iStock - Flávia Novais |
Segundo o levantamento Mercado de Pizzarias 2023,
recentemente divulgado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que
há 21 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre o
mercado de pizzarias, a cidade de São Paulo continua sendo a ‘Capital Nacional
da Pizza’, com a abertura de 444 estabelecimentos no último ano. Ao todo, no
município, estão situadas 4.407 pizzarias, que representam 13% de toda a
operação nacional. E, ainda, dentro do universo de capitais em todo o
país, das 11.694 unidades dispostas, só a capital de São Paulo detém 37,97%
delas.
O estudo, que analisa a situação ativa e inativa
dos comércios das pizzarias, apresenta um crescimento de 11,55% no setor em
todo o Brasil, com 3500 novas unidades. No âmbito regional, a região Sudeste se
destaca, com 52%, o estado paulista lidera com 65,2%, seguido por Minas Gerais,
com 16%, e Rio de Janeiro, com 15,8%. Apenas no estado de São Paulo, o
crescimento foi de 10,37% das operações, o que fortaleceu a concentração de
34,04% de todas as pizzarias ativas do Brasil, com 11.608 unidades. Destas,
1.091 foram inauguradas no estado paulista, sendo 12,6% na capital.
De acordo com Leandro Goulart, presidente da
Apubra, esses números de São Paulo demonstram as potencialidades e
competitividade da área na região. “Os índices de crescimento de
estabelecimentos ativos na capital e do estado paulista confirmam as
oportunidades a serem aproveitadas na região, seja para atender a demanda de
turismo, grandes eventos ou da própria população paulista, que além de amar
pizza, também está sempre em busca de praticidade e novas experiências
gastronômicas. No entanto, para ser competitivo, é crucial estabelecer uma
estratégia de diferenciação para obter uma boa participação no mercado e
investir continuamente na melhoria dos serviços. Temos observado que as
pizzarias que se dedicam em melhorar a experiência do cliente alcançam destaque
no mercado”, afirma.
Para fomentar o mercado de pizzarias, o presidente
ressalta o papel da associação, a fim de fornecer esse apoio na trajetória
empreendedora, com capacitações, treinamentos, além da troca com outros
profissionais do setor. “O empreendedorismo é uma jornada que abrange diversas
atividades e aptidões dos empresários. Entretanto, é essencial buscar suporte
com pessoas que já vivenciam essa realidade, além de realizar um networking
promissor e assim fortalecer ainda mais o setor”, comenta.
Metodologia
A terceira edição do estudo Mercado de Pizzarias no
Brasil tem como intuito mapear aspectos do segmento como distribuição
geográfica, concentração de estabelecimentos ativos, porte das empresas,
aberturas e fechamentos, a partir do apoio de especialistas em dados. As
informações, que representam, em média, 75% do setor de pizzarias no Brasil,
foram extraídas de fontes oficiais do governo, que compreende empresas
cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até dezembro de 2023.
Além disso, o estudo segue os critérios estabelecidos na pesquisa qualitativa, realizada diretamente pela Apubra, que como atingiu um número relevante de resultados adotou como critério de pesquisa analisar dados de mercado apenas das empresas autodenominadas como “pizzaria” na Razão Social/Nome Fantasia, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56, dos seguintes portes: ME, EPP e LTDA.
Apubra - Associação Pizzarias Unidas do Brasil
Saiba mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário