Há 5 anos realizada em São Paulo e, pelo 3º ano consecutivo em formato nacional, mobilização promovida pela ONG Movimento Lipedema reunirá mulheres, médicos e apoiadores em diferentes regiões do país e no exterior para ampliar a conscientização sobre uma doença que afeta cerca de 10 milhões de brasileiras;
Em
agosto, novas iniciativas e desdobramentos inéditos prometem ampliar ainda mais
a visibilidade do tema no país;
A ONG
Movimento Lipedema, braço social do Instituto Lipedema Brasil,
promoverá, no próximo dia 5 de julho de 2026 (domingo), uma grande
mobilização de conscientização sobre o lipedema, reunindo
mulheres, familiares, profissionais de saúde e apoiadores em 26 cidades
confirmadas no Brasil e no exterior. A iniciativa busca ampliar o acesso à informação,
acolhimento e visibilidade sobre uma condição que ainda afeta milhões de
mulheres de forma silenciosa e frequentemente subdiagnosticada.
Excepcionalmente, a cidade de Belém (PA) realizará sua caminhada no dia 28 de
junho.
“A proposta é
mostrar que nenhuma mulher está sozinha nessa caminhada. Mais do que uma ação
simbólica, o evento busca ampliar o debate público sobre diagnóstico,
acolhimento e qualidade de vida das portadoras de lipedema”,
destaca a presidente da ONG, Gabriela Pereira.
“Com diferentes
formatos em cada região, os encontros terão como foco promover
união, troca de experiências, fortalecimento emocional e conscientização social
sobre o lipedema, doença crônica que atinge cerca de 10 milhões
de mulheres no país e impacta diretamente a qualidade de vida das pacientes”,
diz o diretor do Instituto Lipedema Brasil, Dr. Fábio Kamamoto, que estará
presente na caminhada e São Paulo.
Como
participar – A participação é gratuita e
aberta ao público, incluindo pacientes, familiares,
profissionais de saúde, apoiadores da causa e todas as pessoas interessadas em
ampliar a conscientização sobre o lipedema. Para acompanhar atualizações, pontos
de encontro, horários e detalhes de cada região, basta acessar os canais
oficiais da ONG Movimento Lipedema no Instagram: @ongmovimentolipedema.
Mais
novidades em agosto – A mobilização
acontece em meio ao mês mundial de conscientização do lipedema, celebrado em
junho, e antecede uma nova fase de ações previstas para o segundo semestre.
Segundo a ONG Movimento Lipedema, o tema deve ganhar ainda mais visibilidade
nacional após a Copa do Mundo, com iniciativas especiais previstas para o fim
de agosto envolvendo informação, conscientização e novos formatos de debate
sobre a doença. “Estamos preparando ações importantes para ampliar ainda mais
essa conversa no Brasil e conectar novas audiências ao tema”, adianta Gabriela
Pereira.
26
Cidades já confirmadas (em atualização): São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Bauru
(SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ), Brasília
(DF), Goiânia (GO), Itajubá (MG), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Florianópolis
(SC), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió
(AL), Natal (RN), Teresina (PI), São Luís (MA), Belém (PA), Palmas (TO), Campo
Grande (MS), Boston (EUA) e Porto (Portugal).
![]() |
| Crédito foto: divulgação ONG Movimento Lipedema |
@ongmovimentolipedema
Instituto Lipedema Brasil
lipedemabrasil.com.br
@lipedemabrasil


Nenhum comentário:
Postar um comentário