O início do inverno em 21 de junho, somado à manutenção da bandeira amarela pela Aneel e ao aumento do tempo em casa durante as férias escolares e a Copa do Mundo, acende um sinal de alerta para o consumo de energia elétrica. A CPFL Paulista reforça que chuveiros elétricos, aquecedores de ambientes e secadoras de roupas podem elevar significativamente a conta de luz.
Principais vilões do inverno:
Chuveiro elétrico: é um dos aparelhos que mais
consomem energia em uma residência. Ao utilizá-lo no modo “inverno”, o
acréscimo no consumo é de até 30% em relação ao modo “verão” e o banho passa a
ser responsável por 25% a 35% dos gastos na conta de luz nos dias mais gelados.
Exemplificando, numa casa onde o chuveiro tenha uma potência de 7.500W e possua
quatro pessoas utilizando-o por 15 minutos cada, todos os dias, haverá um
consumo próximo de 225 kWh/mês. Para economizar, reduza o tempo do banho e,
sempre que possível, altere a chave para o modo “verão”.
Aquecedores: o consumo médio mensal de um aparelho
de 1.500 W, ligado por 3,5 horas diárias, pode chegar a 160 kWh. Por isso,
quando for comprar um aquecedor, certifique-se de que seu tamanho e potência
estão adequados ao ambiente em que será utilizado. Isso evita gasto de energia
desnecessário. Outra dica é escolher modelos com timer, assim, quando o cômodo
estiver na temperatura ideal, o aparelho desliga. Se optar por utilizar
ar-condicionado, uma opção viável é a instalação de modelos inverter, que
economizam até 40% em comparação aos convencionais.
Máquinas de lavar e secar: o uso das secadoras
também cresce e o aparelho consome entre 80 e 100 kWh por mês, quando utilizado
uma vez ao dia. O frio também contribui para que se use mais a lavadora, que
consome mensalmente cerca de 36 kWh, 5% do consumo total de uma residência,
quando ligada duas vezes por semana. A dica aqui é acumular roupas para lavar e
secar tudo de uma única vez. Esse conselho também vale para quando for usar o
ferro elétrico. Prefira ciclos completos e aproveite a secagem natural ao ar
livre.
Torneiras elétricas: prefira realizar as atividades
em horários mais quentes, ajustando a temperatura da água para um nível médio
de calor. Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as louças e enxágue tudo
de uma vez para reduzir o tempo ligado. Essa prática ajuda a economizar energia
e água.
Dicas da CPFL Paulista
· Usar a posição “Verão” ou “Morno” pode gerar
economia de até 30%.
· Reduzir o tempo de banho.
· Optar por duchas eletrônicas com ajuste gradual
de temperatura.
· Fechar portas e janelas para manter o ambiente
aquecido e evitar troca térmica.
· Usar aparelhos com desligamento automático para
evitar consumo desnecessário.
· Lavar e passar roupas em dias únicos, diminuindo
ciclos e economizando energia.
· Aproveitar luz natural e secagem ao ar livre.
Copa e férias: mais tempo em
casa
Com crianças em casa e jogos da Copa na TV, o tempo
de uso de televisores, videogames e computadores aumenta. A CPFL Paulista
recomenda desligar os aparelhos da tomada quando não estão em uso e limitar o
tempo de funcionamento para reduzir consumo e riscos.
Mesmo desligados, aparelhos conectados à tomada
continuam consumindo energia. O chamado consumo fantasma pode representar até
12% do valor mensal da fatura.
Segurança em foco
O consumo fantasma não é apenas um problema
financeiro. Cabos acessíveis podem ser puxados ou mastigados por crianças e
animais, e equipamentos falsificados ou sem certificação podem superaquecer e
provocar acidentes. Segundo dados da Abracopel, em 2025 houve redução de 14,88%
nas mortes por acidentes elétricos no Brasil, mas os números ainda são altos:
646 ocorrências, sendo 150 em ambiente residencial.
Guardião da Vida
A CPFL Energia reforça essas recomendações e mantém
o programa permanente Guardião da Vida (guardiaodavida.com.br), com palestras e
campanhas educativas voltadas à segurança no uso da energia elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário