A Organização Mundial de Turismo divulgou em 2023 que o turismo global está saudável e 90% recuperado quando comparado aos níveis anteriores causados pela pausa da pandemia. A agência das Nações Unidas (ONU) revela que cerca de 975 milhões de turistas internacionais viajaram entre janeiro e setembro de 2023, um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2022. Além disso, a organização indicou que a América recuperou 88% de seus visitantes de janeiro a setembro, beneficiando-se da forte demanda dos Estados Unidos, principalmente nos destinos do Caribe.
Esses números não seriam possíveis sem considerar o conceito de democratização do turismo, afirma Martina Dapena Garay, Líder Regional do Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai) da another, a principal agência de comunicação estratégica da América Latina.
Martina observa que hoje existe uma fórmula e interesses globais que conseguiram revitalizar a oferta turística na América Latina: tendências, maior democratização, ofertas, influenciadores, tecnologia e novas formas de turismo resultam em mais pessoas viajando para esses países.
A especialista afirma que a América Latina sempre teve uma grande oferta para estrangeiros e locais, principalmente reconhecida por suas praias, tradições e natureza. No entanto, ela acrescenta que os especialistas em marketing por trás das grandes cadeias hoteleiras devem observar que a indústria está mudando rapidamente devido às novas tendências ou formas de turismo que surgem em resposta às necessidades dos viajantes.
Neste
sentido, a líder do Cone Sul compartilha as novas tendências turísticas que
convergem na região latino-americana:
Nômades digitais:
Trabalham remotamente enquanto exploram o
mundo. Esses nômades buscam boas conexões de internet (e humanas) nos lugares
que visitam, e têm interesse na cultura local.
Jet
Setters: Destinos como o Rio de Janeiro, para
experimentar a velocidade de "Velozes e Furiosos: 5 in Control", ou
visitar o Zócalo da Cidade do México durante o Dia dos Mortos para se sentir
como James Bond em "007 Spectre", e até mesmo o novo fenômeno da Netflix,
o filme "A Sociedade da Neve", que foi filmado com algumas cenas em
Montevideo, no Uruguai, e com tomadas aéreas na cordilheira dos Andes, no Chile
e na Argentina. Esses viajantes se inspiram em tendências culturais e
entretenimento midiático, buscando recriar na vida real o que veem na tela e
compartilhar suas experiências nas redes sociais.
Turismo espiritual:
Viajantes em busca do "zen" ou da reconexão religiosa e espiritual. A
América Latina está repleta de catedrais e locais de reflexão, mas esses
turistas também querem praticar yoga ao amanhecer em Machu Picchu ou recarregar
energias no solstício nas pirâmides maias.
Turismo
de festivais: A
região latino-americana possui festivais de música únicos, movimentando
viajantes de todo o mundo para ouvir suas músicas favoritas. Desde o
Lollapalooza, o Festival de Viña del Mar no Chile, até o famoso Rock in Rio.
Turismo
esportivo: Desde turistas que lotam estádios em
épocas específicas, como a próxima Copa América que atrairá muitos hispânicos
nos Estados Unidos e a Copa do Mundo que terá milhões de olhos voltados para
México, Estados Unidos e Canadá, até os devotos do futebol que visitam
anualmente os estádios da Argentina e do Brasil para homenagear os grandes
ídolos do futebol.
Turismo
de Silvers: As gerações mais antigas são as que
mais têm tempo e orçamento, tendo a oportunidade de se dar luxos como viajar,
sair para comer ou participar de eventos culturais. Em sua maioria, os
"silvers" ou adultos desfrutam de viagens all-inclusive em grandes
cruzeiros pelo Caribe.
Turismo
acessível: A acessibilidade para pessoas com
mobilidade reduzida e deficiências em destinos turísticos na América Latina é
bastante relevante. O acesso ao turismo para todos, independentemente das
capacidades físicas, é fundamental para qualquer destino.
Turismo
LGBTQIA+: A
América Latina tem vários destinos LGBTQIA+ visitados pela comunidade nos
últimos anos, principalmente por suas praias e locais de relaxamento. Além
disso, a região conta com uma grande contribuição econômica do turismo
LGBTQIA+.
Turismo
alien: O turismo ufológico, de OVNIs ou de
extraterrestres é um fenômeno relevante há anos nos Estados Unidos. No entanto,
a América Latina também possui destinos para observar ou questionar se estamos sozinhos
neste universo em constante expansão.
Martina ainda enfatiza que, para atender a essas demandas em constante mudança, os especialistas em marketing e a indústria do turismo devem se adaptar a essas tendências emergentes. Ela convida a encontrar campanhas com linguagem e conteúdos adequados para atingir essas audiências, nas quais uma equipe e uma agência podem fazer a diferença.
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