Apesar de controversa
entre as empresas, a prática pode aumentar a produtividade e os resultados das
equipes
Nem todo mundo pode ou consegue viajar com a
família ou amigos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, períodos
tradicionais de férias. Por isso, muitos colaboradores têm aderido ao hush-cation,
chamado no Brasil de “férias silenciosas” - dessa forma, o trabalhador continua
executando sua função enquanto está aproveitando para conhecer um novo destino.
Segundo levantamento da RVshare, 56% dos profissionais afirmam que é muito
provável que façam esse tipo de viagem em algum momento. 36% da Geração X e dos
millennials que trabalham remotamente já tinham esse plano em 2023.
Apesar dos sistemas de trabalho remoto e híbrido
permitirem aos funcionários trabalhar de qualquer lugar, desde que tenham
conexão à internet, isso não costuma ser bem visto pelas empresas. Na contramão
desse pensamento, Fabíola Cottet, sócia-diretora da MAVERICK 360, incentiva a
prática na agência que há 11 anos adota o sistema remote first. “Viagens
não são apenas uma forma de explorar lugares e conhecer novas culturas, mas
também uma oportunidade de aumentar a criatividade e o foco. Quando saímos da
rotina, conseguimos enxergar soluções inovadoras para os desafios diários”,
afirma.
A empresária é um exemplo vivo de como o modelo
de trabalho remoto pode ser enriquecedor. Com 28 países já visitados, ela
destaca como a flexibilidade proporciona uma rotina mais equilibrada. “O
formato permite realizar diversas viagens e nós, como agência, também
incentivamos esses momentos. Na nossa experiência, isso contribui para a
produtividade, já que os profissionais têm maior autonomia para organizar suas
demandas e prioridades”, finaliza.
Se por um lado alguns empregadores têm receio de
que os trabalhadores sejam menos produtivos ou diminuam a qualidade das suas
entregas por estarem em um ambiente não convencional, em empresas como a
MAVERICK 360 isso faz parte da cultura empresarial. “A liberdade geográfica é
inegociável. A agência surgiu com esse objetivo, de não depender de um ambiente
físico ou ter que ficar preso dentro de um escritório, e os resultados
positivos mostram que isso funciona”, ressalta Rick Garcia, publicitário e
sócio-fundador da MAVERICK 360.
Esse conceito reflete no dia a dia da gerente de
operações Guta Bolzan, que presta serviços há mais de cinco anos para a
empresa. Ela conta que não existem regras ou impedimentos relacionados à
localização dos profissionais e as viagens são, inclusive, incentivadas.
“Estamos comprometidos com resultados, seguindo prazos e processos, mas o local
em que estamos nunca foi uma questão. Afinal, basta uma conexão à internet para
enviar as demandas de qualquer lugar do mundo”, explica.
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