Nutricionista ensina como aproveitar o período festivo sem elevar a glicemia
O período junino
proporciona alegria, diversão
e traz muito sabor, com comidas, doces e bebidas
típicas. No entanto, para quem possui diabetes, a temporada
exige alguns cuidados para não comprometer a glicemia,
explica a nutricionista e professora do curso de Nutrição da
Universidade Guarulhos (UNG), Vanessa Lopes.
Segundo
a especialista, o principal cuidado não está
na restrição das comidas, mas na forma como elas são consumidas. “Não
há alimento proibido para a pessoa com diabetes, mas
cuidados com as combinações e quantidades ingeridas para minimizar os
impactos nos níveis de açúcar no sangue”, esclarece.
O risco
de elevação rápida da glicemia está nos doces tradicionais. Por
exemplo, pé de moleque, doce de batata-doce, paçoca, doce de
abóbora, canjica, arroz-doce, maçã do amor, algodão-doce e
frutas cobertas de chocolate. Bebidas como vinho
quente, quentão, refrigerantes e sucos adoçados também exigem
moderação.
De acordo com a
nutricionista, uma estratégia interessante é combinar diferentes grupos
alimentares durante a refeição. “Quando você consome carne ou
frango - ricos em proteínas -, associados a pães
e massas – que possuem fibras -, isso ajuda a retardar a
digestão. Dessa forma, mesmo se consumir algum doce, o açúcar é
liberado mais lentamente na corrente sanguínea, reduzindo os picos
glicêmicos”.
Vanessa ainda pede
ponderação na hora de consumir produtos dietéticos ou sem adição de
açúcar. “Apesar de existirem versões de paçoca e
doces à base de chocolate sem açúcar, muitos
deles apresentam maior quantidade
de gordura. Esse excesso pode contribuir para o aumento
da glicemia a longo prazo”, ressalta.
Outro cuidado é
com os refrigerantes diet ou zero, que apresentam maior
quantidade de sódio em sua composição. O consumo
em excesso desse tipo de bebida pode gerar inchaço e aumentar a
pressão arterial.
Para
aproveitar esse período de festas com mais segurança, a
professora do curso de Nutrição da UNG recomenda não chegar ao evento com
fome ou após longos períodos em jejum. “Isso pode favorecer
exageros e dificultar o controle alimentar. O ideal é manter uma
dieta equilibrada ao longo do dia e, na festa, escolher aquilo que
realmente deseja consumir”, orienta.
Segundo Vanessa, vale a
pena começar por uma opção com proteína, como um lanche de
carne ou frango, e depois escolher o doce que mais
desperta vontade de comer. “Evite associar muitas preparações, mesmo sendo
diet ou zero, pois todos os alimentos podem gerar impacto na glicemia se
consumidos em grandes quantidades. Na maioria das festas juninas, os doces
não são pensados para quem possui diabetes. Portanto, aconselho
a controlar a quantidade ingerida. Se for o caso, divida a porção com
outras pessoas. Isso permitirá experimentar mais opções”,
comenta.
Para finalizar, a
especialista recomenda não encarar as comidas como algo
proibido. “Esse tipo de pensamento pode aumentar a vontade de
consumir o alimento e até favorecer episódios
de compulsão alimentar”, conclui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário