Especialista destaca
práticas para aprimorar a experiência proporcionada pelas instituições de
ensino em 2024
Os últimos anos foram marcados por mudanças no relacionamento entre clientes e empresas. Do surgimento de novos canais de comunicação às urgências por um atendimento rápido, as organizações têm lutado para acompanhar a evolução das expectativas dos consumidores. Estas exigências também se estendem ao setor de educação, que tem buscado se reinventar para acompanhar as expectativas e necessidades dos estudantes e seus pais na atualidade.
O fundador da plataforma de atendimento Octadesk, Rodrigo Ricco, afirma que as instituições de ensino que adotam novas tecnologias ganham vantagem competitiva no mercado atual. “Em primeiro lugar, é importante que essas organizações estejam atentas às expectativas dos alunos e dos seus responsáveis. Isso inclui oferecer um serviço personalizado e eficiente, desde o momento da matrícula até o acompanhamento durante o ano letivo. Uma comunicação clara e transparente sobre as políticas, procedimentos e atividades escolares também é essencial para garantir a satisfação do público estudantil”, ressalta.
E para ajudar a se destacar no
mercado educacional, Rodrigo listou como a tecnologia contribui para para
melhorar a experiência do aluno em 2024. Confira:
Atendimento personalizado em
tempo real
A utilização do WhatsApp como
meio de comunicação entre alunos e instituições educacionais representa um
salto em direção a um atendimento mais personalizado e em tempo real. Os alunos
podem obter informações instantâneas sobre matrículas, grades curriculares e
eventos acadêmicos, tudo na palma da mão.
Resolução rápida de dúvidas e
problemas
A tecnologia também oferece uma
interação eficiente para a resolução rápida de dúvidas e problemas dos alunos.
Com ajuda de um bot é possível programar as respostas para manter um
atendimento ágil, como por exemplo, solicitação da segunda via do boleto ou
questões administrativas. Assim, a comunicação se torna fácil, rápida e o
melhor, sem fila de espera. Com a tecnologia associada à instituição, é
possível manter um atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana, além de
facilitar o direcionamento dos próximos passos sem ocupar um atendente. Essa
comunicação instantânea reduz o tempo de espera e proporciona uma resposta mais
ágil, promovendo a satisfação do aluno e responsáveis.
Acesso a recursos educacionais
Além do atendimento direto, as
instituições estão utilizando o WhatsApp como uma ferramenta para
disponibilizar recursos educacionais. Links para materiais de estudo, vídeos
explicativos e até mesmo aulas ao vivo podem ser compartilhados diretamente no
aplicativo, ampliando o acesso dos alunos a informações relevantes e
enriquecendo sua experiência acadêmica.
Facilidade de comunicação para
alunos à distância
A comunicação com bots também elimina
as barreiras de fuso horário e facilita a interação com a instituição de
ensino. Essa abordagem não apenas agiliza o processo de resolução de questões
acadêmicas, mas também promove a autonomia do aluno, permitindo que ele conduza
sua jornada educacional de forma mais independente., contribuindo para uma
integração mais suave.
Comunicação em massa
Para as instituições de ensino
que buscam realizar comunicações eficazes para um amplo público de maneira
automatizada, a utilização da função de Disparo em Massa no WhatsApp pode ser
uma estratégia relevante. Para anunciar descontos ou até mesmo a data vigente
de matrículas, essa ferramenta torna-se útil para distribuir comunicação de
forma eficiente e proativa. Recomenda-se planejar as campanhas com antecedência,
elaborando mensagens que incorporem recursos variados, como imagens, vídeos e
links, para destacar a mensagem. Além disso, certifique-se de que tudo esteja
preparado e testado antes de eventos significativos, como processos seletivos
ou matrículas. Aproveite a funcionalidade para segmentar sua base de contatos,
personalizando a comunicação de acordo com o histórico acadêmico, preferências
e comportamento passado dos alunos. Essa abordagem também pode ser uma aliada
valiosa no pós-venda, mantendo a comunicação com os alunos matriculados,
fornecendo informações sobre atividades acadêmicas, eventos e oferecendo
suporte contínuo.
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