Muito já se fala em Black Friday, mesmo que a data
ainda esteja um pouco distante. A startup Nubimetrics, por exemplo, apontou que
há esperanças de altas de vendas de ares-condicionados e ventiladores para a
data. O infográfico da Globo, Panorama
Do Consumo Na Black Friday 2023, apontou que 62% dos respondentes da classe
AB pretendem comprar na Black Friday e quase 50% das pessoas (independente da
classe) se preparam para a Black Friday. Essa é uma das datas, se não a mais,
importante para o comércio varejista do mundo todo.
Os dados apontam que o consumidor já mostra
intenção de compra, e isso demanda atenção dos varejistas e da indústria, mas
não só pela parte óbvia. Apesar de ser uma época de programação e organização
de estratégias de vendas, também é necessário organizar ações de reciclagem.
Com novos eletroeletrônicos e eletrodomésticos na mira dos desejos do
consumidor, há uma alta na geração de resíduos, fruto dos equipamentos antigos
que serão descartados agora.
Claro que há casos em que um produto não está sendo
substituído, mas no quadro geral, trocas são mais comuns. Por exemplo, quem
compra um ar-condicionado pode nunca ter tido outro produto dessa natureza, mas
pode estar trocando um ou dois ventiladores antigos pelo novo equipamento. Quase
sempre há resíduo, que necessita de uma destinação adequada.
É nesse ponto que é preciso levar o conhecimento a
respeito do descarte ambientalmente adequado dos resíduos eletroeletrônicos e
eletrodomésticos à população, assim como o conhecimento da possibilidade de
reciclagem de, praticamente, 100% desses resíduos. Conscientizar a sociedade
dessa necessidade, de um descarte sustentável, é essencial e gera retornos para
toda a cadeia envolvida, afinal a matéria-prima reciclada volta para a
indústria, há a diminuição na poluição e o consumidor continua a usufruir de
eletroeletrônicos e eletrodomésticos cada vez melhores, sem acúmulos ou
prejuízos.
É preciso tornar natural para o consumidor que a
hora de comprar, também é a hora de descartar. Uma associação e naturalização
de processo. Apenas mais uma etapa. Para realizar o descarte adequado, é
preciso encontrar um ponto de recebimento de resíduos, e existem milhares deles
espalhados por todo o Brasil.
Diversas instituições estão prontas a lidar com
esse tipo de resíduo, e muitas delas possuem acordos com comércios e pontos de
venda variados para deixar coletores espalhados por toda a cidade, a fim de já
garantir que o descarte ocorra no momento de uma nova compra. Caso o consumidor
não encontre um desses ecopontos na loja ou centro comercial em que está, é
possível usar ferramentas de busca online para encontrar pontos espalhados por
todo o País.
Além disso, vale ressaltar que é importante que o
equipamento não seja desmontado ou destruído antes de ser levado ao ecoponto,
já que todo o processo da logística reversa e reciclagem precisa ser feito por
profissionais qualificados, a fim de evitar contaminações ou riscos à saúde do
cliente. Apesar da logística reversa começar com o cliente, seu papel é apenas
o inicial, embora seja o mais importante. Todos os outros procedimentos serão
feitos de maneira adequada nos locais e com ferramentas próprias para isso.
Conforme a população ganha consciência de seu papel, mais sustentável tornamos a cadeia de consumo e tratamento de resíduo, possibilitando a preservação do meio ambiente, segurança, conforto aos consumidores e que toda alta de consumo seja absorvida de forma sustentável.
Nilson Maestro - presidente da ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.
ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos
http://abree.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário