Num vídeo, vejo o atual presidente do
STF, em palestra realizada no ano de 2014, discorrendo com enorme naturalidade
sobre um crime de supressão de documentos ocorrido sob suas barbas. Na TV, fico
sabendo que, sob múltiplos apelos, a CPI Lava Toga foi morar no arquivo do
Senado. Nas redes sociais, informam-me que o Supremo começa a deliberar sobre
ações envolvendo aborto, crime de homofobia e temas conexos. Há poucos dias,
chocou-se a nação com a liminar concedida por Toffoli, quando ainda longe a
alvorada, para que a eleição do presidente do Senado ocorresse como convinha à
banda podre do PMDB e do PT. A imensa maioria dos senadores lixou-se para a
ordem judicial, exibiu o voto dado, destronou a turma sinistra e ficou por isso
mesmo. Um mês antes, Marco Aurélio não determinara a soltura de mais de 200 mil
presos? No twitter, o Procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCU,
Júlio Marcelo Oliveira aponta três pilares de sustentação da impunidade, sendo,
um deles, “a visão de mundo de Gilmar, Toffoli, Lewandowski e Marco Aurélio,
que parecem sofrer quando um corrupto é preso”. E arremata: “O STF, hoje, é
parte do problema e não da solução”. Há que dar um jeito no Supremo e a
revogação da PEC da Bengala é o jeito.
Resulta difícil conciliar toda uma
infinita cadeia de ocorrências nada louváveis e o muito mais que se sabe e
presume, com a arrogância que tão decisivamente se manifesta naquele recinto. A
mais recente evidência está no ingresso em pauta de temas que todos sabem ser
de competência do Congresso Nacional, como a criminalização da homofobia e do
aborto.
A alegação que empurra ou puxa essas
pautas para endereço errado é pueril: o Legislativo se recusa a legislar.
Diante disso, com muita propriedade, indaga o Promotor de Justiça Bruno Carpes:
“E quando o Judiciário deixa de julgar, o Legislativo julga por ele?” (cai o
pano, o público aplaude).
Então, vamos explicar bem devagar para
que até os ministros do STF entendam. Nos parlamentos, as coisas funcionam
assim. Suponhamos (apenas um exercício de imaginação, tal projeto não existe)
que um deputado protocole proposta para permitir, que, em nome do
multiculturalismo, famílias de certas etnias possam promover a mutilação
genital feminina (infibulação), segundo seus próprios costumes, com atendimento
pelo SUS para evitar riscos à saúde (argumentos, aliás, que têm sido usados
para justificar crimes muito maiores contra a vida). O projeto “Infibulação
gratuita e segura” poderia circular durante décadas sem ser votado porque o
autor, sabendo-o sem apoio, não o quer rejeitado. Omissão do Legislativo? Não!
O projeto não tem apoio suficiente, não conseguiu formar maioria, não vai a
plenário porque não tem voto, e o autor não tem interesse em perder.
Raramente,
muito raramente, um projeto de parlamentar vai a plenário para ser rejeitado. O
que acontece com esses temas que o STF se dispõe a abraçar é exatamente isso:
envolvem assuntos sobre os quais não há maioria formada para aprovação, o que
equivale a rejeição. E rejeitar um projeto, ou não o aprovar, é prerrogativa do
Poder. Deu para entender, senhores ministros, ou preciso desenhar? Quem sabe um
Power Point? Um videozinho? Uma entrevista com qualquer funcionário do
protocolo da Câmara dos Deputados facilitaria a compreensão.
Quando o STF, alegando “omissão do
Legislativo”, invade sua competência e passa a legislar, está, pura e
simplesmente, impondo a ilegítima vontade de sua pequena maioria sobre legítima
decisão majoritária do Legislativo. É uma reiterada usurpação de competência
que está, também ela, a apontar para necessidade de revogar a PEC da Bengala,
conforme iniciativa proposta pela deputada Bia Kicis.
Percival Puggina - membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.