Divulgação
Menos de 40% das empresas brasileiras
conseguem sobreviver após os cinco primeiros anos
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
divulgados em 2021, mostram que menos de 40% das empresas fundadas no Brasil
conseguem sobreviver após cinco anos de atuação. Na contramão desse cenário,
empresas tradicionais seguem atuando com as novas tecnologias. Uma dessas
empresas é a Vetor Editora, primeira organização a adaptar testes psicológicos para a
realidade da população brasileira, com pesquisas e coleta de dados por região,
escolaridade e idade.
O CEO Ricardo Mattos, que está a frente da empresa há mais de 11
anos, elencou algumas dicas e alguns dos aprendizados desses anos de atuação
que podem auxiliar futuros empreendedores. Veja a seguir:
1-
Seja resiliente
Empreender em 2025 exigirá ainda mais resiliência e capacidade de
se adaptar a novos cenários. Segundo Ricardo Mattos, cada desafio no caminho
pode abrir portas para o crescimento. “Como somos uma empresa de vanguarda, o
desafio constante será sempre o desenvolvimento do mercado. Podemos citar como
exemplo a migração da avaliação feita em papel para o modelo online. Esse
processo de quebra de paradigmas exigiu muita resiliência da nossa equipe e foi
essencial para nos mantermos competitivos.”
Para os novos empreendedores, é fundamental entender que os
obstáculos fazem parte da jornada e trazem aprendizados importantes para
fortalecer o negócio.
2-
Acompanhe as mudanças do mercado e inove quando preciso
Quando uma empresa cresce, o desafio chega. Por isso é de extrema
importância que CEO’s e diretores estejam atentos às oportunidades de mercado.
A pandemia, por exemplo, impulsionou organizações a desenvolverem novas
plataformas e soluções que acompanhassem também a mudança do seu público. “A
nossa plataforma VOL Vetor Online, por exemplo, foi criada para atender uma
demanda de avaliação psicológica a distância que cresceu exponencialmente e que
até então ainda não fazia parte do nosso modelo de negócios. Foi diante desse
contratempo que enxergamos uma oportunidade de crescer”, explica o executivo.
A dica aqui é simples: escute o mercado, identifique tendências e
não tenha medo de reinventar seus processos e serviços.
3-
Valorize o seu cliente
Parece óbvio, mas oferecer um atendimento ao cliente de qualidade
e excelência pode gerar muitos frutos positivos a longo prazo. “Ter esse olhar
atento aos nossos clientes, tratar com respeito todos eles ao longo dessa
jornada também foi fundamental para o fortalecimento da nossa marca. Temos
parceiros que já estão a mais de 4 anos conosco, como a Prevent Senior Private,
operadora de saúde, D'avo Supermercados, Fundação Butantan e a Ajinomoto do
Brasil, isso é fruto de um serviço personalizado e de muita eficiência. Um dos
nossos propósitos com a Vetor Editora é, e sempre foi, manter a qualidade e a
cientificidade nos materiais que editamos e ofertamos ao mercado. Acreditamos
que muito do sucesso da nossa atuação durante todos esses anos vem desse
compromisso com a seriedade dos nossos conteúdos”, finaliza.
Em 2025, com consumidores cada vez mais exigentes, oferecer uma
experiência personalizada e humanizada será um fator determinante para o
crescimento e a consolidação de novas empresas no mercado.
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