Freepik |
Saúde e bem-estar, tecnologias inovadoras, alimentação saudável e negócios digitais são algumas das opções que o Sebrae destaca como tendências
Abrir o próprio negócio é o
sonho de muitos brasileiros que buscam maior flexibilidade, estabilidade e,
claro, melhorar as finanças pessoais. Mas, diante da complexidade do mercado,
há muitas dúvidas sobre quais são as melhores oportunidades para empreender no
país.
O cenário econômico é relativamente
positivo. O país deve crescer em torno de 3% em 2023, mas desacelerar neste ano
para algo em torno de 1,5%. Nas palavras de Décio Lima, presidente do Sebrae
Nacional, o empreendedor precisa aproveitar as oportunidades disponíveis,
"pois o bom momento da economia dá mais segurança tanto para os que querem
investir em seus negócios, quanto para aqueles que querem começar a
empreender."
Avanços tecnológicos, mudanças
nas expectativas dos consumidores e preocupações crescentes com questões
sociais e ambientais surgem como as tendências mais promissoras que definirão o
cenário empreendedor, segundo o Boletim de Tendências Multissetorial 2024
produzido pelo Sebrae.
O material traz também
oportunidades que estão em alta ao redor do mundo, mas são pouco exploradas no
Brasil, como soluções tecnológicas para pequenas e médias empresas, soluções
sustentáveis na agricultura e a oferta de serviços de saúde e bem-estar para
populações de baixa renda em comunidades carentes.
ALIMENTAÇÃO
SAUDÁVEL
Um dos segmentos mais antigos e
tradicionais, o ramo de alimentação se reinventa para se adaptar aos novos
hábitos de consumo dos brasileiros. Sem gordura, sem conservantes, sem glúten,
sem lactose, sem origem animal, sem açúcar são algumas das personalizações que
as redes de alimentação estão mirando para a formatação de modelos de negócios.
Opções que estejam o mais
próximo possível de uma alimentação natural, como os orgânicos, por conta da
preocupação com a saúde e bem-estar, têm se tornado cada vez mais importantes.
ESTÉTICA
Em busca de uma aparência mais
saudável e jovem, as clínicas de estética têm se tornado cada vez mais
populares com serviços como tratamentos faciais, corporais e capilares para
mulheres e homens.
Com a pandemia, a tendência se
intensificou, e os empreendedores precisam estar atentos a essa demanda. O
mercado de saúde e bem-estar é muito amplo e oferece diversas oportunidades.
Vale lembrar que a demanda por serviços de beleza em domicílio tem aumentado, e este é um excelente negócio para começar com pouco dinheiro. Serviços como manicure e pedicure, maquiagem, cabeleireiros, personal styling, entre outros, podem funcionar sem grandes investimentos, pois se economiza no aluguel de um espaço físico já que os clientes recebem os serviços de beleza no conforto da própria casa.
NEGÓCIOS
DIGITAIS
Amazon, Mercado Livre,
Netshoes, Amaro e tantos outros. A lista de negócios que começaram na internet
e hoje são um sucesso é gigantesca. Mas, não são só esses exemplos que merecem
destaque quando se fala de empreendedorismo digital.
Embora seja dominado por nomes
até globais, o mercado digital ainda oferece oportunidades para os pequenos. O
empreendedorismo digital se refere a um modelo de negócio em que grande parte
dos processos, transações e relacionamento com o consumidor são realizados em
um ambiente on-line.
Geralmente, ele envolve várias
ferramentas e tecnologias. E o objetivo é levar escalabilidade ao crescimento,
criando uma integração entre todas as áreas do negócio e facilitando a
interação entre consumidor e vendedor.
Entram neste nicho tudo o que
pode ser desenvolvido como marketing digital. Altamente procurado por todos os
tamanhos de empresas, engloba SEO (Search Engine Optimization), gerenciamento
de mídias sociais, criação de conteúdo, e-mail marketing, entre outros.
Com o aumento do comércio on-line, as empresas buscam especialistas em marketing digital para aumentar sua visibilidade e alcançar um público mais amplo. Além disso, há o desenvolvimento de sites - item obrigatório como plataforma para a empresa se comunicar com seus clientes, exibir seus produtos ou serviços e até mesmo realizar transações comerciais.
EDUCAÇÃO ON-LINE
O impacto da tecnologia na
educação presencial é algo que tem aumentado a cada ano. Com muitas aulas já
acontecendo de forma remota, cursos on-line e plataformas de ensino a distância
estão se tornando cada vez mais comuns por oferecerem uma maneira conveniente e
acessível para as pessoas se atualizarem e adquirirem novas habilidades.
Essa tendência reflete um
cenário cada vez mais digital, no qual a educação presencial precisa se adaptar
a essas novas realidades. A educação e a capacitação on-line permitem que as
pessoas aprendam no seu próprio ritmo e no momento que for mais conveniente
para elas. Por isso, a oferta de níveis diferentes de carga horária e
modalidades - básico, intermediário e avançado - constrói uma experiência
diferenciada para o cliente.
Mas, atenção, é importante
oferecer cursos de qualidade com informações atualizadas e relevantes.
SUSTENTABILIDADE
Assim como a responsabilidade
social, empresas que adotam práticas sustentáveis e éticas de negócios têm mais
chances de ganhar a lealdade dos consumidores, aumentar sua reputação e
contribuir para um mundo mais sustentável e justo.
Para se adaptar é importante
adotar práticas sustentáveis, como reduzir o consumo de energia, utilizar
materiais recicláveis, investir em tecnologias limpas, reduzir a emissão de
gases de efeito estufa, além de adotar práticas socialmente responsáveis, como
apoiar causas sociais e comunitárias, promover a diversidade e a inclusão.
Mais do que seguir essas
práticas, também é possível empreender neste ramo. Apostar em soluções
sustentáveis para a indústria e agricultura pode fazer um pequeno negócio ser
notável em pouco tempo.
TECNOLOGIA
Nos últimos anos, muitas
startups deram um salto em seu plano de negócios ao vender serviços e recursos
tecnológicos para pequenas e médias empresas que oferecem uma experiência
diferenciada para o cliente.
Criar sistemas capazes de
aprender e tomar decisões de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção
humana, que permitam a realização de tarefas repetitivas de forma automática, reduzindo
o tempo gasto em atividades manuais, têm grande valor comercial.
Pode ser uma ótima oportunidade para empreendedores que desejam lançar novos negócios, visando oferecer serviços mais acessíveis e sustentáveis, reduzir erros e custos e aumentar a eficiência, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, ajudar na identificação de padrões e tendências de mercado, permitindo que as empresas se adaptem mais rapidamente às mudanças do ambiente digital.
Mariana Missiaggia
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/vai-abrir-um-negocio-em-2024-conheca-os-segmentos-mais-promissores
Nenhum comentário:
Postar um comentário