Houve aumento da
procura por procedimentos estéticos, entre os nascidos nos anos 80 e 90, que
está impulsionando o segmento de beleza, saúde e bem-estarBotocenter
Em uma era onde a aparência se tornou primordial,
os millennials (nascidos entre 1981 e 1996) estão buscando cada vez mais por
tratamentos preventivos e menos invasivos. Segundo o Grand View Research, o
mercado global de medicina estética foi avaliado em US$ 99,1 bilhões em 2021,
com a expectativa de manter os resultados positivos nos próximos anos,
apresentando uma taxa de crescimento de 14,5% até 2030. Esses números
expressivos decorrem da popularização das cirurgias plásticas e procedimentos
estéticos como a aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e
bioestimuladores. A satisfação pessoal e a autoestima têm sido prioridades para
essa geração, razão pela qual essas técnicas têm ganhado destaque, proporcionando
resultados imediatos, preços mais acessíveis e menos desconforto.
Com mais de 30 anos em uso e considerado o
procedimento estético número um no mundo, a toxina botulínica segue se
destacando nos consultórios, apresentando um aumento de 360% em seu uso, segundo
a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A Dra. Juliana Caldas, speakers
da Botocenter, rede especializada na aplicação de toxina botulínica, confirma
que cerca de 70% dos clientes atendidos pela empresa fazem parte da geração
millennials. “A toxina botulínica, sem dúvida, é o tratamento mais procurado
por esse público, devido ao custo acessível e aos resultados bastante
substanciais, seguido do preenchimento do "bigode chinês". Para os
mais jovens, os procedimentos preventivos mais recomendados incluem a toxina,
bioestimulador de colágeno e também aqueles que corrigem algumas perdas
volumétricas e realçam a beleza, como o preenchimento labial”, complementa
Caldas.
A toxina botulínica veio mesmo para ficar,
conforme o relatório da Mordor Intelligence, o mercado de toxina
botulínica foi avaliado em mais de US$ 3,6 bilhões em 2020 e estima-se atingir
mais de US$ 7,8 bi até 2026, registrando uma taxa de crescimento anual de 9,94%
durante o período de previsão.
Setor aquecido
Com crescente demanda para atender às novas
necessidades dos millennials, o setor de saúde, beleza e bem-estar tem visto
seu faturamento disparar. Conforme o último balanço divulgado pela Associação
Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou um aumento de 21,5% no
faturamento ao longo de 2022, representando a segunda maior taxa no segmento.
Segundo a entidade, a tendência é que esse bom desempenho perdure, com
uma projeção de aumento entre 9,5% e 12% no faturamento em 2023.
“As pessoas estão com outro conceito sobre
procedimentos estéticos. O público tem mudado muito nos últimos tempos,
estimulando o crescimento desse setor e movimentado os consultórios
médicos e clínicas estéticas”, aponta Rafael Mansilla, Diretor Executivo da
Botocenter.
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