS e ISS, sistema único de nota fiscal, tributação no destino e possibilidade de alíquota reduzida do imposto estadual para os produtos in natura.  

O Simplifica já, segundo Alberto Macedo, contribui para a maior autonomia financeira dos municípios, que teriam um salto nas receitas provenientes do ISS, passando de R$ 73 bilhões em 2021, para R$ 206 bilhões em 15 anos.


O NOVO IVA

Defensora da PEC 110, Melina Rocha, diretora de cursos na York University, no Canadá, que também participou da reunião do Caeft, ressaltou que o ICMS usado no Brasil não pode ser considerado um IVA, pois não reúne as características essenciais de um imposto sobre valor agregado, como base ampla e sem restrição aos créditos.

Atualmente, 176 nações no mundo utilizam o IVA. Dos 31 países federativos, 20 optaram pelo IVA único, como Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Suíça e Venezuela, entre outros.

Canadá e Índia usam o IVA Dual, nos mesmos moldes do que propõe a PEC 110. O texto prevê um IVA federal (fusão do PIS e Cofins) e outro de competência estadual e municipal (fusão do ICMS e ISS).  

“Apesar de ser um imposto cumulativo, o ICMS atualmente não permite de forma integral a obtenção de créditos, onerando a produção e levando à perda de competitividade”, criticou Melina.

As mesmas críticas foram feitas por ela em relação ao ISS, “um imposto cumulativo e concentrador de riquezas.”

Dados apresentados durante a reunião mostram que São Paulo e Rio de Janeiro concentram 31,8% da arrecadação do imposto municipal. De acordo com a especialista, com o IBS, 4,8 mil municípios terão ganhos na arrecadação e apenas 690 apresentarão perdas.

“Vale lembrar que a PEC 110 prevê um período de transição. Nos primeiros 20 anos, as receitas serão mantidas para Estados e municípios. Depois desse período, caso haja recuo na arrecadação, a proposta prevê mecanismos de compensação”, explicou.


REDISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS

De acordo com Melina Rocha, a reforma vai aumentar a participação relativa dos Estados e Municípios mais pobres no bolo tributário, com a redistribuição de cerca de R$ 25 bilhões dos Estados mais ricos para os menos favorecidos. Na esfera municipal, a redistribuição deve ultrapassar R$ 37 bilhões.

A especialista também rebateu a tese de que a proposta vai aumentar a carga tributária do setor de serviços, que hoje responde por 73,3% do PIB. Desse valor, explicou, apenas 13,7% correspondem às transações no fim da cadeia, ou seja, as vendas ao consumidor final.

Pela proposta, haverá tratamento diferenciado para serviços de saúde, educação e transporte público. 

 

 Silvia Pimentel

https://dcomercio.com.br/publicacao/s/sistema-tributario-reformular-tudo-ou-apenas-simplificar


Dia dos Namorados: 5 dicas para comprar o presente pela internet

Crédito: Canva
Buscar produtos desejados em marketplaces na internet é a melhor opção para fugir da aglomeração e dos preços altos nas lojas físicas; Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais, lista dicas

 

O Dia dos Namorados está chegando, e é considerado a terceira data mais atrativa para o varejo - atrás apenas do Dia das Mães e do Natal, que são os “campeões de vendas”. Afinal, quem vai arriscar deixar seu namorado ou namorada sem ganhar um mimo, na data mais romântica do ano?

Criado no Brasil em 1948, pelo publicitário João Dória,  o Dia dos Namorados tinha inicialmente o propósito de aumentar as vendas no mês de Junho, considerado uma época fraca. No entanto, fez tanto sucesso que logo tornou-se uma data que hoje já é impossível de se “passar em branco”. E segundo pesquisa recente da plataforma MindMiners, encomendada pelo Grupo Globo, 72% dos entrevistados planejam comemorar a data neste ano. Além disso, as vendas do e-commerce cresceram 3,2% em relação ao mesmo período de 2020, segundo a mesma pesquisa. 

“O Dia dos Namorados, em 12 de junho, é muito importante para um grande número de consumidores brasileiros, e, com isso, as lojas físicas tendem a ficar muito cheias por conta da alta procura. A melhor solução para evitar as filas ou preços abusivos é buscar os produtos desejados pela internet”, avalia o diretor-executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais, Rodrigo Garcia. 

Pensando nisso, Garcia listou 5 dicas para encontrar o presente ideal para a data  na internet, sem ter “dor de cabeça”: 


Confira a  avaliação do produto

Evite comprar por impulso. Verifique com cuidado as características, detalhes e condições do item antes de finalizar a transação. Para isso, é importante observar bem as fotos e avaliações  para conhecer o produto que está pensando em adquirir. 

“Cheque as avaliações do item para certificar que está comprando um produto de qualidade, e que realmente condiz com a descrição que o site tem sobre a compra. O consumidor também precisa ter certeza que é de fato aquilo que procura, antes de efetuar a compra, pois se precisar cancelar terá mais trabalho”, alerta o especialista.


Certifique-se do prazo de entrega

Quando compramos online, é fundamental também ficar atento ao prazo de entrega, para que a encomenda chegue a tempo. “O comprador deve checar se o prazo estimado lhe atende, ou se chegará muito próximo após a data comemorativa. Essa é outra dica fundamental para evitar frustrações na experiência de compra”, alerta.

Para contornar esse tipo de dificuldade, Garcia recomenda se planejar e fazer as compras com certa antecedência. “Se possível, não compre o produto de última hora, pois nessa época do ano as empresas têm uma alta demanda de pedidos e pode levar alguns dias para que o item chegue ao seu destino final”, explica ele.


Informe-se sobre a política de trocas

Por mais que o consumidor escolha, presentes nem sempre dão certo, ou agradam quem foi presenteado. “Se for uma roupa, por exemplo, pode não servir ou vir com algum defeito de fabricação. Por isso, o comprador deve sempre guardar o cupom fiscal e verificar o número de dias para a troca do produto, caso seja necessário.

“Outro aspecto que é importante checar é o procedimento a ser seguido para a troca, se é algo muito burocrático, e se o cliente precisa arcar com algum custo de envio pelos Correios e frete”, ressalta Garcia.


Planejar é a melhor forma de evitar estresse

Segundo a pesquisa MindMiners, 59% dos entrevistados declararam que costumam comprar presentes com antecedência, planejando-se para as datas comemorativas.

“Essa é a melhor coisa a se fazer, pois quando o consumidor compra com antecedência ele costuma ter tempo hábil para procurar os preços mais competitivos, e verificar se o item com o qual pretende presentear está em estoque. Dessa forma, otimiza seu tempo e aumenta as chances de comprar com sucesso”.


Fuja de possíveis golpes 

Como última dica, o executivo da Petina orienta que os compradores fiquem sempre atentos a sites duvidosos ou preços muito abaixo da média. Isso porque, na internet, infelizmente não é incomum que, nessas épocas de alta procura, haja sites que tentam aplicar golpes nos consumidores.

“É recomendável procurar comprar sempre via marketplaces e com vendedores verificados, ou por indicações de pessoas que  já usaram o fornecedor, para que a compra para o Dia dos Namorados não vire um ‘pesadelo’”, finaliza Garcia.

 

Petina - pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais.


Decisão do STJ sobre rol da ANS prejudica pacientes; advogada esclarece

Rol de cobertura da ANS passa a ser taxativo
Crédito: Canva. com

Advogada especializada em direito de saúde e defesa do consumidor, Dra. Tatiana Viola de Queiroz explica o que muda com a decisão.


Por 6x3 o STJ decidiu ontem (08/06) pela taxatividade do rol da ANS, a decisão causou polêmica. Os convênios médicos não serão mais obrigados a cobrir procedimentos fora do rol, o que prejudica os pacientes.

“Porém a taxatividade é mitigada, logo há a possibilidade de exceções, o julgamento não tem poder vinculante, então não vale para todos os processos em andamento, porém as operadoras de planos de saúde provavelmente irão tirar proveito deste julgamento.” alerta a Dra. Tatiana Viola de Queiroz, advogada especializada em direito de saúde.

Existe a possibilidade de questionar a decisão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), e há também a necessidade de verificação constitucional para entender se há a possibilidade de questionar o STF sobre a decisão tomada pelo STJ.

A Dra. Tatiana Viola, listou abaixo alguns dos critérios de exceções da taxatividade:

  • A operadora de plano de saúde não é obrigada a arcar com tratamento não constante do rol da ANS se existir para a cura do paciente outro procedimento eficaz e efetivo já incorporado ao rol.
  • É possível a contratação de cobertura ampliada ou a negociação de aditivo contratual para cobertura de procedimentos extra rol.
  •  Não havendo substituto terapêutico ou esgotados os procedimentos do rol da ANS, pode haver a cobertura do tratamento indicado pelo médico ou odontólogo assistente, desde que:
  1. Não tenha sido indeferido expressamente pela ANS a incorporação do procedimento ao rol da saúde complementar;
  2. Haja comprovação da eficácia do tratamento a luz da medicina baseada em evidências;
  3. Tenham recomendações de órgãos técnicos de renome nacionais, como CONITEC e NATJUS, ou estrangeiros;
  4. Seja realizado, quando possível, o diálogo interinstitucional do magistrado e com entes ou pessoas com expertise técnica na área da saúde.

 

Dra. Tatiana Viola de Queiroz - Sócia-fundadora do Viola & Queiroz Advogados Associados, tem mais de 20 anos de experiência como advogada. É Pós-Graduada e especialista em Direito Médico e da Saúde, em Direito do Consumidor, no Transtorno do Espectro Autista, em Direito Bancário e em Direito Empresarial. É membro efetivo da Comissão de Direito à Saúde da OAB/SP. Atuou por oito anos como advogada da PROTESTE, maior associação de defesa do consumidor da América Latina. 


Segundo pesquisa, analisar dados é uma das maiores dores da área de produtos no Brasil

Para atender a dor dos profissionais deste setor, a PM3, escola referência na educação de produtos digitais e condutora da pesquisa, lança o curso de Product Analytics


Segundo a última edição da pesquisa O Panorama do Mercado de Product Management (PM), realizada pela PM3, escola referência na educação de produtos digitais no Brasil, a análise de dados é uma das maiores dificuldades enfrentadas por PMs no país, de acordo com 24% dos respondentes em 2021. Para atender essa dor latente dos profissionais da área de Produtos, a edtech anuncia o lançamento de seu novo curso: Product Analytics. Com previsão de início para agosto deste ano, o objetivo da formação é garantir uma tomada de decisões mais assertiva com o auxílio de dados concretos, além de mais clareza sobre como agir caso o profissional possua poucas informações à sua disposição naquele momento.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, dentre outras dores vivenciadas por PMs estão questões como definição de métricas (27%), correlacionada à análise de dados. Tais pontos corroboram com os 35% dos respondentes que sentem insegurança frequentemente em sua rotina de trabalho. Sendo assim, as aulas são voltadas para pessoas que já têm vivência na área de Produto, mas são iniciantes ou intermediárias no segmento de dados, tais como Analistas de negócio, APM, PO, analistas de produtos, Gerentes de Produto, designers, BIs, analistas de dados, dentre outras.

 

De acordo com o CEO da edtech, Marcell Almeida, o curso visa sanar uma das principais dores do mercado, que é a inabilidade ou insegurança de como utilizar dados. “As métricas ajudam profissionais de negócio e produto a darem um direcionamento de curto, médio e longo prazo para a tática e estratégia”, diz. “Portanto, além de saber interpretar os dados, é necessário saber manipulá-los no dia a dia”, completa.

 

Apesar disso, o curso é composto por abordagens que extrapolam o quesito técnico, como maneiras de realizar análises, interpretações e desenvolver habilidades que podem ser usadas no dia a dia corporativo. "Trabalhar na área de Produto significa montar planejamentos estratégicos com base em fatos, mas muitos profissionais se sentem receosos quando se deparam com métricas e precisam comunicá-las de modo inteligente depois", afirma Almeida. "Dessa forma, mais do que trazer conceitos técnicos, queremos ensinar como ter independência em um segmento que requer acessibilidade e assertividade", reforça.

 

Para Almeida, os dados são inerentes ao gerenciamento de produtos e o estudo mostra como há uma dificuldade generalizada acerca do tema no Brasil. "A identificação, interpretação e tomada de decisões baseadas em informações corretas têm sido cada vez mais valorizadas pelas empresas, pois estão diretamente ligadas ao sucesso do produto e do negócio", explica. "Diversas pesquisas e grandes personalidades do mundo corporativo já afirmaram que os dados são o novo petróleo do mundo. Então, estruturamos um curso que mostra o caminho para manipulá-los com inteligência e gerar insights estratégicos para potencializar resultados", ressalta.

 

A pré-venda já está aberta e a matrícula antecipada conta com uma série de benefícios, como o desconto de 25% até o lançamento. Outra vantagem em garantir o curso de Product Analytics é o acesso estendido ao produto por 12 meses, contados a partir do início das aulas. E para aqueles que desejam consumir outros conteúdos antes das aulas, a compra na pré-venda também garante acesso imediato e vitalício à Comunidade PM3, que possui atividades práticas ao vivo, mentorias, workshops, dentre outros.


Dia dos namorados: especialista explica como economizar na hora de comprar o presente do parceiro ou da parceira

A data é celebrada de diferentes formas, desde um jantar romântico em um restaurante conhecido ou até mesmo com um presente especial


Desde 1948, todo dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. A data foi criada por um publicitário que queria alavancar as vendas de uma loja de roupas nesse período do ano, já que era uma época fraca em termos de faturamento. O dia 12 de junho foi escolhido propositalmente, já que é um dia antes da celebração de Santo Antônio, que ficou conhecido como o santo casamenteiro do país. A data é celebrada de diferentes formas, desde um jantar romântico em um restaurante conhecido ou até mesmo com um presente especial.

Porém, como essas celebrações envolvem custos, muitas vezes algumas pessoas ficam com receio de não conseguirem surpreender o parceiro ou a parceira, principalmente aquelas que estão com problemas financeiros. De acordo com a Pesquiva de Endividamento e Inadimplência (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de endividados chegou a 77,7% em abril desse ano, o maior nível desde que a pesquisa começou, em janeiro de 2010. Sendo assim, muitos brasileiros acabam buscando diferentes formas de comemorar o Dia dos Namorados sem precisar gastar muito.

“Um dos piores erros que as pessoas costumam cometer é deixar para comprar o presente justamente na véspera da data, onde os lojistas e as marcas costumam subir os preços justamente por terem noção de que vai aumentar o movimento nesse período”, explica o educador financeiro Tiago Cespe, criador da Cespe Educação Financeira. Para evitar pagar um valor exorbitante, a dica é sempre pesquisar bastante em diferentes lojas umas três semanas antes do dia.

Se a pessoa acabar esquecendo e só lembrar próximo da data, pesquisar em lojas online acaba sendo mais fácil, mas a vantagem de comprar em loja física é que a pessoa não paga frete e pode ainda negociar o preço. “Quando você compra algo no cartão, uma parte do dinheiro é para pagar uma taxa que é cobrada do estabelecimento, então uma opção é pesquisar o preço do produto no e-commerce antes para ter uma ideia do valor e ir até a loja física com dinheiro, e negociar com o lojista se tem desconto pagando à vista e no dinheiro”, ressalta Cespe.

Pagar o presente do amado ou da amada com cartão de crédito deve ficar fora dos planos, principalmente no caso de pessoas endividadas ou com problemas financeiros, já que com o cartão de crédito a pessoa está apenas postergando uma conta que pode gerar consequências desagradáveis no futuro. “Colocar um limite de quanto é possível gastar na compra de um produto ou então com uma atividade ou passeio é importante para conseguir aproveitar o dia sem ficar pensando na conta que a pessoa terá de pagar posteriormente”, diz o educador financeiro.

É importante lembrar que no final de semana em que é comemorado o Dia dos Namorados os resturantes costumam ficar com filas enormes e o tempo de espera pode ultrapassar mais de uma hora. Sendo assim, pensar em outras alternativas de lazer como um picnic em um parque ao ar livre ou um jantar em casa com velas e um prato mais elaborado, podem ser opções mais vantajosas e muito mais agradáveis.

“Não é necessário ostentar ou comprar um presente por um valor exorbitante, é possível surpreender o parceiro ou a parceira de forma simples, como, por exemplo, montando uma cesta de café da manhã com os doces preferidos dele ou dela, ir ao cinema para assistir um filme que ambos estavam querendo, enfim, o importante é usar a imaginação e mostrar que a pessoa é especial”, pontua Cespe.

A criatividade conta muito na hora de presentear a pessoa amada, então um presente feito pela própria pessoa também é uma dica para não deixar o dia dos namorados passar em branco. Existem centenas de tutoriais na internet que ensinam como criar diferentes obejtos e produtos ou até mesmo como preparar uma surpresa com base em vídeos virais de casais nas redes sociais.

“Muitas vezes uma carta de próprio punho pode causar muito mais impacto do que um presente caro, então o que vale no final é mostrar que o amor está acima de qualquer coisa, inclusive dos problemas financeiros”, finaliza o educador financeiro.


País pode ter safra recorde de 263 milhões de toneladas em 2022

Se confirmado, o volume será 3,8% superior ao de 2021. Alta deve ser puxada pela safra de milho, estimada em 112 milhões de toneladas

 

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve fechar 2022 com um volume recorde de 263 milhões de toneladas. Caso a estimativa se confirme, a safra será 3,8% superior à registrada em 2021, de 253,2 milhões de toneladas.

O dado é do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de maio, divulgado nesta quarta-feira, 8/06, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A previsão de maio é 0,6% maior do que a estimada pela pesquisa de abril, de 261,5 milhões de toneladas.

A alta em relação a 2021 deve ser puxada principalmente pelas safras de milho, que devem fechar o ano em 112 milhões de toneladas, um crescimento de 27,6% na comparação com o ano anterior.

“A colheita da segunda safra está começando agora e as condições climáticas são boas, especialmente em Mato Grosso e Paraná, que são os principais produtores desse grão”, informou o pesquisador do IBGE Carlos Alfredo Guedes.

O trigo é outra lavoura que deve ter aumento na produção este ano, com uma alta de 13,6% na comparação com o ano passado. Segundo Guedes, o aumento esperado tem relação com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Os dois países são grandes exportadores do produto.

“Isso fez os produtores brasileiros expandirem as áreas de plantio. Se tiver uma boa condição climática, a produção deve ser recorde em 2022”, explica.

A área colhida do produto deve crescer 2,1% no ano, enquanto o rendimento médio de produção por hectare deve ter aumento de 11,3%.

Mesmo assim, o pesquisador acredita que o Brasil ainda precisará importar o produto, uma vez que a produção nacional de trigo deverá ficar em 8,9 milhões de toneladas, abaixo da demanda interna de 12 milhões.

Outras lavouras importantes com previsão de alta na produção são o feijão (15%), algodão herbáceo (15,2%), aveia (8,2%) e sorgo (19,2%).

Já a principal lavoura do país, a soja, que está com sua colheita praticamente finalizada, deve fechar 2022 com uma produção de 118,6 milhões, 12,1% abaixo do ano anterior. O arroz também deve ter queda no ano, de 8,6%.


OUTRAS LAVOURAS

Além dos cereais, leguminosas e oleaginosas, o IBGE também faz estimativas para outras safras importantes para o país, como o café, que deve crescer 7,8%, e a cana-de-açúcar, que deve ter alta de 19,2%. São esperados aumentos ainda para as safras de banana (1,6%) e laranja (2,3%).

Devem ter quedas as produções de batata-inglesa (5,1%), mandioca (2,3%), tomate (7,9%) e uva (11,8%).

 

Agência Brasil

Fonte: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/pais-pode-ter-safra-recorde-de-263-milhoes-de-toneladas-em-2022

 

ViaQuatro convida passageiros da Linha 4-Amarela para sessão de fotos em homenagem ao Dia Internacional da Amizade

 Registros serão feitos sexta-feira, 10, na Estação Vila Sônia, e farão parte de mostra especial sobre o tema

 

Colaboradores da concessionária em frente ao painel que será montado para a sessão de fotos


Há uma famosa frase atribuída a Willian Shakespeare que diz: “amigos são a família que a vida nos permite escolher”. Para celebrar os laços de amizade que unem as pessoas mundo afora, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, convida os passageiros que circularem pela Estação Vila Sônia nesta sexta-feira, 10, a participarem de uma sessão de fotos especial. Os registros farão parte de uma exposição sobre o tema que estará em cartaz em julho, na mesma estação. 

Sob o título “Amizade não é o tempo, é a conexão”, o projeto é uma ação da concessionária em comemoração à data que celebra, em julho, essa relação única de afinidade e parceria. A proposta é convidar amigos que estiverem passando pela Estação Vila Sônia para que sejam fotografados para a produção da mostra temática. Os cliques serão feitos pela equipe de sustentabilidade da concessionária e quem participar, além de receber a foto que fará parte da exposição, também ganhará um chocolate como uma pequena lembrança para prestigiar um amigo. 

Apesar de ter algumas comemorações em diferentes épocas do ano, uma das datas mais populares para o Dia do Amigo é 20 de julho. O marco foi instituído primeiramente em Buenos Aires, na Argentina, em 1969, por Enrique Ernesto Febbraro. Ele teria se inspirado na data da chegada do homem à lua pela sensação de aproximação entre todos os povos que o evento despertou. A iniciativa se popularizou no país vizinho e ganhou força no Brasil a partir dos anos 1990. 

“Toda manifestação de afeto e carinho merecer ser incentivada. Promover essa ação em uma de nossas estações é reforçar o nosso compromisso em ir além de um transporte eficiente e seguro e se consolidar cada vez mais como referência em mobilidade humana”, diz Juliana Alcides, gerente de comunicação e sustentabilidade da ViaQuatro.

 

Serviço:

Sessão “Fotos para a Exposição “Amizade não é o tempo, é a conexão””

10 de junho

Das 10h às 14h

Estação Vila Sônia -- Linha 4-Amarela


Anguilla encerra o portal de autorização de viagem para todos os visitantes

Anguilla é um paraíso para desfrutar de catamarã. Foto: Conselho de Turismo de Anguilla.


A comprovação de vacinação e um resultado negativo do teste COVID-19 ainda são necessários. 

 

O Ministério da Saúde de Anguilla atualizou as diretrizes dos protocolos de entrada na ilha, de acordo com o caminhar da estratégia de saída da COVID-19. As novas medidas entraram em vigor em 1 de junho de 2022 e, desta forma, o site onde era solicitada a autorização de viagem para Anguilla não é mais utilizado. 

 

Todas as pessoas com mais de cinco anos viajando para o Caribe ainda precisarão de um teste COVID-19 válido e negativo; ou seja, um teste de PCR ou NAA administrado dentro de três dias antes da chegada ou um teste rápido de antígeno a ser realizado o mais tardar dois dias antes da chegada. Essas informações devem ser enviadas antes do embarque e na chegada a Anguilla, juntamente com o comprovante de de vacinação completo. Vale lembrar que os kits de teste autoadministrados e testes de anticorpos não são aceitos no momento. 

 

Os testes na chegada também foram suspensos para todos os viajantes a Anguilla, exceto para aqueles que chegam sem um teste previamente aceito. Essas pessoas passarão pelo procedimento do PCR na chegada e deverão permanecer em seu hotel ou vila até que saiam os resultados, além de pagar uma multa. 

 

Existe também a possibilidade de um visitante não vacinado solicitar, por via de uma isenção médica, a autorização para entrar na ilha. Nesses casos a solicitação deve ser feita por escrito para o e-mail visitanguilla@gov.ai sob o assunto "Request for COVID-19 Vaccination Exemption". O visitante não vacinado que receba a isenção médica deve permanecer em quarentena por um período não inferior a 5 dias ou por outro período especificado pela Autoridade de Quarentena. 


 

Anguilla


 Aninhada no nordeste do Caribe, Anguila é uma beleza tímida, com um sorriso caloroso. Formada por coral e calcário, coberta de verde, a ilha é brindada com 33 praias, consideradas as mais bonitas do mundo pelos viajantes mais experientes e pelas principais revistas de viagens. Uma cena culinária fantástica, uma grande variedade de acomodações de qualidade com preços variados, uma série de atrações e um calendário rico em estivais fazem de Anguila um destino atraente e fascinante. Anguila fica fora dos roteiros principais, por isso, manteve um caráter e apelo encantadores. No entanto, pode ser facilmente acessada via Porto Rico ou St. Maarten. Romance? Elegância pé na areia? Chique descomplicado? Felicidade sem limites? Anguila é Beyond Extraordinary (“mais que extraordinária”, em tradução livre). www.ivisitanguilla.com

@VisiteAnguilla; Hashtag: #MyAnguilla

Interamerican Network

 

Líderes do futuro: como a inovação emocional é capaz de quebrar antigos padrões para um ambiente de trabalho mais saudável

Em meio ao aumento de casos de assédio moral nos últimos anos, companhias passam a avaliar as lideranças por meio de soft skills para novas contratações

 

Os novos modelos de trabalho adotados nos últimos anos representaram um grande desafio a líderes e liderados. O aumento da pressão por resultados e produtividade, assim como a insegurança trazida pela recente crise sanitária, acabaram acirrando as relações e resultaram em um aumento de atitudes consideradas hostis e impróprias no mundo corporativo. De acordo com um levantamento realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), as denúncias de assédio moral aos trabalhadores triplicaram nos últimos dois anos no país. Na região da Grande São Paulo, os registros atingiram o alarmante percentual de aumento de 51,4%, somente em 2021. Entretanto, este é um cenário que tende a mudar e evoluir. 

Segundo uma pesquisa mundial realizada pela empresa de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização Capgemini, a habilidade de reconhecer e entender as próprias emoções e das outras pessoas, chamada de inteligência emocional, já é um dos atributos mais valorizados em profissionais e seguirá em alta nos próximos anos – fator determinante para a quebra dos velhos paradigmas de liderança. Segundo 74% dos executivos seniores entrevistados e 58% dos colaboradores não executivos que participaram da pesquisa, em breve, será impossível contar com funcionários sem esta competência. A estimativa é de que, nos próximos anos, a procura por essa soft skill – fundamental para engajar e influenciar as equipes, em termos de liderança, tornando os ambientes mais harmônicos e equilibrados - seja pelo menos seis vezes maior do que é atualmente.

“As empresas, finalmente, estão fechando o cerco contra os chefes raivosos, grossos ou estúpidos; isso não é mais tolerado, é assédio moral. Para que isso aconteça, efetivamente, não apenas no ambiente de trabalho, mas em todos os aspectos de vida dessas lideranças, precisamos de uma mudança de cultura, alcançada com o desenvolvimento de soft skills, como a inteligência emocional”, destaca Heloísa Capelas, escritora, palestrante e especialista em desenvolvimento do potencial humano.

Atuando como agente promotor dessas grandes mudanças e com o objetivo de propor um desafio de reciclagem desses comportamentos, ainda presentes em profissionais que ocupam os altos cargos, recentemente Heloísa Capelas lançou o livro Inovação Emocional – leitura obrigatória aos líderes do futuro. A obra faz uma profunda viagem de autoconhecimento que permite identificar, com honestidade, a origem dos padrões que sabotam a plenitude, o sucesso e o bem-estar, a partir da ruptura com crenças adquiridas ao longo da vida profissional, implementadas no subconsciente e que levam a atitudes de repetição nada saudáveis, inspiradas no que foi absorvido pelas situações vivenciadas.

 


Heloísa Capelas - especialista em desenvolvimento humano por meio do autoconhecimento e do aumento da competência emocional há cerca de 40 anos. Mentora de líderes, aplica cursos com a Metodologia Hoffman, considerada por Harvard um dos trabalhos mais eficazes na mudança de paradigmas para líderes. É autora dos best-sellers “Inovação Emocional” (2021), O “Mapa da Felicidade” e “Perdão, a revolução que falta”. É expert em processos transformativos e psicodinâmica aplicada aos negócios, coach e master practitioner em Programação Neurolinguística (PNL). CEO do Centro Hoffman, no Brasil, está também à frente da Câmara Feminina do Instituto Êxito de Empreendedorismo.


Pequenos negócios geraram oito em cada dez empregos em abril

Levantamento produzido pelo Sebrae mostra que, no quarto mês do ano, as micro e pequenas empresas contabilizaram um saldo de 166,8 mil novos postos de trabalho 

 

Os pequenos negócios foram responsáveis por mais de 84% do saldo de empregos gerados em abril, segundo levantamento feito pelo Sebrae com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. No quarto mês do ano, as micro e pequenas empresas contabilizaram um saldo positivo de 166,8 mil novos postos de trabalho. Ao todo, foram 1.854.557 admissões e 1.657.591 desligamentos  

No acumulado de 2022, o Brasil já soma 770.593 vagas abertas, sendo que os empreendimentos de micro e pequeno porte responderam por uma grande fatia desse montante, com 585.560 novas contratações, ou seja, quase 80% do total. A porcentagem é equivalente à registrada no mesmo período de 2021.  

“Os dados mostram que as micro e pequenas empresas continuam sendo as grandes geradoras de emprego no Brasil. São empreendedores resilientes que venceram a pandemia e continuam movendo a economia nacional. É fundamental continuar apoiando esses empresários com políticas de crédito e com a possibilidade de renegociação de dívidas, tanto de empréstimos, quanto de impostos e fornecedores”, enfatiza o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.  

Em abril, o setor que mais contratou foi o de Serviços, com saldo de 93.404 postos de trabalho. Os segmentos de Comércio e Construção ficaram praticamente empatados na segunda e terceira posição, com 28.420 e 25.267 empregos gerados, respectivamente.


Apenas 24% dos comentários sobre o Metaverso são positivos

Apesar de estar em alta, dúvidas sobre a combinação de realidades na nova tecnologia gera maioria de comentários negativos pelos consumidores. Setor de moda foi o mais engajado nas redes em relação à nova tecnologia desde a sua aparição na última edição da Fashion Week, em março de 2022

 

Muito se fala sobre o Metaverso nas redes sociais e plataformas de mídia atualmente. A tendência é que toda atividade se transforme em entretenimento por meio dessa tecnologia, que deve amplificar a experiência digital, espelhando o mundo real no ambiente virtual. O tema suscitou debates na web ao longo dos últimos dois anos, alcançando 2300% mais menções a partir de outubro de 2021, quando o Facebook se apresentou ao mercado como Meta. Entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre o que essa combinação de realidades pode representar.

Os números foram registrados pela Comscore, parceira reconhecida para planejamento, transações e avaliação de mídia em diferentes plataformas, que elencou os destaques a respeito do novo mundo virtual na América Latina. O relatório da companhia indica que, entre março de 2020 e março de 2022, o México liderou o número de menções sobre o Metaverso (27%) na região, em seguida estiveram o Brasil (22%), Argentina (19%), Colômbia (11%), Chile (11%) e Peru (5%).

Ao analisar mais de 350 tópicos diferentes relacionados ao Metaverso, a Comscore também elencou os assuntos que geraram mais de 92% das publicações sobre o tema nas redes sociais nestes dois anos: mais de 39% trazem referência ao Facebook/Meta, 17% são sobre o uso da realidade virtual, 15% estão relacionados a empresas e negócios e 11% aos NFTs (Tokens Não Fungíveis). Em relação ao tom dos comentários sobre a tecnologia, 39% ainda são negativos.

“Graças à tecnologia de realidade aumentada e realidade virtual, o Metaverso é um lugar que torna possível melhorar a experiência online, desde as atividades de compras até encontros com os amigos, ou mesmo na forma de transações com ativos digitais e NFTs. É por isso que as conversas sobre o tema giram em torno de múltiplas variáveis que contemplam e tornam possível a sua existência. Contudo, devido a dúvidas e incertezas que instigam os consumidores, apenas 24% dos comentários nas redes em relação ao Metaverso são positivos”, relata Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil.


Participação das indústrias nas conversas sobre o Metaverso

O infográfico da Comscore mostra, ainda, quem são os setores mais engajados com a tecnologia na região e descobriu que Moda aparece em primeiro lugar. O grande volume de menções na categoria se deve ao fato de que, em março de 2022, ocorreu a primeira edição do Metaverso na Fashion Week, com desfiles programados com a ajuda da plataforma de realidade virtual Decentraland. Neste período, a Comscore registrou 1.134 menções sobre o Metaverso nas redes, atreladas principalmente às marcas participantes do evento.

Outros setores que também se engajaram ao Metaverso nas plataformas digitais foram: automotivo, bebidas, mídia, artes e bens imobiliários.


Metaverso na prática

Apesar de ter tomado as redes apenas recentemente, algumas empresas já apostam no Metaverso como estratégia de negócios. Em 2014, o Facebook adquiriu a empresa Oculus, de óculos de realidade virtual. Desde então, implantou múltiplas iniciativas destinadas a criar um mundo virtual e, em 2021, mudou seu nome para META.

No Google, o foco de curto prazo da companhia parece estar ligado à realidade aumentada, uma vez que a empresa ainda não encontrou uma saída satisfatória para o assunto - especialmente após sua última grande falha neste campo com os óculos de papelão e a plataforma Daydream View VR.

A Epic Games tem os jogos Fortnite, Minecraft e Roblox como alguns dos mais populares nos últimos anos, que permitem construir mundos virtuais. Em 2021, a companhia anunciou que irá levantar fundos para desenvolver a narrativa metaverso em seus títulos. A Microsoft, por sua vez, tem os óculos HoloLens 2 como um de seus elementos centrais. Além disso, em 2021, a empresa estreou o Microsoft Mesh, um software de realidade mista que permite conexão virtual.

“O Metaverso certamente dominará as novas interações entre marcas e consumidores. Mesmo trazendo muitos questionamentos a respeito do futuro social e das relações humanas, essa inovação envolve uma ampliação da conexão entre pessoas, representadas por seus avatares, por meio da tecnologia. Essa crescente fusão entre real e virtual deve transformar completamente nossos hábitos de consumo”, conclui Ingrid.

Mais detalhes sobre o levantamento da Comscore podem ser acessados em: https://www.comscore.com/Insights/Infographics/Escucha-social-sobre-el-Metaverso-en-Latinoamerica

 

Pagamento do FGTS e 13º elevam a intenção de consumo, que atinge, em maio, o maior patamar desde abril de 2020

Apesar da melhora pontual provocada pela injeção dos recursos na economia, inadimplência se mantém próxima ao nível recorde


 
O saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contribuíram para a alta, em maio, da Intenção de Consumo das Famílias (ICF). O indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) subiu 4,1% e registrou 80 pontos. Embora ainda indique insatisfação, pois está abaixo dos 100 pontos numa escala que vai de 0 a 200, este é o maior patamar do ICF desde abril de 2020 (98,8). Na comparação anual, o crescimento foi de 18,9%.
 
As sete variáveis que compõem o indicador registraram crescimento no mês, mas os itens Emprego Atual e Perspectiva Profissional se destacaram, crescendo 5,1% e 6,5% e atingindo as pontuações de 107,8 e 106,3, respectivamente. A avaliação da renda atual subiu 5,8%, chegando aos 85,3 pontos. A melhora no mercado de trabalho na capital paulista – que gerou, no primeiro trimestre, 60 mil novos empregos formais, além da reabertura da economia e a injeção de recursos do FGTS e do décimo terceiro – beneficiou o poder de compra dos consumidores paulistanos, em maio. Entretanto, ainda é insuficiente para cessar os impactos da inflação no orçamento doméstico.
 
Além disso, estas medidas não elevaram, na mesma proporção, o ânimo dos paulistanos em consumir. As variáveis que mensuram Nível Atual e Perspectiva para Consumo subiram 1,4% e 0,6%, respectivamente. Ambas ficaram abaixo dos 100 pontos (na zona de insatisfação), com as respectivas pontuações de 58,3 e 78,6. As demais altas foram observadas em Acesso ao Crédito (3,9%/81,5 pontos) e momento para duráveis (2,6%/42,1 pontos), porém, em patamares inferiores aos do ano passado (-9,5% e -8,6%, respectivamente).
 
A análise por faixa de renda demonstrou que, entre as famílias que recebem até dez salários mínimos, a redução da insatisfação com as condições econômicas foi mais relevante: alta de 4,7%, saindo de 71,4 pontos, em abril, para os atuais 74,8. Entre os lares com renda superior a este valor, o avanço foi de 2,5% (contudo, com pontuação mais elevada: 95 pontos). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) também foi alavancado pelos recursos do FGTS e do décimo terceiro salário, crescendo 1,5%.
 


Inadimplência próxima ao nível recorde

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da FecomercioSP, o número de inadimplentes ficou tecnicamente estável em maio: as famílias com dívidas em atraso eram 24,5%, ante os 24,6% em abril, quando houve o recorde da série histórica do levantamento. No mês, 983 mil lares não conseguiram pagar as dívidas até a data do vencimento. Entre as famílias com renda maior, a taxa ficou estável (12,2%), ao passo que entre as de renda menor, houve recuo de 29,5% para 29,3%.
 
Com mais recursos em mãos, as famílias estão focando no pagamento das dívidas. Após recorde em abril (75,3%), o número de lares endividados diminuiu 74,5%, o que significa que 28,1 mil famílias não têm mais dívidas, num total de 2,99 milhões de lares endividadas. A principal razão para esta redução foi o menor uso do cartão de crédito (de 93,7% para os atuais 91,9%). Além do encarecimento, as empresas de cartão e os bancos estão mais seletivos na concessão de crédito, dado o maior risco de inadimplência. Por outro lado, houve aumento do endividamento nos carnês (19,7%, ante 19,1% do mês anterior).
 
Na análise por faixa de renda, a redução do endividamento foi detectada tanto nas famílias que ganham até dez salários mínimos quanto nas que recebem acima deste valor. Para o primeiro grupo, o porcentual passou de 78,1% para 77,4%. Na faixa de renda mais alta, houve recuo de 67,1% para 66,2%.


 
Notas metodológicas


PEIC

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. São entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores na capital paulista. Em 2010, houve uma reestruturação do questionário para compor a pesquisa nacional da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e, por isso, a atual série deve ser comparada a partir de 2010.O objetivo da PEIC é diagnosticar os níveis tanto de endividamento quanto de inadimplência do consumidor. O endividamento é quando a família possui alguma dívida. Inadimplência é quando a dívida está em atraso. A pesquisa permite o acompanhamento dos principais tipos de dívida, do nível de comprometimento do comprador com as despesas e da percepção deste em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos, além de ter o detalhamento das informações por faixa de renda de dois grupos: renda inferior e acima dos dez salários mínimos.


 
ICF

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde janeiro de 2010, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego Atual; Perspectiva Profissional; Renda Atual; Acesso ao Crédito; Nível de Consumo; Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de cem pontos é considerado insatisfatório, e acima de cem pontos, satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias, assim como para as instituições financeiras.


 
ICC

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde 1994. Os dados são coletados com aproximadamente 2,1 mil consumidores no município de São Paulo. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. Esses dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, se apresenta como: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.


 
FecomercioSP

 

É preciso aprender para ensinar


A educação básica brasileira está em constante evolução. Hoje, encontramos uma infinidade de artigos sobre o novo Ensino Médio e como os itinerários formativos estimularão os jovens a valorizarem essa importante etapa da vida, possivelmente contribuindo para a melhora dos indicadores da educação brasileira. Da mesma forma, encontramos facilmente muitos recursos tecnológicos que prometem trazer as escolas para o século XXI: corretores de redação, plataformas adaptativas, e as inteligências artificiais, que prometem analisar cada estudante e oferecer o melhor caminho para os indivíduos, prevendo as oportunidades para alunos no ensino superior.

Essa evolução é necessária e há muito é esperada, porém, encontra, nas fileiras escolares, uma dificuldade adicional para sua efetiva adoção: a precariedade da formação docente brasileira. O ENADE, principal balizador da qualidade dos novos formados, traz números preocupantes: dos estudantes de pedagogia e licenciatura avaliados em 2017, ano do último teste aplicado a estes profissionais, mais de 60% tiveram notas ruim ou péssima, e apenas 1% nota excelente (fonte: https://bit.ly/37Onvt1); um alerta que não pode ser ignorado pelas escolas.

Partindo-se da premissa de que as novas ferramentas tecnológicas não abdicam da figura do professor como mediador dentro da sala de aula, é possível afirmar que um profissional com formação deficiente, munido dos mais modernos recursos disponíveis, não será capaz de ministrar aulas melhores. Tal qual o engenheiro que não sabe fazer cálculos corretamente, e não consegue se beneficiar totalmente de ferramentas de CAD, o professor com formação precária não conseguirá elaborar as melhores trilhas de aprendizado para os seus alunos, independentemente dos recursos disponíveis.

Qual a solução para essa questão? Grandes grupos educacionais, fundações e alguns governos vêm apresentando alternativas para a formação docente continuada, colocando à disposição dos professores plataformas com cursos complementares e contato com metodologias de ensino eficazes, amplamente testadas, além de trabalharem aspectos técnicos de cada disciplina. 

Você é professor e não sabe onde iniciar sua pesquisa? Procure o núcleo de educação do município onde trabalha, bata à porta de escolas particulares, solicite uma conversa com coordenadores e diretores e pergunte, diretamente, o que estas organizações valorizam em seus profissionais e se elas possuem dicas de ferramentas para atualização. Garanto que muitos profissionais se sentirão honrados em poder ajudar colegas de profissão.

Alternativas de formação não faltam: de portais eletrônicos passando por encontros de professores, pelos quais os mais experientes passam seu conhecimento para os mais jovens. As escolas não podem se furtar de oferecer alternativas e de cobrar que seus professores estudem e desenvolvam suas habilidades docentes. Da mesma forma, um bom profissional não pode deixar o seu próprio desenvolvimento de lado, e deve procurar trabalhar em instituições que apoiem e valorizem professores que gostam de estudar. 

As escolas que entendem o poder da formação docente oferecem aos seus professores o acesso a várias formas de se atualizar, de aprender mais, o que acaba retornando em benefício dos estudantes, que tendem a apresentar resultados melhores, e do próprio professor, que se torna um profissional adequado às demandas dos tempos atuais. Assim, todos se beneficiam, e a comunidade onde a escola está inserida cresce como um todo. Um mundo em constante evolução demanda profissionais e organizações em contínua atualização. Sejamos nós, escola, embaixadores da evolução contínua.

 

Celso Hartmann - diretor executivo dos colégios do Grupo Positivo.

 

Posts mais acessados