Oportunidades vão além de comemorações tradicionais do varejo e devem ser aproveitadas de acordo com perfil de cada negócio
Começar o ano com
um bom planejamento de ações para vender mais ao longo do ano é essencial para
quem empreende. Conhecer as principais datas que movimentam o mercado ajudam o
empresário a se antecipar para não perder o “timing” das oportunidades. Outra
aposta é o relacionamento com os clientes: as comemorações também contribuem
para uma aproximação mais duradoura com o público consumidor, para negócios que
se estendam além da data festiva.
São ao menos 50
datas, oficiais ou informais, com os mais variados temas: dia do Sexo, do Chocolate,
do Autocuidado. Para auxiliar nesse planejamento, o Sebrae recomenda que o
empreendedor organize um calendário personalizado para o seu negócio como uma
ferramenta estratégica, permitindo que se programe e execute tarefas diárias
com mais eficiência.
O mês de janeiro
começa agitado com possibilidades para comércio e serviços em decorrência do
verão, das férias e da volta às aulas. Além disso, o clima de pré-Carnaval
começa a esquentar em várias cidades pelo país. Para quem empreende no setor de
beleza, uma dica é aproveitar o 19 de janeiro, quando se celebra o Dia do
Cabeleireiro, para dar visibilidade aos pequenos negócios do ramo.
O primeiro
semestre do ano é marcado por outras datas importantes, como o Dia das Mães,
Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia dos Namorados e Dia de São João. É
preciso ficar atento às mudanças no calendário, pois 2024 é um ano bissexto. A
sexta-feira de Carnaval, por exemplo, será dia 9 de fevereiro. A Páscoa,
tradicionalmente em abril, neste ano será celebrada em 31 de março.
O segundo
semestre, por sua vez, começa no clima da Olimpíada de Paris, com abertura
marcada para 26 de julho e encerramento no dia 11 de agosto. O período é
favorável para os negócios que atuam no setor de Alimentação e Bebidas, que
também podem se beneficiar com o Dia Internacional do Chocolate, Dia da Pizza,
Dia Internacional da Cerveja, Dia do Sorvete e Dia do Pão. Além disso, o
período é marcado por grandes datas comerciais do varejo como o Dia das
Crianças e a Black Friday.
Confira abaixo as principais
datas para aquecer as vendas em 2024:
1º Semestre
Janeiro
7 – Dia do Leitor
14 – Valentine’s
Day (Dia Mundial do Amor)
16 – Dia da Gula
19 – Dia Nacional
dos profissionais da beleza (cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure,
pedicure, depilador e maquiador)
30 – Dia da
Saudade
Fevereiro
13 – Terça-feira
de Carnaval
Março
8 – Dia
Internacional da Mulher
15 – Dia do
Consumidor
20 – Dia Internacional
da Felicidade
31 – Páscoa
Abril
5 – Dia do Filho
13 – Dia do Beijo
Maio
12 - Dia das Mães
24 – Dia Mundial
do Hamburguer
25 – Dia do
Orgulho Nerd
Junho
7 – Dia Nacional
do Vinho
12 - Dia dos
Namorados
24 – Dia de São
João
28 – Dia do
Orgulho LGBTQIAPN+
2º Semestre
Julho
5 – Dia do Biquini
7 – Dia
Internacional do Chocolate
10 – Dia da Pizza
13 – Dia Mundial
do Rock
16 – Dia do
Comerciante
20 – Dia do Amigo
24 – Dia
Internacional do Autocuidado
26 – Dia dos Avós
e abertura das Olimpíadas de Paris
31 – Dia do
Orgasmo
Agosto
7 – Dia
Internacional da Cerveja
11 - Dia dos Pais
18 – Dia da
Informática
21 – Dia
Internacional da Moda
Setembro
1 a 7 – Semana do
Brasil (Black Friday Brasileira)
6 – Dia do Sexo
15 – Dia do
Cliente
23 – Dia do
Sorvete
Outubro
4 – Dia dos
Animais
5 – Dia Nacional
da Micro e Pequena Empresa
12 – Dia das
Crianças
15 – Dia do
Professor
15 – Dia do
Consumo Consciente
16 – Dia Mundial
do Pão/Dia Mundial da Alimentação
29 – Dia do Livro
31 – Halloween
Novembro
1 – Dia do
Veganismo
19 – Dia do
Empreendedorismo Feminino
20 – Dia Nacional
da Consciência Negra
29 - Black
Friday/Cyber Monday
Dezembro
25- Natal
31 – Ano Novo
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