Especialista
dá dicas para quem deseja desenvolver habilidades e se destacar
profissionalmente
As soft skills são habilidades comportamentais
relacionadas à maneira como uma pessoa se comporta ou lida com diferentes
situações. São características pessoais que não são necessariamente ensinadas
na escola ou na universidade, mas que são fundamentais para o sucesso na vida
pessoal e profissional.
Essas habilidades estão cada vez mais valorizadas no
mercado de trabalho. Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, publicado
em 2023, as soft skills já são consideradas tão importantes quanto as hard
skills e estão mudando a forma como profissionais atuam e como empresas
recrutam pessoas.
Para Lívia Felizardo, diretora de produtos da Vivae,
startup de educação e empregabilidade criada a partir de uma parceria entre a
operadora Vivo e Ânima Educação, existem muitas maneiras de desenvolver soft
skills para se destacar profissionalmente. "Você pode fazer cursos, ler
livros, ouvir podcasts sobre o assunto, debater com seus pares ou líderes e
aplicar algumas dessas habilidades em seu dia a dia", comenta.
"As soft skills ajudam a enxergar as situações por
uma perspectiva racional, com foco na solução e nas tomadas de decisões
acertadas para alcançar os resultados. Além disso, viabiliza um relacionamento
mais positivo entre o time, fortalecendo o trabalho em equipe”, completa
Felizardo. A especialista separou algumas dicas de soft skills para serem
incorporadas na rotina do trabalho:
Como dizer adeus à procrastinação
É fundamental estabelecer metas claras e prazos para si mesmo. Utilizar ferramentas e técnicas de gerenciamento de tempo pode ser uma estratégia valiosa para otimizar suas tarefas. Assim como aprender a dizer "não" quando necessário ajuda a evitar sobrecarga, manter um espaço organizado e confortável e uma dinâmica de trabalho estruturada e ágil contribui para a eficiência.
Como não sucumbir ao estresse
Quando se trata de lidar com pressão, a organização
contribui bastante, porque ajuda a ter claros demanda, prazos e resultados
esperados. Além disso, desenvolver técnicas de relaxamento e autocontrole ajuda
muito. A capacidade de priorizar tarefas e identificar o que é mais importante
em situações de alta pressão também é uma habilidade valiosa. Além disso,
sempre que fizer sentido, pedir ajuda beneficia a realização das atividades e a
aprendizagem.
Resiliência e inteligência emocional para enfrentar
qualquer desafio
A capacidade de lidar com mudanças, adversidades e
estresse é fundamental no mundo do trabalho. Resiliência e inteligência
emocional são soft skills que ajudam a lidar com os desafios tanto da vida
quanto da profissão, e a construir relacionamentos fortes. A resiliência ajuda
a não sucumbir e a manter o foco, enquanto a inteligência emocional permite que
você compreenda e controle suas emoções, bem como as emoções dos outros.
Criatividade é a chave do sucesso
Tomar decisões difíceis é uma
habilidade complexa, mas necessária. Para isso, é preciso aprender a
identificar e a definir claramente o problema que possa se apresentar. A
criatividade é uma ferramenta poderosa para coletar informações e dados
relevantes, gerar e avaliar soluções potenciais e implementar a solução
escolhida nesse processo. É importante considerar todas as opções e confiar na
intuição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário