Pesquisar no Blog

sábado, 28 de setembro de 2024

Da estética artificial à beleza natural: Médico revela as principais tendências para reverter cirurgias plásticas

 

Freepik 

A busca pela naturalidade tem crescido no mundo da estética, e muitas pessoas estão optando por reverter ou corrigir procedimentos que, em outra época, eram considerados sinônimo de beleza. O Dr. Paulo Martin, vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica, comenta sobre os tratamentos mais procurados para devolver um aspecto mais suave e natural ao corpo e rosto, com as principais técnicas disponíveis hoje. 

“Um exemplo comum de reversão é o preenchimento labial com ácido hialurônico. Muitas pessoas, após um tempo, percebem que o volume exagerado não reflete a naturalidade que procuram, e recorrem à hialuronidase para dissolver o preenchimento e ajustar o contorno dos lábios”, explica o Dr. Paulo. “O mesmo ocorre com o preenchimento facial em outras áreas do rosto, onde a hialuronidase também pode ser usada para corrigir volumes indesejados.” 

Outro procedimento que frequentemente passa por revisões é a rinoplastia (cirurgia no nariz). “Embora seja impossível voltar completamente ao estado original, cirurgias revisionais podem ajustar imperfeições ou resultados que ficaram aquém das expectativas. Muitas vezes, pequenas correções fazem toda a diferença”, observa o cirurgião. 

Entre os procedimentos mais complexos de reverter, o Dr. Paulo destaca a bichectomia, uma cirurgia que remove parte da gordura das bochechas para afinar o rosto. “Essa é uma reversão mais desafiadora, já que não é possível restaurar a gordura removida. No entanto, podemos usar enxertos de gordura ou preenchimentos para devolver volume e trazer mais equilíbrio às feições.” 

O médico também ressalta que a lipoaspiração, embora eficaz na remoção de gordura localizada, pode deixar áreas do corpo com aspecto desproporcional. “Quando há uma remoção excessiva, é possível realizar enxertos de gordura para preencher essas áreas e restaurar a forma natural do corpo”, explica.

No caso de implantes mamários, muitas mulheres optam pela remoção depois de anos com os implantes. “Nessas situações, podemos realizar uma mastopexia (lifting de seios) para restaurar a aparência dos seios, devolvendo a firmeza e um aspecto mais natural.” 

O Dr. Paulo também destaca uma tendência crescente que tem sido muito bem recebida pelos pacientes que buscam resultados mais sutis: o fat grafting. “Esse procedimento consiste em retirar gordura de uma área do corpo, como abdômen ou coxas, e transferi-la para outra região, como rosto, seios ou glúteos. 

É uma técnica segura e eficaz, pois utiliza a própria gordura do paciente, evitando riscos de rejeição ou complicações associadas a materiais sintéticos. Além disso, os resultados são mais naturais, o que tem sido a grande demanda do momento.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados