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A IA Agentic será capaz de planejar e direcionar
os recursos e ferramentas necessários para responder
a comandos em linguagem natural
Crescimento da Agentic AI, redefinição de modelos de trabalho, expansão do uso e regulamentação da IA estão entre as tendências mapeadas pela empresa
A GenAI criou as bases para um novo salto no uso da
Inteligência Artificial: a Agentic AI. Esta é a primeira tendência que a
UiPath, (NYSE: PATH), empresa
líder em automação comercial e software de IA, mapeou para 2025. A partir
disso, outros seis foram destacados no white
paper desenvolvido pela empresa com base em insights extraídos de sua base
de mais de 10 mil clientes, sua comunidade global de desenvolvedores, parceiros
de mercado, cientistas de IA, consultorias, entre outras fontes.
De acordo com Edgar Garcia, vice-presidente da
UiPath para a América Latina, "não há dúvida de que a IA agentic está
chegando com força total, levando o uso da IA a outro nível. O Gartner1 já
classificou a Agentic AI como uma das 25 principais tendências tecnológicas
para 2025, e o IDC2 destacou que os investimentos globais na
tecnologia atingirão a marca de US$ 400 milhões ainda este ano. “A expectativa
é que a categoria cresça 10 vezes até 2028", destaca o executivo.
Com a expansão da Agentic AI, uma revisão
significativa dos modelos de trabalho atuais e uma escalada da regulamentação
da IA também estão entre as previsões da empresa. Confira o que esperar do uso
da IA pelas empresas neste ano:
1: Expansão da Agentic AI:
categoria deve crescer 10 vezes até 2028
A GenAI já é conhecida por todos nós. Ela lançou as
bases para um novo salto na IA aplicada que transformará profundamente as
empresas e a maneira como trabalhamos: a Agentic AI.
A Agentic AI é um tipo de inteligência artificial
que permite que os agentes de software planejem, tomem decisões e se adaptem de
forma autônoma e em tempo real. Esses agentes orientados para a ação, ou, mais
simplesmente, trabalhadores virtuais, são construídos sobre GenAI e grandes
modelos de linguagem (LLMs) - mas com novos poderes para planejar e agir por
meio de um conjunto de grandes modelos de ação (LAMs) e outras IAs avançadas.
Eles serão capazes de planejar e direcionar os
recursos e ferramentas necessários para responder a comandos de linguagem
natural e gatilhos de eventos, raciocinar por meio de processos complexos,
realizar uma série de ações para atingir um objetivo e aprender e melhorar
continuamente.
Entre os benefícios desses novos agentes de
trabalho está a oportunidade de redesenhar os processos de negócios, alcançando
maior velocidade, eficiência e precisão. De acordo com o Gartner3,
até 2028 os agentes devem tomar 15% de todas as decisões necessárias de forma
autônoma. Em outras palavras, humanos e agentes virtuais trabalharão cada vez
mais lado a lado.
2: Orquestração: a Agentic AI
precisará de um ecossistema de agentes para atingir seu potencial máximo de
forma estruturada
Sem infraestrutura de suporte, orquestração e
controles, a Agentic AI não será capaz de escalar com eficiência. As empresas
precisarão de infraestruturas dinâmicas e integradas. A tecnologia deve
permitir que uma infinidade de agentes trabalhe com eficiência em cenários
tecnológicos fragmentados e operações altamente complexas. Ele deve permitir a
colaboração entre agentes, robôs e pessoas, ao mesmo tempo em que oferece
controle, visibilidade e governança ativa.
O ecossistema completo para automação de agentes corporativos
ainda não foi totalmente consolidado, mas deve se consolidar até 2025. As
empresas de tecnologia de IA, incluindo a UiPath, estão investindo no
desenvolvimento de plataformas de automação de agentes de nível empresarial.
A orquestração é fundamental para garantir o uso
máximo da Agentic AI, pois coordena as tarefas do agente, gerencia fluxos de
trabalho e otimiza as operações na complexa colcha de retalhos de tecnologias,
sistemas e aplicativos corporativos.
- A
Agentic AI será aplicada a oportunidades de automação de longo prazo e em
diferentes tipos de setores.
De acordo com Garcia, "a Agentic AI aplicada à
automação – que estamos chamando de automação de agentes – trará possibilidades
de uso para diversas áreas, incluindo casos de uso mais complexos, que
historicamente têm sido difíceis de gerenciar em termos de custo e tempo".
Na previsão da UiPath, alguns exemplos estariam no
atendimento ao cliente, com aumento de produtividade nos call centers, a
possibilidade de ações de vendas e marketing hiperpersonalizadas, pois são
baseadas em dados em tempo real, contexto, modelos preditivos, entre outras
ferramentas, desenvolvimento de software, pesquisa científica, entre muitas
outras possibilidades.
- Compartilhamento
de tarefas com a máquina: começa a grande realocação de trabalho.
O "futuro do trabalho" chegou. Com as
possibilidades que a Agentic AI trará, as empresas terão que redesenhar seus
modelos de trabalho e realocar seus profissionais. Será necessário redefinir
papéis, retreinar pessoas e redistribuir tarefas e processos entre
trabalhadores virtuais e humanos.
A McKinsey prevê que, até 2030, 30% de todas as
horas de trabalho serão realizadas por máquinas e não por pessoas. Isso exigirá
que os recursos humanos treinem e aprimorem milhares de funcionários no uso de
novas ferramentas de IA e na parceria eficaz com os agentes.
- A IA
integrada permitirá que empresas desiludidas com a Inteligência Artificial
vejam seu potencial novamente. As empresas de tecnologia já estão colhendo
os frutos da IA e espera-se que isso cresça ainda mais em 2025.
Vale a pena notar que, embora os líderes sêniores
em todo o mundo estejam investindo milhões de dólares em IA, cerca de metade
dos protótipos de IA chegam à produção. Isso pode até desencorajar alguns
setores, mas não o de software.
A Gartner projeta que, até 2026, mais de 80% dos
fornecedores de software corporativo terão incorporado IA em seus produtos – em
comparação com apenas 1% em 2023.
Os copilotos estão em praticamente todos os
principais fornecedores de software corporativo, incluindo Google, GitHub, SAP,
Salesforce, Microsoft e outros. "Na UiPath, temos o UiPath Autopilot, que,
assim como os demais copilotos, já está gerando valor", destaca Garcia.
A empresa prevê, para o próximo ano, um aumento de
treinamentos, monitoramento e incentivos para a adoção de copilotos entre os
usuários finais.
- Novas
técnicas e ferramentas estão surgindo para ajudar a resolver o dilema do
big data
Dados desorganizados e dispersos criam dificuldades
na construção e dimensionamento de modelos de IA. Em uma pesquisa recente com
executivos de IA, 36% disseram que tiveram dificuldade em obter bons dados de
treinamento para seus modelos e 39% disseram que garantir a segurança e a
privacidade dos dados era um grande desafio.
Felizmente, estão surgindo novas técnicas e
ferramentas que aproveitam o GenAI, grandes modelos de linguagem (LLMs) e
outros avanços recentes na ciência da IA para fornecer soluções novas e
melhores para o dilema dos dados. Os principais são: gráficos de conhecimento,
geração aumentada de recuperação (RAG), GraphRAG e LLMs internos/privados.
- Regulamentação
crescente do uso de IA
A escalada da regulação será uma resposta ao rápido
crescimento da IA, que já está moldando a economia global e afetando diversas
áreas, como saúde, educação, trabalho e segurança, na visão da empresa.
Esses regulamentos visam evitar riscos como
discriminação algorítmica, violação de privacidade, uso indevido de dados e
aumento da desigualdade. Além disso, há um esforço para estabelecer diretrizes
sobre a responsabilidade das empresas que desenvolvem e usam IA, promovendo
transparência e prestação de contas.
"A Agentic AI é a 'próxima onda' da IA.
Sabemos que seu uso se expandirá rapidamente à medida que as empresas
entenderem seu potencial para diferentes setores da economia. Também
acreditamos no aumento da regulamentação, pois é essencial que a tecnologia
cresça de forma ética e transparente e desenvolvemos nossas soluções com base
nessas diretrizes. Por fim, as empresas devem começar a repensar seus modelos
de trabalho, capacitando suas equipes para trabalhar em sinergia com a
IA", finaliza Garcia.
Para baixar o White Paper completo, clique aqui.
Sobre a UiPath
UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA), com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™.
Referências:
1Gartner®*, “Gartner Top 10 Strategic Technology Trends for 2025,”
outubro de 2024
2 IDC, “Worldwide Intelligent Process Automation Software Forecast,
2024-2028,” agosto de 2024.
3National CIO Review, “LIVE from Gartner IT Symposium: The Rise of
Agentic AI,” outubro de 2024
4McKinsey & Company, “The economic potential of generative AI: The
next productivity frontier,” junho de 2023
5Gartner®*, “Emerging Tech Impact Radar: Artificial Intelligence,”
janeiro de 2024.
6 LXT, “The Path to AI Maturity 2024 - An Executive Survey,” março de
2024.
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