Pesquisar no Blog

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Neste Janeiro Branco, dr.consulta reforça acolhimento psicológico gratuito para passageiros do transporte público de SP

Cabine de atendimento psicológico virtual vai passar por mais quatro estações do metrô, da CPTM e da EMTU durante todo o mês de janeiro
 

Como parte da campanha de Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental, o dr.consulta reforça as suas iniciativas de acolhimento psicológico a passageiros do transporte público de São Paulo. Em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, o projeto “É falando que a gente se cuida” oferece atendimento virtual com psicólogos em uma cabine que vai circular por 4 estações do metrô, da CPTM e da EMTU.

No mês de dezembro, foram 107 pessoas acolhidas durante as três semanas em que a cabine esteve disponível nas estações de transportes metropolitanos, sendo 60% mulheres. A iniciativa é reforçada após o sucesso da primeira edição, que aconteceu no Setembro Amarelo, destacando a importância da prevenção e da escuta quando o assunto é saúde mental. “Na correria do dia a dia, muitas vezes a saúde fica em segundo plano. Ao levar acolhimento psicológico gratuito para onde circulam milhares de pessoas, temos a chance de mudar essa cultura e conscientizar as pessoas sobre como o acolhimento psicológico tem o poder de transformar vidas”, aponta Paulo Yoo, diretor médico do dr.consulta.

Um levantamento recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicou que 5,8% de toda a população brasileira sofre de depressão, o que equivale a quase 12 milhões de pessoas. Ainda temos mais um fator crítico, muitos dos casos não são notificados, considerando-se o território nacional. Além disso, até 60% das pessoas que cometeram suicídio nunca buscaram ajuda de um profissional de saúde mental ao longo da vida, contribuindo para exacerbação do sentimento de desesperança e agravo do problema.

Por isso, o projeto abre também uma discussão importante sobre a seriedade do tema e a necessidade de as pessoas procurarem por ajuda qualificada quando seus sentimentos não estão em um estado de equilíbrio psicológico, fundamental nos desafios do cotidiano. “Não é só sobre falar, mas sobre dialogar com profissionais tecnicamente preparados que possuem escuta terapêutica e estão conectados com as necessidades individuais do paciente, tratando problemas relacionados a emoções, comportamentos e processos mentais”, comenta Eliane Thot, psicóloga do dr.consulta.

A ação “É falando que a gente se cuida” terá a sua última rodada em 4 estações do metrô, da CPTM e da EMTU, entre os dias 6 e 31 de janeiro, nas estações Tamanduateí (CPTM), São Mateus (EMTU), Tucuruvi (Metrô) e Eng. Goulart (CPTM). Os atendimentos virtuais ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h.
Sobre o dr.consulta

O dr.consulta é uma rede de saúde que integra atendimento primário e secundário para toda a região metropolitana de São Paulo. Utiliza tecnologia avançada para levar saúde de qualidade a preços acessíveis a toda a população.

Com mais de 3 milhões de pacientes atendidos e 29 centros médicos próprios, oferece atendimento em mais de 60 especialidades, tendo a disposição mais de 3 mil tipos de serviços entre consultas online e presenciais, exames de análises clínicas, de imagem e de outras especialidades, atendimento domiciliar, vacinas, serviços odontológicos, micro procedimentos e cirurgias de baixa complexidade.


SERVIÇO | “É falando que a gente se cuida”

HORÁRIO: 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h

DATAS:
- Até 10 de janeiro: Estação Tamanduateí (CPTM)
- De 13 a 17 de janeiro: Estação São Mateus (EMTU)
- De 20 a 24 de janeiro: Estação Tucuruvi (Metrô)
- De 27 a 31 de janeiro: Estação Eng. Goulart (CPTM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados