Especialistas
destacam a importância de identificar o momento certo para redesenhar a imagem
de uma empresa
O rebranding tem se tornado uma estratégia
fundamental para empresas que buscam se manter relevantes em um mercado cada
vez mais competitivo. Ao redesenhar sua imagem, uma marca pode revitalizar seu
posicionamento, atrair novos públicos e se adequar a mudanças no comportamento
dos consumidores.
Embora exija um compromisso de grandes mudanças, o
rebranding pode ser um potente mecanismo de reafirmação de seus valores. Além
de deixá-los mais visíveis para o público, essa mudança também tem efeitos
positivos internamente, já que ajuda a solidificar as prioridades do negócio.
Estas, por sua vez, passam a integrar a cultura organizacional e podem até
melhorar a autoestima da sua força de trabalho.
Ana
Celina Bueno, especialista em marketing, sócia e fundadora da Acesso Comunicação, explica que o
rebranding não deve ser encarado como uma simples mudança estética, mas como
uma evolução estratégica. “O rebranding é mais do que mudar o logo ou as cores
de uma marca. É um processo profundo que envolve entender o momento da empresa,
o comportamento dos consumidores e as tendências do mercado. Esse alinhamento é
essencial para que a marca continue a dialogar com seu público, por isso exige
muito estudo e preparação”, aponta.
Identificar o momento certo
para o rebranding
Entender quando é a hora ideal para realizar o
rebranding é um dos maiores desafios para as empresas. Mudanças no mercado,
como a entrada de novos concorrentes ou a mudança nos valores dos consumidores,
podem indicar a necessidade de uma nova abordagem. Além disso, crises de imagem
ou a percepção de que a identidade está desatualizada são sinais de alerta que
não devem ser ignorados.
Não é de hoje que marcas globais usam essas
estratégias para se posicionar no mercado. A Apple abraçou o minimalismo em
toda a sua linha de produtos, enquanto a Pepsi investiu US$ 1 milhão
recentemente para revitalizar sua logo e posicioná-la com uma marca que usa
menos açúcar. Essas apostas têm o poder de alterar a percepção dos consumidores
sobre os produtos e serviços de uma empresa, independentemente de sua
dominância no mercado mundial ou regional.
Rodne
Torres, Diretor de Criação da Acesso
Comunicação, destaca que rebrandings realizados no momento errado podem ser
prejudiciais a uma marca. Por outro lado, deixar de investir em uma repaginação
da identidade de uma empresa pode mandar uma mensagem negativa aos seus consumidores.
“Uma marca que não acompanha as mudanças culturais e comportamentais do seu
público corre o risco de se tornar irrelevante. O rebranding é uma oportunidade
de se reconectar com os consumidores e reafirmar o propósito da marca. Porém,
essa decisão deve ser baseada em dados e conhecimentos sólidos sobre o negócio
e o cliente”, ressalta.
Desafios e considerações financeiras
Apesar dos benefícios, o rebranding traz desafios
que não podem ser ignorados, especialmente no que diz respeito aos custos envolvidos.
A implementação de uma nova identidade visual e verbal exige investimentos
consideráveis, o que impõe um planejamento orçamentário. Afinal, este é um
trabalho que vai além de atualizar a logo e aplicações, mas também é feita a
revisão de como a marca fala do ponto de vista de texto, expressões e
conteúdos.
Rodne Torres destaca a importância de escolher o
momento adequado para esse movimento estratégico. “O rebranding deve ser
planejado com cuidado para não sobrecarregar a empresa. É fundamental avaliar
se a empresa tem a estrutura necessária para sustentar essa transição sem
comprometer suas operações”, recomenda.
Estes cuidados necessários refletem a importância da renovação de uma marca, um movimento que pode significar uma virada de página em termos de identidade e até mesmo posicionamento no mercado. Quando feito na hora certa, o rebranding tem o potencial de revitalizar a visão do consumidor sobre uma empresa, que permanece mais viva e fresca em suas referências. E um ganho como este não tem preço.
Agência Acesso
Para mais informações, acesse o site oficial, Instagram, LinkedIn ou Behance.
Ana Celina Bueno - especialista em marketing, assistente social e socióloga. A formação na área humanitária foi essencial para conhecer o comportamento e os movimentos do consumidor em relação às marcas e ao mercado. É sócia e fundadora da agência Acesso e Develop Live, localizada em Fortaleza, e que há 24 anos potencializa os resultados das marcas para quem trabalha com forte foco em branding como propulsor dos resultados de vendas. Também é diretora da Federação Nacional das agências de publicidade (Fenapro), diretora do Sindicato das Agências do Ceará e membro do Núcleo de Qualificação Técnica do CENP.
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Rodne Torres Vieira - Sócio Diretor de Criação e Planejamento Estratégico na Acesso Estratégia Criativa, pós-graduado em Teoria da Comunicação e da Imagem (UFC) e formado em Publicidade e Propaganda (Universidade Paulista), possuindo mais de 20 anos de experiência como publicitário. O profissional possui diversos reconhecimentos e premiações, como o Brasil Design Award e o Prêmio Nacional ABAP de Sustentabilidade. Durante sua carreira atuou em diversos segmentos do mercado, atendendo marcas como Grupo Ypióca, Grupo Edson Queiroz, Grupo Marquise, Grupo J. Macedo, Grupo M. Dias Branco, Grupo Aço Cearense, Grupo Linhares, Oi Telefonia, Mallory, Unimed Fortaleza, Unimed Teresina, Grupo ibyte, São Geraldo, Coca Cola, Audi, Mercedes Benz e Ambiental Ceará. Teve a oportunidade de desenvolver trabalhos significativos que trouxeram reconhecimentos e conquistas em diversos prêmios regionais, nacionais e internacionais.
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