Pesquisar no Blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Férias silenciosas: profissionais conciliam trabalho remoto e viagens para explorar novos destinos

Apesar de controversa entre as empresas, a prática pode aumentar a produtividade e os resultados das equipes
 

Nem todo mundo pode ou consegue viajar com a família ou amigos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, períodos tradicionais de férias. Por isso, muitos colaboradores têm aderido ao hush-cation, chamado no Brasil de “férias silenciosas” - dessa forma, o trabalhador continua executando sua função enquanto está aproveitando para conhecer um novo destino. Segundo levantamento da RVshare, 56% dos profissionais afirmam que é muito provável que façam esse tipo de viagem em algum momento. 36% da Geração X e dos millennials que trabalham remotamente já tinham esse plano em 2023. 

Apesar dos sistemas de trabalho remoto e híbrido permitirem aos funcionários trabalhar de qualquer lugar, desde que tenham conexão à internet, isso não costuma ser bem visto pelas empresas. Na contramão desse pensamento, Fabíola Cottet, sócia-diretora da MAVERICK 360, incentiva a prática na agência que há 11 anos adota o sistema remote first. “Viagens não são apenas uma forma de explorar lugares e conhecer novas culturas, mas também uma oportunidade de aumentar a criatividade e o foco. Quando saímos da rotina, conseguimos enxergar soluções inovadoras para os desafios diários”, afirma. 

A empresária é um exemplo vivo de como o modelo de trabalho remoto pode ser enriquecedor. Com 28 países já visitados, ela destaca como a flexibilidade proporciona uma rotina mais equilibrada. “O formato permite realizar diversas viagens e nós, como agência, também incentivamos esses momentos. Na nossa experiência, isso contribui para a produtividade, já que os profissionais têm maior autonomia para organizar suas demandas e prioridades”, finaliza. 

Se por um lado alguns empregadores têm receio de que os trabalhadores sejam menos produtivos ou diminuam a qualidade das suas entregas por estarem em um ambiente não convencional, em empresas como a MAVERICK 360 isso faz parte da cultura empresarial. “A liberdade geográfica é inegociável. A agência surgiu com esse objetivo, de não depender de um ambiente físico ou ter que ficar preso dentro de um escritório, e os resultados positivos mostram que isso funciona”, ressalta Rick Garcia, publicitário e sócio-fundador da MAVERICK 360. 

Esse conceito reflete no dia a dia da gerente de operações Guta Bolzan, que presta serviços há mais de cinco anos para a empresa. Ela conta que não existem regras ou impedimentos relacionados à localização dos profissionais e as viagens são, inclusive, incentivadas. “Estamos comprometidos com resultados, seguindo prazos e processos, mas o local em que estamos nunca foi uma questão. Afinal, basta uma conexão à internet para enviar as demandas de qualquer lugar do mundo”, explica.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados