Nova
pesquisa do Canva revela como esses profissionais estão usando a IA para
aumentar a criatividade e a produção nas empresas
• 69%
dizem que a IA generativa está economizando o tempo das suas equipes em pelo
menos de 2 a 3 horas por semana
• 68%
se sentem sobrecarregados com a curva de aprendizado de uma nova ferramenta de
IA generativa
• 64%
concordam que a IA generativa está aumentando a criatividade das suas equipes
• 55% criaram barreiras para o uso da IA generativa nas suas
empresas
O Canva, a única plataforma de comunicação visual completa do mundo, divulgou hoje novos insights de mais de 4.000 líderes de marketing e criação sobre as suas opiniões em relação à IA generativa. A empresa encomendou da Morning Consult uma pesquisa com profissionais de marketing e criativos do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, México, Índia e Austrália, para compreender como a IA está transformando as empresas em que eles trabalham e os seus cargos.
As principais
descobertas específicas para o Brasil incluem:
• A IA
generativa está se tornando rapidamente uma presença constante nas empresas.
98% dos líderes de marketing e criação estão confortáveis com a ascensão da IA generativa,
sendo que 75% já a
consideram parte essencial das suas ferramentas criativas.
• A IA está
desbloqueando a produtividade e aumentando a criatividade. A
maioria (78%) concorda que as ferramentas alimentadas por IA reduzem o número
de tarefas repetitivas, tornando possível que os profissionais se concentrem
nas partes mais criativas e empolgantes dos seus cargos. 64% dizem que as
ferramentas de IA generativa estão aumentando a criatividade das suas equipes e
69% dizem que as ferramentas estão economizando pelo menos de 2 a 3 horas por
semana. Mais de um terço (36%) das equipes economizam entre 4 e 5 horas por
semana em projetos criativos. Da minoria (22%) que considera que as ferramentas
de IA generativa estão limitando a criatividade das suas equipes, a objeção
mais comum (54%) foi que ela impede o desenvolvimento de ideias originais.
• O
ecossistema da IA é fragmentado e complexo. Mais de dois terços
(70%) acreditam que já existem ferramentas de IA generativa demais, com 68%
sobrecarregados pela curva de aprendizado de uma nova ferramenta. Embora a
maioria esteja entusiasmada com as oportunidades de aumentar a criatividade da
IA generativa, 54% se sentem pressionados a utilizá-la para acompanhar as
mudanças e quase metade (49%) afirma não saber como aproveitar ao máximo a
tecnologia.
• A IA generativa está transformando o processo de
criação de conteúdo. Com profissionais de marketing e criativos
encarregados de criar grandes volumes de conteúdo, muitos estão recorrendo à IA
em busca de ajuda. A maioria (79%) já utilizou IA generativa para criar
conteúdo escrito, gerar imagens únicas (79%) ou editar imagens e vídeos (78%).
Olhando para os próximos cinco anos, menos da metade (45%) acredita que as
ferramentas de IA generativa serão melhores do que os humanos na criação de
imagens visuais.
• As
preocupações com a privacidade dos dados persistem. A
capacidade das ferramentas de IA generativa de processar dados e gerar informações
sensíveis gerou algumas preocupações. A maioria classificou como as suas
principais preocupações os riscos dos dados da empresa (79%), dos dados dos
clientes (78%) e dos dados pessoais (77%) em vez da perda de emprego, do plágio
e do preconceito. As empresas estão endereçando esses riscos – mais da metade
(55%) dos profissionais afirmam que as suas empresas estabeleceram diretrizes
rigorosas para a utilização da IA generativa.
“Orçamentos mais
apertados, maiores demandas de conteúdo e prazos que não param de chegar
levaram os profissionais de marketing a adotar ferramentas de IA generativa
para escalar a sua produção”, diz Natalie Schwartz, head global de marketing de marca
do Canva. “As nossas descobertas reforçam o entendimento de que
as ferramentas alimentadas por IA estão dando vida nova à criatividade e à
produtividade dos profissionais de marketing, um impacto profundo que vemos em
primeira mão como plataforma de comunicação visual.”
Para ver mais sobre os resultados da pesquisa, clique aqui
Metodologia
O Canva contratou a Morning Consult para entrevistar 4.050 líderes empresariais em cargos de marketing e criação. Essas pessoas são tomadoras de decisão na compra de software no seu departamento ou empresa. Especificamente, o Canva entrevistou 524 líderes empresariais no Brasil, 505 nos Estados Unidos, 500 no Reino Unido, 513 na Espanha, 503 na Alemanha, 497 na França, 315 no México, 377 na Índia e 316 na Austrália.
Canva
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