Pesquisar no Blog

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Rinoplastia: como é o procedimento e em que casos é indicado?

Técnica corrige deformidades traumáticas ou naturais
 

A Rinoplastia é uma das cirurgias mais buscadas na atualidade servindo para fins estéticos ou mesmo para melhorar a respiração. Geralmente é associada com uma cirurgia funcional nos pacientes que têm dificuldade de respirar, sendo ligada a correção de desvio de septo e hipertrofia de corneto.

O médico cirurgião plástico do Hospital Sapiranga, André Valiati, explica que o procedimento tem duração aproximada de uma a três horas. É realizada em regime ambulatorial, ou seja, o paciente volta para casa no mesmo dia do procedimento.

“Existem basicamente duas técnicas cirúrgicas: fechada e aberta. Na rinoplastia fechada não existem cicatrizes aparentes no nariz. Isto porque as incisões (cortes) são feitas no interior das narinas. Já na rinoplastia aberta, além das incisões internas, é realizado um corte na columela, estrutura de pele que separa as duas narinas. Esta cicatriz tem a tendência de ficar muito discreta, ou até mesmo imperceptível”, explica.

Segundo o médico, a anestesia pode ser local com sedação ou geral, dependendo da quantidade de alterações a serem tratadas. Após, é realizado o ajuste das estruturas de suporte dentro do nariz, com a remoção ou adição de osso e/ou cartilagem, conforme a abordagem planejada. Após a cirurgia, são aplicados no nariz um tipo de gesso, um tampão interno e um curativo com Micropore para proteger e dar suporte às novas estruturas nasais.


Qual o perfil de paciente que mais busca?

Normalmente a rinoplastia é buscada por pacientes que estão insatisfeitos com a aparência do seu nariz e buscam harmonizar essa aparência com o restante do seu rosto. Também aqueles pacientes que apresentam queixas funcionais, ou seja, não respiram bem. Essa dificuldade na respiração pode ocorrer devido a desvio do septo, hipertrofia dos cornetos ou até mesmo por rinite alérgica e são solucionados com a rinoplastia. Uma situação muito comum, é a associação da rinoplastia estética com a rinoplastia funcional, para deixar o nariz com visual harmônico e respirando adequadamente.


Como é feita análise anterior para que o paciente tenha certeza que vai gostar do
resultado?

A análise sempre será individualizada e seus resultados serão planejados de acordo com os desejos do paciente e com os aspectos técnicos que possam deixar o nariz com aparência natural, sem estigmas. Existem formas de simular um resultado do procedimento, mas nunca de certeza, pois são inúmeros os fatores que podem interferir nesse “resultado”. A melhor forma do paciente se assegurar que a cirurgia trará o resultado planejado é buscando um médico habilitado, que tenha experiência prática na execução dessa cirurgia. Além disso, conversar com pessoas que já realizaram a rinoplastia pode dar mais segurança na decisão de realizar a cirurgia.

 

Marcelo Matusiak


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados