Especialista
indica como encantar o cliente cada vez mais exigente e munido de informações
sobre a concorrência
O comportamento dos consumidores e a maneira como
eles interagem com as marcas está mudando cada vez com mais velocidade.
Atualmente, pesquisas revelam que o público busca mais do que apenas um serviço
bem feito, ele deseja uma experiência de compra completa e altamente
satisfatória. Esse novo perfil de cliente, conhecido como Consumidor 5.0,
caracteriza-se por sua exigência e busca por inovação, demandando um
atendimento que vá além do básico, integrando tecnologia, empatia e
personalização.
De acordo com Alexandre Slivnik, renomado
especialista em excelência de serviços e vice-presidente da Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), ir além da expectativa do
cliente é a chave do atendimento. “Transformar a experiência com o usuário da
marca é o que faz diferenciar as empresas no mercado, criando conexões
emocionais que vão além da simples satisfação”, explica.
Para isso, ele explora os "quatro pilares do
encantamento", um conjunto de fundamentos que podem converter desafios em
oportunidades para a criação de laços duradouros com o consumidor 5.0, o mais
complexo perfil já visto até agora. Propósito, Cultura, Liderança e o próprio
Encantamento são fundamentais para a estratégia de qualquer negócio.
“Extremamente informado e usuário ativo das redes
sociais, o novo consumidor utiliza a internet para pesquisar, mas também para
interagir, comprar e recomendar produtos e serviços. Ele valoriza marcas com
propósitos alinhados aos seus e busca uma conexão emocional com elas”, conta.
Para exceder as expectativas, é essencial investir em novas tecnologias,
melhorar a qualidade dos serviços e capacitar a equipe.
O propósito define o "porquê" da
existência de uma empresa e coloca suas ações aos valores dos clientes na mesma
página. A cultura organizacional, por sua vez, é o conjunto de comportamentos
que impulsiona cada colaborador a entregar o melhor de si, criando um ambiente
onde o encantamento é a norma e não a exceção.
Já a liderança desempenha um papel crucial, já que
todos devem ter atitude de liderança, inspirando e capacitando todos ao seu
redor a superar expectativas e a transformar interações cotidianas em
experiências memoráveis. “Finalmente, o encantamento, como o pilar central,
envolve surpreender positivamente o cliente, oferecendo um atendimento que
resolve problemas ao mesmo tempo que gera lealdade e constrói relações
emocionais para uma vida inteira”, conclui o especialista.
Para quem quiser saber mais sobre o tema, a Editora Gente lançou a pré-venda da edição revista e ampliada do best-seller "O Poder da Atitude", de Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços. O livro, que serve como um guia prático para transformar clientes em fãs, foi atualizado com as estratégias mais recentes para fortalecer a cultura empresarial através dos quatro pilares. Além disso, quem adquirir o livro na pré-venda terá acesso a uma MasterClass ao vivo com o autor. A obra é indicada para líderes e profissionais que buscam elevar o padrão de atendimento em suas empresas.
Alexandre Slivnik - único brasileiro a dar a volta ao mundo em um avião privado da Disney para conhecer os bastidores de todos os parques da empresa no mundo, juntamente com seus maiores executivos. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. Diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). Vice-Presidente da ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. Atualmente um dos maiores especialistas em Encantamento de Clientes no Brasil. Palestrante Internacional com palestras feitas nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston / EUA).
www.alexandreslivnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário